Cursos Blended Intensive Programme (BIP)

Um Blended Intensive Programme (BIP) é uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, de países aderentes ao Erasmus+, na organização de um curso com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem.

O curso  integra sempre uma componente de mobilidade física de curta duração (5 a 30 dias sem contar com dias de viagem) com uma componente online (que pode ser antes ou depois da mobilidade física e sem limites à duração), com um mínimo de 3 ECTS. Para cada BIP é esperado um mínimo de 15 estudantes, docentes ou não docentes, oriundos das instituições parceiras.

Para a componente de mobilidade física de curta duração, os participantes no BIP da Instituições parceiras (não aplicável a participantes da Instituição Coordenadora) beneficiarão de uma bolsa Erasmus+ de €70 por dia, atribuída de acordo com o número de dias da componente física do BIP na instituição coordenadora, cuja duração mínima são de 5 dias (excluindo dias de viagem). A bolsa será calculada com base no programa do respetivo BIP, constando no contrato de estudos definitivo assinado entre a UÉ e o beneficiário antes da componente de mobilidade física iniciar. A bolsa será paga após o estudante entregar o certificado de presença/attendance da componente física a ser assinado pela Instituição Coordenadora onde se realiza essa componente.

As candidaturas a esta modalidade de mobilidade devem ser submetidas no SIIUE com os documentos e prazos constantes no Edital do respetivo BIP.

Este curso enquadrado na aliança europeia EU Green, pretende contribuir para melhor responder aos desafios relacionados com a gestão da água, uma vez que a disponibilidade de água de qualidade adequada para satisfazer as necessidades ambientais, económicas e humanas exige uma gestão ativa dos recursos hídricos. Para tal, são necessários conhecimentos sobre todos os aspetos da gestão da água, considerando também as alterações climáticas e os efeitos das atividades humanas de uma população em constante crescimento. Este curso centra-se em três aspetos particulares da gestão da água que representam três módulos de estudo: Interações da água no agroecossistema; Qualidade da água e integridade do ecossistema, avaliação da poluição da água; Tratamento da água e das águas residuais. 

Através desta iniciativa financiada pelo Programa Erasmus+, que envolve a Universidade de Évora, a Democritus University of Thrace, na Grécia (entidade de acolhimento), a University of Life Sciences and Natural Resources (BOKU Vienna) e a University of Vienna, na Áustria e a Masaryk University Brnoe, na República Checa, os participantes podem contribuir para tornar uma ilha mais sustentável. A 8ª edição da Summer School “Sustainable Samothraki 2023”, que terá lugar na Grécia, de 11 a 21 de julho de 2023, proporciona aos alunos a oportunidade de aprender e aplicar abordagens de ecologia social e de ciências ambientais num local, apoiando simultaneamente um processo de investigação e de transição em curso.