Cursos Blended Intensive Programme (BIP)

Um Blended Intensive Programme (BIP) é uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, de países aderentes ao Erasmus+, na organização de um curso com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem.

O curso  integra sempre uma componente de mobilidade física de curta duração (5 a 30 dias sem contar com dias de viagem) com uma componente online (que pode ser antes ou depois da mobilidade física e sem limites à duração), com um mínimo de 3 ECTS. Para cada BIP é esperado um mínimo de 15 estudantes, docentes ou não docentes, oriundos das instituições parceiras.

Para a componente de mobilidade física de curta duração, os participantes no BIP da Instituições parceiras (não aplicável a participantes da Instituição Coordenadora) beneficiarão de uma bolsa Erasmus+ de €70 por dia, atribuída de acordo com o número de dias da componente física do BIP na instituição coordenadora, cuja duração mínima são de 5 dias (excluindo dias de viagem). A bolsa será calculada com base no programa do respetivo BIP, constando no contrato de estudos definitivo assinado entre a UÉ e o beneficiário antes da componente de mobilidade física iniciar. A bolsa será paga após o estudante entregar o certificado de presença/attendance da componente física a ser assinado pela Instituição Coordenadora onde se realiza essa componente.

As candidaturas a esta modalidade de mobilidade devem ser submetidas no SIIUE com os documentos e prazos constantes no Edital do respetivo BIP.

 

A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma força transformadora na nossa sociedade, entrando em sectores como a robótica, serviços financeiros, agricultura, medicina, transportes e defesa. No contexto do bem-estar humano, a IA também entrou no domínio dos cuidados de saúde, do estilo de vida e do desporto de elite com o objetivo de prevenção, diagnóstico, monitorização e prescrição. Com este PIF, pretendemos divulgar os conhecimentos atuais e as orientações futuras no que respeita à aplicação da IA para a manutenção de um estilo de vida saudável na população em geral, e para a otimização do desempenho e prevenção de lesões em atletas. 

Este curso enquadrado na aliança europeia EU Green, pretende contribuir para melhor responder aos desafios relacionados com a gestão da água, uma vez que a disponibilidade de água de qualidade adequada para satisfazer as necessidades ambientais, económicas e humanas exige uma gestão ativa dos recursos hídricos. Para tal, são necessários conhecimentos sobre todos os aspetos da gestão da água, considerando também as alterações climáticas e os efeitos das atividades humanas de uma população em constante crescimento. Este curso centra-se em três aspetos particulares da gestão da água que representam três módulos de estudo: Interações da água no agroecossistema; Qualidade da água e integridade do ecossistema, avaliação da poluição da água; Tratamento da água e das águas residuais. 

Através desta iniciativa financiada pelo Programa Erasmus+, que envolve a Universidade de Évora, a Democritus University of Thrace, na Grécia (entidade de acolhimento), a University of Life Sciences and Natural Resources (BOKU Vienna) e a University of Vienna, na Áustria e a Masaryk University Brnoe, na República Checa, os participantes podem contribuir para tornar uma ilha mais sustentável. A 8ª edição da Summer School “Sustainable Samothraki 2023”, que terá lugar na Grécia, de 11 a 21 de julho de 2023, proporciona aos alunos a oportunidade de aprender e aplicar abordagens de ecologia social e de ciências ambientais num local, apoiando simultaneamente um processo de investigação e de transição em curso.

Soil protection and management of degraded and industrial lands

 

Consulte Edital (aqui )

No mundo atual, a ligação ao "outro" é fundamental. Permitir diferentes formas de conhecer, sentir, percecionar e de nos ligarmos aos "outros", no âmbito das comunidades multiespécies em que vivemos, é consequentemente uma chave para um futuro sustentável. Este BIP propõe experiências imersivas e transformadoras na paisagem e na hardscape , como centros de aprendizagem e investigação.  Através de bases teóricas, experiências imersivas, análise e discussão de estudos de caso do mundo real, os participantes desenvolverão a perceção dos seus papéis na adoção da sustentabilidade no seu quotidiano como cidadãos globais, independentemente das suas diferentes origens e funções profissionais na sociedade. 

