Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM)

LEM

O Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM) tem como missão principal explorar e investigar as propriedades mecânicas e físicas de diversos materiais (e.g., materiais pétreos, metálicos, poliméricos, compósitos), sob diferentes ambientes, utilizando para isso técnicas experimentais destrutivas e não destrutivas.

O LEM apresenta-se como laboratório universitário, com atividades de investigação e prestação de serviços à comunidade científica e empresarial no âmbito da caracterização da deformação, rotura e alteração de vários materiais, com uma contribuição única nos mecanismos experimentais e na Ciência dos Materiais e Engenharia. Tem como principais objetivos a análise da variação das propriedades físico-mecânicas e o estudo dos mecanismos de dano em diversas condições de aplicação, carga e ambiente.

O Laboratório de Ensaios Mecânicos a materiais e produtos encontra-se enquadrado na infraestrutura LITHOS | Laboratory for Innovation and Technological Hub for Ornamental Stone da Universidade de Évora, que contribui para o incremento da capacidade de transferência tecnológica e de conhecimento para a atividade económica e empresarial, no seguimento da atividade já existente com empresas de material eletrónico e de defesa e valorização de Património, mas sobretudo com todo o tecido empresarial no sector das Pedra Natural. Por forma a aumentar a sua intervenção no tecido económico da Pedra Natural, a infraestrutura LITHOS reorganiza as suas competências cimentando-as num front office que permitirá mostrá-las de forma integrada.

Escola de Ciências e Tecnologia
Colégio António Luís Verney - Laboratório 0.22