Mestrados e Pós-Graduações
Para quem
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre ou pós-graduações estudantes nacionais e internacionais:
- titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente ao processo;
- titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Cientifico ou Técnico-científico da Escola;
- detentores de um currículo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos pelo Conselho Científico ou Técnico-científico da Escola, sendo necessário o candidato requerer no to de candidatura o reconhecimento do seu curriculum.
O reconhecimento da capacidade para frequentar o mestrado ou pós-graduação pelo Conselho Cientifico ou Técnico-científico da Escola tem de ser requerido pelo candidato no formulário de candidatura e tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre ou à pós-graduação, não conferindo ao candidato a equivalência ao grau de licenciado, nem o seu reconhecimento para outros efeitos.
Nos Editais de abertura de cada curso, poderão constar condições específicas de ingresso nesse curso, sendo excluídos da seriação todos os candidatos que não cumpram as referidas condições.
Como candidatar-se
As candidaturas a Mestrados e pós-graduações devem ser submetidas online, através de preenchimento de formulário próprio.
1º passo: Registo aqui
.
2º passo: Preenchimento de formulário de candidatura aqui
.
Juntamente com o formulário devem ser submetidos os documentos abaixo indicados,
- Diploma de grau de licenciado;
- Certificado de habilitações (Unidades Curriculares discriminadas com respetiva nota e ECTS, não sendo necessário para alunos com habilitação obtida na Universidade de Évora);
- Curriculum Vitae ;
- Comprovativo de candidatura ao abrigo de Protocolo se aplicável;
- Selo da Ordem dos Enfermeiros, no caso dos candidatos a mestrado em enfermagem;
- Declaração da Instituição que emitiu o certificado de habilitações ou da Embaixada com a média final e a escala de classificação utilizada nessa instituição, identificando a classificação mínima a que corresponde aprovação (caso não conste do certificado de habitações), no caso de possuir habilitações estrangeiras. Esta declaração é necessária na conversão da classificação para a escala portuguesa e para apurar os candidatos que recebem Bolsa de Mérito para Estudantes Internacionais;
- Documento comprovativo de exceção ao estatuto de Estudante Internacional (ao abrigo do Artigo n.º 3 do Decreto-Lei n.º 62/2018 ), no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas se estiver num dos casos em que não se aplica o estatuto de estudante internacional.
A candidatura apenas será analisada após pagamento da taxa de candidatura.
A autenticação dos documentos de candidatura e a apresentação do documento de identificação tem de ser efetuada até 31 de dezembro do ano letivo em que ingressa. As habilitações obtidas em países fora da União Europeia têm de ser legalizadas pela Embaixada ou Consulado português no país de origem das habilitações ou mediante aposição da Apostila de Haia .
A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor sobre esta matéria.
Para informação complementar consultar as fichas de curso e respetivos editais.
Calendário
1ª Fase
Candidaturas
: 25/jan/2021 até 26/mar/2021
Seriação
: 06/abr/2021 até 26/mar/2021
Resultados
: Até 16/abr/2021
Matrículas
: 16/abr/2021 até 23/abr/2021
Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: Até 03/mai/2021
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: 03/mai/2021 até 10/mai/2021
2ª Fase
Candidaturas
: 03/mai/2021 até 02/jul/2021
Seriação
: 13/jul/2021 até 19/jul/2021
Resultados
: Até 23/jul/2021
Matrículas
: 23/jul/2021 até 30/jul/2021
Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: Até 05/ago/2021
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: 05/ago/2021 até 12/ago/2021
3ª Fase
Candidaturas
: 02/ago/2021 até 01/set/2021
Seriação
: 10/set/2021 até 15/set/2021
Resultados
: Até 17/set/2021
Matrículas
: 17/set/2021 até 20/set/2021
Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: Até 23/set/2021
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável
: 23/set/2021 até 27/set/2021
NOTAS:
A 2ª fase e a 3ª fase de candidaturas estão sujeitas às vagas sobrantes após colocações, recolocações e redistribuição de vagas nas fases antecedentes. Por conseguinte, pode haver cursos que não abrem 2ª e/ou 3ª fase de candidaturas.
Os estudantes internacionais não podem candidatar-se à 3ª fase de candidaturas , exceto se já tiverem visto ou já estejam a residir em Portugal.
Vagas
Consulte as vagas iniciais nos respetivos Editais dos cursos.
Vagas sobrantes para a 2.ª fase de Mestrados
e Pós-Graduações
.
Pré-Candidaturas para Estudantes de licenciatura na Universidade de Évora
Como forma de incentivo aos estudantes de 1º ciclo da Universidade de Évora à frequência de 2º ciclos oferecidos pela Universidade, estes podem, desde que possuam estatuto de estudante finalista, pré-candidatarem-se a um 2º ciclo que tenha coerência científica com o 1º ciclo que frequentam, não sendo devida taxa de candidatura, desde que a submetam na 1ª fase de candidaturas do Concurso para Ingresso nos Mestrados da Universidade de Évora.
Os estudantes que realizem a pré-candidatura, mas não reúnam as condições na 1ª fase, são considerados para seriação nas fases subsequentes, desde que já reúnam as condições de acesso.
Requisitos de Acesso Para Estudantes Finalistas de Licenciatura
Podem candidatar-se a mestrado de forma condicional, os estudantes que tenham em falta para conclusão da licenciatura , considerando:
- 1ª fase - no máximo 6 Unidades Curriculares ou 36 ECTS
- 2ª fase – no máximo 3 Unidades Curriculares
- 3ª fase – no máximo 3 Unidades Curriculares, tendo em conta o adiamento da época especial de 2019/2020 para setembro
No caso de estudantes de licenciatura de outra Instituição de Ensino Superior, tem de entregar no ato da candidatura declaração comprovativa do número de unidades curriculares em falta para conclusão da licenciatura.
Os candidatos admitidos nestas condições, após efetuarem matrícula no mestrado, ficam condicionados à conclusão da licenciatura , e entrega do respetivo comprovativo caso não sejam alunos de 1.º ciclo na Universidade de Évora, até 30 de outubro do ano letivo em que ingressam no mestrado, sendo anulada a matrícula caso tal não se verifique .
Regulamentação e guias
- Regulamento de Candidaturas para acesso e ingresso para Universidade de Évora
- Calendarização de Candidaturas à Universidade de Évora para o ano letivo de 2020/2021
- Regulamento Académico da Universidade de Évora
- Guia de Registo de Novo Utilizador
- Manual SIIUE: Candidaturas online (2.º/3.º Ciclo e Pós-Graduações)
Contactos
Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.
Clique aqui para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.