Programas de Apoio aos Estudantes
Através de vários programas, a Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE) é responsável por acolher, informar e apoiar todos os estudantes da Universidade de Évora de forma a facilitar a sua integração na Universidade e auxiliar a ultrapassar problema que possam surgir, contribuindo assim para o sucesso académico dos estudantes. A DIAE apoia estudantes com necessidades de apoio às aprendizagens, proporciona acompanhamento psicológico, sugere estratégias de estudo, apoia estudantes trabalhadores-estudantes, acolhe e apoia os estudantes internacionais, organiza seminários para desenvolvimento de soft skills e é responsável pela gestão de programas de voluntariado.
Acompanhamento psicológico, orientação para estratégias de estudo nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar, assim como, aconselhamento em momentos de crise e da ocorrência de dificuldades relacionadas, por exemplo, com integração ou insucesso escolar.
Para requerer uma sessão com o/a psicólogo/a da DIAE, o/a estudante deve enviar o pedido para conta.connosco@uevora.pt
A situação de emergência resultante da pandemia por COVID 19 obrigou a alterações nas rotinas dos(as) estudantes, nomeadamente no acesso ao ensino que se transformou durante esse período, em aulas online. Considerando que nem todos(as) os(as) estudantes teriam condições para aceder às aulas e efetuar os respetivos trabalhos e avaliações, a Universidade de Évora (UÉ) disponibilizou, a título de empréstimo, equipamento informático a estudantes que, mediante a justificação da necessidade, formalizassem o pedido junto da Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE).
Revertidos estes últimos anos, com base na experiência e tendo-se retomado o ensino presencial, urge agora definir alguns critérios para a atribuição do equipamento informático, medida que consideramos manter, pois ela é de extrema importância para o sucesso académico dos(as) estudantes que, por motivos devidamente fundamentados, ainda apresentem esta necessidade.
Ao abrigo do disposto na alínea n) do n.º 1 do artigo 23.º dos Estatutos da Universidade de Évora, homologados pelo Despacho Normativo n.º 7/2021, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 30, de 12 de fevereiro 2021, ouvidos os Serviços de Informática, os Serviços Académicos, os Serviços de Ação Social e a Associação Académica, foi posto em vigor o “Regulamento para a atribuição de equipamento informático a estudantes” .
Pressupõe a igualdade de direitos em termos de eficácia equitativa, para que a integração se proporcione em todas as esferas da sociedade. Entrevista de acolhimento e análise de processo clínico, em articulação com docentes e serviços da Universidade de Évora, garantindo acompanhamento psicopedagógico.
O estudante deverá efetuar o pedido do regime especial de Estudantes com Apoio às Aprendizagens e entregar os documentos presencialmente na DIAE.
Centro de Recursos para a Inclusão
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Biblioteca Geral da Universidade de Évora, em estreita colaboração com a Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE), visa contribuir para o sucesso académico, através do apoio integrado aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Mais informações aqui
Apoio a estudantes detentores do estatuto de trabalhador-estudante, no decorrer do seu percurso académico, com instrução, mediação e acompanhamento dos processos académicos.
O estudantes com o regime especial de trabalhadores-estudantes , podem solicitar presencialmente no DIAE (possibilidade de atendimento presencial à sexta-feira até às 19h mediante agendamento prévio) ou através do e-mail diae@uevora.pt para análise dos procedimentos académicos em que o Gabinete poderá prestar apoio.
O MAIS UÉ é um projeto do GAE (Gabinete de Apoio ao Estudante), vencedor da 2ª edição do Prémio promovido pela FLAD (Fundação Luso Americana) e pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses). Este projeto tem como objetivo principal a promoção do bem-estar psicológico, da saúde mental e da resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora, através da educação inter-pares, para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional. Pretende-se ainda com este projeto, promover o desenvolvimento de competências de regulação emocional e autoconhecimento; dotar os/as estudantes de estratégias promotoras de autonomia na gestão diária dos níveis de ansiedade; promover a resiliência; a aquisição de conhecimentos em Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) e cumulativamente, promover a inclusão e o sucesso académico.
