Podcast

Podcast

O "UÉ com Ciência" traz-nos a Ciência pela voz de quem a faz. É um podcast  que aborda temas em várias áreas científicas, oferecendo uma perspetiva multidisciplinar.   

 

ana faustino

Episódio 15  | Saúde: Evolução das terapias em Oncologia

Ana Faustino é Professora no Departamento de Zootecnia e Investigadora no Centro de Investigação e Tecnologia em Ciências Agroambientais e Biológicas, a colaborar no Comprehensive Health Research Center, da Universidade de Évora. A área da oncologia está no foco da sua investigação, nomeadamente no que toca aos efeitos secundários de certos tipos de tratamento, como a quimioterapia, que levou Ana Faustino a debruçar-se sobre a procura de terapias mais eficientes e com menos efeitos secundários para os doentes oncológicos. A Investigadora espera que os resultados permitam melhorar o tratamento do cancro com uma redução da mortalidade e dos custos associados ao tratamento.

Ouvir aqui

 

 

Quintino-Lopes-03

Episódio 14  | História: o passado e o futuro da Fonética  .

Quintino Lopes, Investigador do Instituto de História Contemporânea, grupo da Universidade de Évora, encontra-se a estudar o Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra que existiu durante o Estado Novo em Portugal. Alertando que não é dada a devida importância da Fonética Experimental, o investigador da Universidade de Évora sublinha que esta disciplina é fundamental para as novas tecnologias e utilizada nomeadamente no reconhecimento da fala ou da fala sintética em áreas como a medicina.

Ouvir aqui

 

 

joao paulo sousa

Episódio 13  | Saúde: Como a videoconferência auxilia na prática clínica em fisioterapia.

João Paulo Sousa, Professor do Departamento Desporto e Saúde e Investigador no Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da Universidade de Évora dá a conhecer um projeto de reabilitação através de videoconferência. “A ideia não é substituir a prática clínica em fisioterapia, mas sim complementar essa prática” sublinha. Trata-se de um treino feito em casa por forma a aumentar os cuidados de recuperação do paciente após cirurgia do ligamento cruzado anterior, um dos ligamentos que mais sofre ruptura no joelho. Acompanhe este projeto e fique a conhecer mais sobre este modelo de reabilitação e suas vantagens.

Ouvir aqui

 

 

pedro

Episódio 12  | Biociência: Aves exóticas invasoras, um problema que coloca espécies nativas em risco.

Na região de Évora o Ganso do Egipto (Alopochen aegyptiaca) figura entre as espécies de aves exóticas invasoras que têm vindo a ganhar terreno nos últimos anos. A importância do registo deste tipo de aves é absolutamente fundamental alerta Pedro Pereira, Investigador do LabOr-MED da Universidade de Évora a coordenar o IBISurvey (do Inglês Introduced Bird Interaction Survey), um projeto pioneiro de ciência cidadã sobre aves exóticas na Europa que pretende dar a conhecer os impactos que algumas destas espécies podem exercer no ambiente, na agricultura, na ecologia e na saúde humana.

Ouvir aqui

 

 

juliana

Episódio 11  | Antropologia: A experiência de habitar Malagueira.

Analisar o modo como os moradores das habitações desenhadas pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira no Bairro da Malagueira, em Évora, experienciam e interagem com a disposição espacial dos seus apartamentos, as microtecnologias da casa, os espaços públicos dos edifícios e o estatuto de atração turística dos prédios onde habitam é o principal objetivo de um projeto que conta com a colaboração de Juliana Pereira, Bolseira de investigação no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade de Évora, e Doutoranda em Antropologia na Universidade NOVA de Lisboa. Conheça este projeto e a interação dos habitantes deste bairro que se tornou um ícone da cidade eborense.

Ouvir aqui

 

 

rui

Episódio 10  | Ecologia: Adaptar os agro-sistemas às alterações climáticas nas prioridades. 

Adaptar a gestão da vegetação para melhorar a resiliência dos agro-sistemas às alterações climáticas é o objetivo de Rui Lourenço, Investigador do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora. O desenvolvimento de mapas de vulnerabilidade das pastagens às alterações climáticas é apenas uma das tarefas a realizar pelos investigadores da Universidade de Évora. Para este Investigador, com foco na área do ambiente e ecologia, as mudanças no clima, a erosão, a escassez de água e os incêndios podem comprometer a viabilidade das atividades humanas.

Ouvir aqui

 

 

01

Episódio 09  | Saúde: psicomotricidade e imagem do corpo. 

Celso Luiz Mastrascusa, está a desenvolver o seu plano de trabalho no âmbito do Pós-doutoramento em “formação pessoal em psicomotricidade: o início do processo vivencial”, através do Comprehensive Health Research Center, da Universidade de Évora. Natural do Brasil, Celso Mastrascusa pretende desenvolver e implementar um programa de formação pessoal no ensino inicial do psicomotricista e avaliar o impacto a nível da consciência percetiva, da imagem do corpo e da conexão corporal de estudantes do primeiro ano do curso de Reabilitação Psicomotora. Fique a conhecer a importância da psicomotricidade e da formação destes profissionais da área da saúde. 

