Universidade Popular Túlio Espanca

Universidade Popular Túlio Espanca

Consciente da responsabilidade social que lhe cabe, no território em que se encontra localizada (O Alentejo), a Universidade de Évora, através da sua Universidade Popular Túlio Espanca , pretende contribuir  para a formação científica, cultural e técnica dos cidadãos do Alentejo, promovendo a sua participação em dispositivos formativos indutores de estilos de aprendizagem ao longo da vida que estimulem e reforcem o gosto e o prazer de aprender.

A Universidade Popular Túlio Espanca, no âmbito dos objectivos que lhe são atribuídos estatutariamente, assume-se como um instrumento de concretização da missão da Universidade de Évora, particularmente no que diz directamente respeito à produção e socialização do conhecimento em áreas científicas relacionadas com a actividade que se propõe desenvolver e à prestação de serviços à comunidade.

   Universidade Popular Túlio Espanca  privilegia o estabelecimento de protocolos com instituições da comunidade local e regional  , tendo em vista a consecução das suas actividades e o envolvimento da Universidade de Évora na concretização das actividades de formação promovidas pela sociedade civil, através das suas instituições representativas.

Os contornos geográficos da acção da  Universidade Popular Túlio Espanca  são, preferencialmente, os determinados pela região em que se localiza (Alentejo)  , o público a quem destina a sua actividade científica e pedagógica é a totalidade da população aí residente e a metodologia a privilegiar recorre, preferencialmente, a dispositivos de formação de matriz não formal, concebidos e concretizados em articulação com as instituições locais e assumidos como instrumentos de formação ao longo da vida.

Estratégia / Serviços

A Universidade Popular Túlio Espanca  privilegia o recurso dispositivos de formação concebidos e concretizados através de abordagens educacionais de âmbito não-formal, isto é, não conducentes a certificação formal com reconhecimento escolar e/ou profissional. Assim sendo, serão disponibilizadas, à população, oportunidades de aprendizagem organizadas em torno de cinco grupos distintos de ofertas:

  • Janelas Curriculares De Aprendizagem Livre:   AJanelas Curriculares de Aprendizagem Livre  são oportunidades de participação da população em algumas das actividades de aprendizagem formal disponibilizadas pela Universidade de Évora, no âmbito da sua oferta formativa regular, previamente definidas pelos docentes responsáveis pelas unidades curriculares em que as mesmas ocorrem e oportunamente divulgadas, no âmbito do projecto educativo da Universidade Popular Túlio Espanca , para cada ano lectivo.
  •   Cursos Breves : Os Cursos Breves  são oportunidades de formação de curta duração concebidas e concretizadas, de acordo com interesses e necessidades individuais ou institucionais e adaptadas aos recursos existentes, em cada momento, na Universidade de Évora e nas instituições parceiras, caso existam.
  •  Ações Singulares:  As Acções Singulares  são oportunidades de aprendizagem de cariz pontual, que assumem vários formatos (Palestras, Conferências, Seminários, Mesas-Redondas, etc.).
  •  Visitas de Estudo : As Visitas de Estudo  são oportunidades de aprendizagem que pressupõem a deslocação dos participantes até junto do objecto da respectiva aprendizagem. As Visitas de Estudo  poderão ocorrer dentro da própria Universidade de Évora ou no seu exterior.
  •   Outros Formatos : Podem ocorrer outros dispositivos de formação com geometria funcional e temporal diversificada, sempre que as circunstâncias o aconselhem e as condições o permitam.

Contactos

Universidade Popular Túlio Espanca
Universidade de Évora
Colégio Pedro da Fonseca

Email: utulioespanca@uevora.pt