Redes Doutorais

Trata-se de um programa doutoral em associação assente num consórcio de ciclos de doutoramento acreditados pela A3ES que integra os cursos de Arquitetura , História  e História da Arte  da Universidade de Évora bem como programa de 3.º ciclo de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O HERITAS permite o reforço do conhecimento científico e do potencial tecnológico dos programas do consórcio no domínio do património cultural e do desenvolvimento e implementação de estratégias integradas de valorização e promoção do mesmo. Procura-se igualmente a criação de um a linguagem comum para o diálogo entre os vários ramos de especialização uma vez que na área do Património Cultural se observa um crescente desenvolvimento das mais sofisticadas técnicas analíticas que fornecem muitas das respostas esperadas para questões históricas, de conservação e gestão.

O estudante irá obter um suplemente curricular HERITAS ao diploma do curso de doutoramento em que se encontre inscrito.

PARA QUEM?

Estudantes inscritos/admitidos num dos ciclos de doutoramento acima referidos.

CHAIA

CIDEHUS

HERCULES

CÁTEDRA UNESCO

O IDPASC - Portugal Programa de Doutoramento reúne as principais instituições de ensino superior e unidades de investigação em Portugal, com um registo claro de especialização no campo da PASC (Física de Partículas, Astrofísica e Cosmologia), compreendendo a pesquisa de excelência e programas de doutoramento de sucesso.  É nesta rede que se insere o curso de 3º ciclo em Ciências da Terra e do Espaço  da Universidade de Évora. Fazem também parte deste programa doutoral em associação as Universidades de Coimbra, Porto, Minho e ainda a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Os estudantes deste programa irão beneficiar de ligações científicas internacionais e institucionais fornecidas pelos centros de investigação, que lhes permitem acesso aos fóruns e discussão dos dados relevantes e realizarem trabalhos de investigação em laboratórios internacionais ou com colaboradores internacionais.

PARA QUEM?

Estudantes inscritos/admitidos no programa de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço da Universidade de Évora.

ICT

Trata-se do primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria interuniversitária que envolve cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. Com uma organização curricular inovadora, contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais – ultrapassando definitivamente a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa que possibilite o desenvolvimento de investigação e inovação de qualidade.

PARA QUEM?

Estudantes inscritos/admitidos no programa de doutoramento em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global  da UÉ.

CIDEHUS

O programa de doutoramento europeu conjunto em Ciências do Património Arqueológico e Cultural ED-ARCHMAT (European Doctorate in Archaeological Materials Science) trata-se de uma rede de formação avançada inovadora (Innovative Training Network: ITN) financiada pela União Europeia no âmbito do Programa HORIZON 2020. Por se reconhecer a necessidade de uma linguagem comum entre todos os membros da comunidade de Património Cultural, este programa surge com o objetivo de fornecer aos futuros profissionais conhecimentos interdisciplinares e intersectoriais, bem como as competências necessárias para enfrentar os desafios associados à valorização, conservação e fruição do Património Cultural para as gerações vindouras.

PARA QUEM?

Estudantes inscritos/admitidos no programa de Mestrado em Ciências dos Materiais Arqueológicos da Universidade de Évora, mas também estudantes nacionais e internacionais que possuam um Mestrado em Arqueometria, Herança Cultural e Ciência da Conservação.

HERCULES