Fazem parte integrante deste projeto as seguintes atividades:
Tertúlias FALA CONNOSCO
Mentoria de grupo entre pares, tendo em vista estimular a diversificação da participação estudantil no ensino superior e contribuir para o sucesso académico de estudantes. Este Ciclo de Tertúlias foi preparado e é dinamizado em parceria com a Associação Académica da Universidade de Évora. Tem como objetivo principal promover o debate e a reflexão entre estudantes sobre temas atuais e de extrema relevância na sociedade e na academia. Prevê-se o debate e reflexão sobre temas como a promoção da saúde mental, a sustentabilidade, questões de género, participação estudantil, empregabilidade, as relações no namoro e a educação sexual, a inclusão, a deficiência e a multiculturalidade em contexto universitário.
Podcasts ESCUTA CONNOSCO
Esta iniciativa envolve estudantes voluntários/as na produção de podcasts de cerca de 15 minutos. Cada podcast tem subjacente uma temática do interesse da comunidade estudantil, relacionada com a promoção do bem-estar e saúde mental, e constituir-se-á de uma conversa com o/a voluntário/a ou entre voluntários/as. Estas conversas são conduzidas para abordarem, de uma forma descontraída e com uma linguagem acessível, temáticas que vão ao encontro das diferentes necessidades dos/as estudantes e, em algumas delas, sugerir estratégias e possíveis soluções ou caminhos para a resolução de diferentes problemáticas.
Temas: Gestão do stress e ansiedade; Comportamentos aditivos; Gestão e organização do tempo pessoal e académico; Empreendedorismo; Voluntariado; Autocuidado e bem-estar; Resiliência; Regulação emocional; Inclusão e Diversidade.
PONTO D’APOIO - Mentoria por pares
Dirigido a estudantes com necessidades específicas (NE – deficiência, PALOP, psicopatologias, entre outras), no âmbito académico, físico e /ou emocional, que registam algum nível de insucesso académico. São recrutados/as e integrados/as estudantes mentores/as com recurso à Bolsa de Voluntariado da UÉvora. Os/as mentores/as passam por um processo de capacitação específica para tarefas de mentoria, com recurso à orientação de docentes.
INTERVENÇÃO EM GRUPO
Coaching Académico - “Isto são os nervos”
Seguindo um modelo cognitivo-comportamental dinamizado inter-pares, será capacitado um primeiro grupo de estudantes voluntários/as na intervenção. Esta seguirá um modelo em cascata de capacitação de estudantes. Com recurso a dinâmicas ativas de promoção de competências de assertividade, discussão de grupo, e exercícios de relaxamento e de respiração, procura-se dotar os/as estudantes universitários/as de estratégias de regulação de stress no quotidiano e diminuição de sintomas associados a perturbações de ansiedade.
“Bula da intimidade”
Sessões inter-pares em Saúde Sexual Reprodutiva, com recurso a dinâmicas ativas, interrogativas e expositivas, para fomentar os conhecimentos dos/as estudantes sobre sexualidade, consentimento, infeções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, género e orientação sexual, afetos e emoções, violência no namoro e sexualidade na web, assertividade e competências de negociação.
MOVIMENTAL
Dinamização de diferentes atividades abertas à comunidade estudantil que promovam a adoção de um estilo de vida ativo e saudável (caminhadas, corridas, sessões de relaxamento, passeios de bicicleta, workshops de nutrição a alimentação, regulação do sono, rastreios, entre outros).
REGULARTE
Em parceria com a Escola de Artes, desenvolver oficinas de expressão artística (plástica, musical e teatral) abertas à comunidade estudantil. Cada oficina terá subjacente um tema relacionado com a saúde psicológica e procura apelar à expressão emocional e criação de redes de relação entre os/as participantes.- Oficina de Fotografia – Emoções em Perspetiva- Oficina de Artes Plásticas – Eu sinto-me…- Oficina de Música (rítmica e precursão) – Quando ouvir o nosso corpo?- Oficina de Teatro – E quando me sinto sozinho, mesmo rodeado de pessoas?
São PARCEIROS:
Internos: SEC-PSI, GABIGUAL, ESESJD-UÉ, AAUÉ, SASUÉ, ESDH-UÉ, USE, EA-UÉ; ECT;ECS; Núcleos de estudantes, Liga de estudantes africanos e núcleos das Residências Universitárias;
Externos: APF, ARS Alentejo, PSP, SEF, CRI, Fundação Eugénio de Almeida, IPDJ, Câmara Municipal de Évora, MetAlentejo, NAV (Cáritas), entre outras.