Ouvir aqui

 

 

diogo

Episódio 08  | Energias renováveis: O Sol como fonte de luz, calor e energia. 

Diogo Canavarro, Investigador na Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora tem dedicado a sua atenção ao estudo e desenvolvimento da tecnologia de concentração solar, designada por Linear Fresnel Concentrators. A produção de eletricidade por via térmica tendo o sol como fonte de calor é o grande objetivo desta tecnologia com aplicações sobretudo para a indústria e grandes centrais de eletricidade. Esta e outras tecnologias bem como as suas aplicações são agora explicadas por este Investigador da Universidade de Évora.

Ouvir aqui

 

 

Ana advinha

Episódio 07  | Farmacoepidemiologia: Devemos estar atentos aos sinais? 

A face mais visível da gestão de risco é a farmacovigilância, mas como pode esta atividade recolher e processar as suspeitas de reações adversas? Margarida Adivinha, Professora do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde e Investigadora no Comprehensive Health Research Centre (CHRC), explica a importância da farmacovigilância e de como devemos estar atentos aos sinais e ou às reações adversas após a toma de medicamentos. Saiba como deve atuar e reportar estes efeitos a nível regional, nacional e internacional para melhorar este sistema.

Ouvir aqui

 

Ana Curto

Episódio 06  | Antropologia Biológica: Ossos a relevar o passado.

Ana Curto é investigadora no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e pretende saber mais sobre o impacto da dieta infantil na saúde adulta, comparando, para tal, três coleções osteológicas portuguesas: Tomar, Estremoz e Crato. Ana Curto realça que o conhecimento dos dentes desempenham uma importância relevante para o estudo que está a realizar, tendo, entretanto, no decorrer de anteriores trabalhos encontrado alguns casos patológicos interessantes na coleção de Estremoz. Saiba quais foram e o que está em causa com a investigadora da Universidade de Évora.

Ouvir aqui

 

Ana cristina

Episódio 05 | História da Ciência: A desvendar figuras pioneiras da arqueologia e portugal.

A História da Arqueologia em Portugal entre os anos 50 e 70 do século XX tem motivado a curiosidade e o estudo de Ana Cristina Martins, Investigadora do polo da Universidade de Évora do Instituto de História Contemporânea e do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território Laboratório (In2Past). Estão aqui em destaque nomes incontornáveis da arqueologia como Bairrão Oleiro ou Maria de Lourdes Costa Arthur, pioneira da Arqueologia em Portugal.

Ouvir aqui

 

unnamed

Episódio 04 | Gestão: A capacitação e a formação para a transição digital.

Jacinto Vidigal, Professor do Departamento de Gestão e Investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE), coordena o CONECTA PYME, um projeto que pretende melhorar as condições para a transição digital das PMEs da região EUROACE e aproveitar este processo de transformação para reforçar competitividade destas empresas. A capacitação e a formação para a transição digital constam das propostas apresentadas por este projeto que espera reforçar a competitividade através da incorporação das tecnologias digitais.

Ouvir aqui

 

IMG_1854

Episódio 03 | Química: Bagaço da azeitona a “filtrar” os tóxicos presentes na água.

Paulo Mourão, Professor do Departamento de Química e Investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora, está a desenvolver em parceria com colegas italianos e parceiros empresariais um biocarvão granulado aproveitando o bagaço de azeitona. O objetivo desta estratégia passa pela remoção de um dos elementos mais tóxicos para a saúde, o arsénio. A transformação de um subproduto do setor olivícola com inúmeras aplicações surge assim como uma oportunidade quer para a gestão de recursos quer para a redução do impacto ambiental.

Ouvir aqui

 

lara

Episódio 02 | Enfermagem e Saúde: A importância do Treino Metacognitivo para a depressão.

Lara Guedes de Pinho é Professora do Departamento de Enfermagem e Investigadora no Comprehensive Health Research Centre, da Universidade de Évora onde estuda a importância do treino metacognitivo da pessoa com esquizofrenia, entre outras patologias como é o caso da depressão. A prescrição de antidepressivos para esta doença parece ser prática comum no nosso país recorrendo-se pouco a outras estratégias. A psicoterapia é uma alternativa a ter em conta, onde o foco deverá assentar nos pensamentos positivos em detrimento dos negativos. Porque todos temos vieses cognitivos, saiba agora como treiná-los!

Ouvir aqui

 

luis11

Episódio 01 | Energias Renováveis: novas soluções para a agricultura.

A relação entre a água, energia e agricultura tem sido estudada com ênfase por Luís Fialho, Investigador na Cátedra Energias Renováveis e no Instituto de Ciências da Terra, da Universidade de Évora. A utilização da água pelos agricultores e regantes tem associado consumos energéticos elevados, por isso urge encontrar soluções para minimizar tais impactos. Saiba o que está em causa com o investigador da Universidade de Évora.

Ouvir aqui