Cartaz disponível aqui

O restauro ecológico é uma ciência relevante e uma ferramenta prática fundamental para a conservação da biodiversidade, que tem como objetivo recriar, iniciar e acelerar a recuperação dos ecossistemas após terem sido alterados ou degradados por perturbações. Existe uma promessa e uma procura crescente de ações de restauro ecológico, enquadradas em várias políticas europeias, que exigirão profissionais qualificados e com boa formação. Este BIP foi concebido para fornecer aptidões e competências que permitam compreender melhor a complexidade ecológica e de conservação e integrar capacidades analíticas e operacionais na implementação de planos de restauro.

Este curso BIP (B lended I ntensive P rogramme)  foi concebido para estudantes que queiram aprender ou aprofundar os seus conhecimentos sobre espécies exóticas invasoras, e a sua influência na diversidade biológica e nos serviços dos ecossistemas. De acordo com o painel da ONU para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), as espécies exóticas invasoras são uma das maiores ameaças à biodiversidade. 

Trata-se de um curso internacional, gratuito para estudantes da EU GREEN. Os estudantes admitidos receberão um subsídio de deslocação do programa de mobilidade Erasmus+ para cobrir a deslocação e a estadia em Badajoz (Espanha). Uma vez que o inglês é a língua de ensino, é necessário que os candidatos tenham um bom domínio da língua inglesa.

Após a conclusão bem-sucedida do curso, o estudante ganhará uma rede de contactos profissionais, composta por estudantes e professores de toda a Europa.

Este é um curso de aprendizagem em que a teoria e a prática são combinadas para conceber um projeto que explora a tecnologia para promover e potenciar a prática musical e a musicalidade em diferentes domínios da música, incluindo a composição, a performance, o som, a interpretação, a expressão e a educação musical. Os participantes serão apresentados a um conjunto abrangente de conteúdos que reúnem o conhecimento musical e o património cultural da tradição e educação musical ocidental, com o desenvolvimento de novos formatos e práticas musicais possibilitados pela tecnologia. 

Este programa de formação abrangente, concebido para estudantes de doutoramento e novos investigadores, foi delineado para fornecer aos participantes um conjunto diversificado de competências cruciais para o seu crescimento académico e profissional num mundo globalizado. O programa está dividido em três módulos principais: "Autopromoção e Competências de Comunicação", "Conceptualização de Ideias de Projeto e Conteúdos Transversais em Projetos da UE" e "Sustentabilidade em Projetos da UE". 

O principal objetivo deste curso é contribuir com abordagens, técnicas e métodos que apoiam o processo de tomada de decisão em gestão e economia. Mais especificamente, pretende-se queque os alunos obtenham formação básica e sólida em estatística descritiva e inferencial inferencial, tratamento de ficheiros e dados, análises preliminares e representações gráficas e representações gráficas, com recurso a software apropriado, de modo a promover uma investigação mais completa e coerente na área da Gestão.

Um curso inovador, com uma abordagem altamente prática, dirigido a estudantes e profissionais da área do património cultural e/ou das humanidades digitais, com vista à aquisição de conhecimentos introdutórios e especializados sobre tecnologias, ferramentas e técnicas das humanidades digitais para analisar, compreender, salvaguardar e valorizar o património cultural.  A necessidade de uma abordagem mais aberta, democrática e ascendente para a compreensão e interpretação do património mudou - talvez para sempre - a forma como os arqueólogos, historiadores e especialistas em museus entendem o seu papel e a sua profissão.

Este BIP de 6ECTS dará uma introdução às técnicas de modelação matemática e computacional para aplicação no desenvolvimento da compreensão e apoio à tomada de decisões sustentáveis na saúde, ambiente, sociedade e sistemas industriais. O programa foi concebido para estudantes a nível de mestrado ou doutoramento que pretendam desenvolver estas competências para aplicação em projetos de investigação.

Os objetivos da experiência de investigação e de proposta partilhadas são criar um espaço de intercâmbio e reflexão sobre os desafios da adaptação da cidade e da arquitetura ao novo contexto climático. Nesta base, e através de um workshop presencial conjunto, procura-se desenvolver possíveis estratégias de mitigação e aproveitamento positivo dos novos regimes de pluviosidade.