A destacar a importância da envolvência dos estudantes na organização e dinamização das atividades propostas.
Projeto de voluntariado que tem por objetivo dar apoio a todos os estudantes estrangeiros que ingressam na Universidade de Évora, no processo de integração na Universidade, na cidade e no país, em articulação com Associação Académica, Erasmus Student Network , outras associações ou núcleos de estudantes e Serviços da Universidade de Évora.
No ato de matrícula, o estudante estrangeiro será notificado como proceder caso pretenda inscrever-se na plataforma.
Qualquer dificuldade no âmbito do percurso académico dos estudantes, pode ser reportada para o e-mail diae@uevora.pt que faz o reencaminhamento célere para os serviços responsáveis e garante uma resposta rápida. O programa inclui ainda, a realização anual do ciclo de seminários “CONTA CONNOSCO”, sobre temas relacionados com a aquisição de competências, estratégias e métodos de estudo, planeamento, organização e gestão do tempo, pesquisa bibliográfica e apoio à elaboração de trabalhos académicos, educação financeira, dependências e hábitos de vida saudável e preparação para o mundo do trabalho.
A questão do abandono escolar é multidimensional e transversal às várias Instituições de Ensino Superior, mas levanta desafios específicos em Universidades localizadas no interior do país e/ou de menor dimensão. Nesta sequência foi realizado um estudo exaustivo, que decorreu durante um ano, por uma equipa pluridisciplinar de investigadores e técnicos da Universidade de Évora, para identificação das causas do Abandono Escolar na UÉ, tendo sido identificadas medidas orientadas para 4 domínios de intervenção principais: #1. Escutar ; #2. Esclarecer ; #3. Aconselhar e #4. Apoiar
- “O Abandono Escolar no Ensino Superior - Estudo de Caso na Universidade de Évora (Relatório)” (download PDF )
- “O Abandono Escolar no Ensino Superior - Estudo de Caso na Universidade de Évora (Relatório)” (disponível para leitura on-line, formato flip book )
- Sessão integral da apresentação dos resultados do Estudo de Caso na UÉ (visualizar no youtube )
Ver Cartaz da 9º Edição Conta Connosco (ver aqui )
Prevê o acompanhamento de estudantes no processo de inclusão, integração, adaptação e acompanhamento no percurso escolar, com a intervenção de equipas multidisciplinares representativas da Academia no seu todo.
O estudante pode requerer o apoio junto da DIAE, presencialmente ou através do Balcão de Atendimento Online .
Este programa permite a colaboração de estudantes da Universidade de Évora, a tempo parcial, em atividades pontuais no âmbito de iniciativas da Universidade (seminários, feiras, exposições), com a contrapartida de um subsídio escolar. Para inscrição o estudante deverá preencher a inscrição online. No caso de ser recrutado, o estudante será informado do valor a auferir, das datas, horários e estrutura onde irá desempenhar funções.
Este regime pressupõe a atribuição de um Tutor, ao estudante que assim o solicite, provendo um acompanhamento ao longo do seu percurso académico, tendo como preocupação central a sua adaptação e integração na Universidade e o seu sucesso escolar.
Anualmente o estudante poderá solicitar o regime de tutoria através do SIIUE, desde o inicio do ano letivo até 30 de abril. Os tutores, docentes que se disponibilizem para esse efeito, são propostos pelo Diretor de Curso e nomeados pelo Diretor de Departamento a que o tutor pertence, sendo o estudante notificado do tutor que lhe foi atribuído e dos seus contactos .
O primeiro contacto como tutor deve ser realizado por iniciativa do estudante e ocorrer no espaço de duas semanas após a receção da notificação. As reuniões são fixadas por mútuo acordo, devendo haver entre 1 a 3 reuniões por semestre.
Gestão de participações e de todas as questões relacionadas com o seguro escolar, com disponibilização de informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos estudantes e estruturas da Universidade de Évora.
