Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED)

O MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento é uma unidade de I&D, claramente multidisciplinar, focada na sustentabilidade dos ecossistemas e sistemas agroalimentares no contexto mediterrânico. O MED está, portanto, posicionado no centro das necessidades de investigação para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como do Acordo Verde da União Europeia. Tem sido um parceiro fundamental e dinâmico no Mediterrâneo Ocidental, desencadeando novas abordagens para a investigação e respondendo, em simultâneo, às expectativas da sociedade.

A principal missão é a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar.

São objetivos do MED:

1. Melhorar a eficiência na utilização dos recursos e a competitividade da agricultura;
  2. Melhorar a sustentabilidade do sistema alimentar preservando a dieta mediterrânica;
  3. Assegurar a conservação da biodiversidade e a multifuncionalidade da paisagem
  4. Promover a capacidade organizacional e os mecanismos de governação
  5. Identificar vias de resiliência e adaptação em cenários conhecidos de alterações climáticas.

No MED procura-se desenvolver investigação cujas questões partem de problemas que se colocam na prática e, sobretudo, as que se relacionam com a nova realidade face às alterações climáticas, alcançando assim a excelência na investigação, produzindo conhecimento científico e tecnológico sólido, mas também soluções para a sustentabilidade dos agroecossistemas, ambiente e territórios.

O MED está localizado no “Campus da Mitra”, uma herdade experimental com 285 ha no Alentejo (Sul de Portugal), a 12 km da cidade de Évora. Possui 2 pólos – um em Beja (CEBAL) e outro na Universidade do Algarve, em Faro.

Avaliação FCT Excellent

Membros

Informação em atualização.

Telefone +351 266 760 885