São abrangidos pelo seguro escolar, todos os estudantes matriculados e inscritos na Universidade de Évora, podendo o mesmo ser extensível a trabalhadores docentes e não docentes, assim como a indivíduos que desenvolvam atividades de investigação que anualmente são promovidas nas instalações da Universidade, ou noutras utilizadas para esse fim, em deslocações a nível nacional ou internacional. Podem ainda usufruir do seguro escolar, os estudantes diplomados, por um período de um ano após a conclusão dos estudos.
Como proceder em caso de sinistro:
1º Deve dirigir-se ao Hospital ou Extensão de Saúde mais próximo, a fim de receber cuidados médicos e obter o relatório de urgência e recibos de pagamentos efetuados;
2º Logo que lhe seja possível, deve dirigir-se à Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE) da Universidade de Évora, a fim de efetuar a comunicação do sinistro, mediante o preenchimento de uma Participação de Acidentes Pessoais (que lhe será facultada), onde serão descritas as circunstâncias em que o sinistro ocorreu e anexado o relatório de urgência e recibos de pagamentos que eventualmente tenham sido efetuados.
Para mais informações, consulte o documento Seguro Escolar - Guia de Procedimentos
Os estudantes têm a possibilidade de integrar uma bolsa de voluntariado que visa um conjunto de atividades de interesse educativo, social ou comunitário, enquadradas por projetos, programas ou outras formas de intervenção que pretendam responder a necessidades individuais, de grupo ou da comunidade académica em geral, desenvolvidas sem fins lucrativos.
Para inscrição na Bolsa de Voluntariado o estudante deve submeter a inscrição online , sendo contactado pela Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE) para realização de entrevista de seleção e recrutamento para integração num projeto de voluntariado.
Projetos de Voluntariado
- Receção e acolhimento de novos estudantes durante o processo de matrícula presencial | DIAE/SAC: receber, informar, esclarecer e apoiar os novos estudantes da UÉvora no processo de matrícula presencial.
- Apoio no processo de matrículas de concursos especiais e com regimes especiais.
- Plataforma de Integração de Estudantes Internacionais | DIAE/SAC: receber, informar e apoiar um estudante internacional no seu processo de inclusão e adaptação, na Universidade e na cidade de Évora, com esclarecimentos relacionados com questões legais, logísticas e partilha de conhecimentos e experiências.
- Eu posso ajudar | Em parceria com a Liga dos Amigos dos HESE: Apoio aos utentes e doentes do HESE, cumprindo um dever de cidadania e, simultaneamente, promovendo a humanização dos cuidados recebidos por utentes e doentes.
- Currículo, Educação Popular e Responsabilidade Social na Universidade de Évora | Universidade Popular Túlio Espanca: Participação nas atividades de educação popular desenvolvidas nos 7 pólos da Universidade Popular Túlio Espanca-
- Banco Alimentar | Participação em campanhas de recolha de alimentos em superfícies comerciais.
- Educação Ambiental | Em parceria com a GESAMB: Formação de voluntários para realização de visitas guiadas às instalações da GESAMB e respetivo aterro sanitário.
- Corre na Creche e Cresce | Promoção da atividade física em crianças dos 0 aos 3 anos de idade.
- Noite Europeia de Investigadores | Apoio logístico na realização do evento.
- Apoio em exposições/eventos (Feira da Empregabilidade da Universidade de Évora, Futurália, Feira de São João de Évora, etc) | Vigilância de exposições que decorrem ao longo do ano letivo na Universidade de Évora e noutras entidades parceiras. Permanência em stand , apoio na divulgação da oferta formativa da UÉ e na dinamização das atividades desenvolvidas.
Parcerias
- Associação Académica da Universidade de Évora
- Câmara Municipal de Évora
- Banco de Voluntariado - Fundação Eugénio de Almeida
- Banco Alimentar
- Metalentejo
- Santander Universidades
- Núcleos e associações de estudantes
- JI Nossa Senhora da Piedade
- Creche Bebé Cresce
- Associação Ser Mais Valia
- Mundus Intercultural ONG
- CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
- UDIPSS-Évora - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora
- Liga dos Amigos do Hospital do Espírito Santo de Évora
- APF - Associação para o Planeamento da Família
- Associação Eólia Baby
- SHN - Sociedade da História Natural
- GESAMB
- ESN - Erasmus Student Network
E esta lista continua a aumentar!
Contactos
Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.
Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes (DIAE)
Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
telefone: +351 266 760 220
email: diae@uevora.pt