Estágios

Os estágios têm como objetivo proporcionar aos estudantes da Universidade de Évora uma experiência em contexto laboral, através da sua participação ativa em diversas atividades relacionadas com a sua área de formação, permitindo a aquisição de novas competências profissionais e pessoais, uma melhor preparação para integrar o mercado de trabalho e a valorização do seu Curriculum. Nesta área conheça os estágios disponíveis e saiba como candidatar-se.

TIPOS DE ESTÁGIOS

Estágio Curricular   realizado no âmbito de uma unidade curricular pertencente ao plano de estudos do curso do estudante, tendo um tempo de duração entre 2 a 12 meses.

Estágio Extracurricular  não está previsto no plano de estudos do curso do estudante, tendo um tempo de duração entre 2 a 12 meses, podendo realizar-se em qualquer altura desde que não interfira com as atividades letivas.

Estágio de Verão  não está previsto no plano de estudos do curso do estudante, tendo um tempo de duração em geral entre 1 a 3 meses, realizando-se no período de interrupção das atividades letivas entre dois anos letivos.
A informação sobre o tema, a duração e a entidade de acolhimento destes estágios é incluída, no suplemento ao diploma do estudante.

 

Os estudantes poderão propor ao GAITEC a realização de um estágio, fruto dos contactos que estabeleçam individualmente com empresas ou outras entidades nos mais variados contextos.

 

Estágio Profissional  tem por objetivo promover a inserção do estudante no mercado de trabalho, sendo destinado a finalistas ou diplomados há menos de 2 anos, tendo duração variável.

Compete ao Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) informar e apoiar os estudantes nos procedimentos de candidatura aos estágios, estabelecendo os contactos com a entidade de acolhimento, realizando um memorando de entendimento caso ainda não exista, analisando, aprovando e processando o acordo de estágio.

O GAITEC também promove a ligação à comunidade com a apresentação de propostas de parcerias com as empresas e entidades no âmbito dos estágios.

COMO CANDIDATAR-SE

O estudante deve aceder ao seu perfil SIIUE e selecionar Estágio>Candidatura>Opções>Nova Candidatura  e preenchendo o formulário, indicando o tipo de estágio e a duração do estágio, selecionando a Instituição de Acolhimento (caso esta não apareça listada deverá selecionar a opção outra e preencher todos os dados da Instituição), o local do estágio, o responsável e orientador da entidade de acolhimento e o orientador da Universidade de Évora.

Procedimentos de candidatura

1) Preenchimento do formulário no perfil do aluno (SIIUE);
2) Submissão da Candidatura;
3) Validação da Candidatura pelo Diretor de Curso;
4) Aprovação do GAITEC e emissão do acordo de estágio;
5) Registo do Relatório da Conclusão de Estágio pelo Diretor de Curso.

PRAZOS

É necessário que o procedimento de registo da candidatura seja efetuado no máximo até 15 dias antes do início do período do estágio.

FORMALIZAÇÃO

O estágio formaliza-se com a celebração de um Acordo de Estágio entre a Universidade de Évora, a instituição que oferece o estágio e o estudante estagiário e pressupõe a existência ou realização de um Memorando de Entendimento entre a Universidade de Évora e a instituição de acolhimento.

SEGURO ESCOLAR

Fica a cargo da Universidade de Évora a ativação de um seguro escolar para os estagiários, ficando na incumbência das instituições de acolhimento as restantes obrigações, conforme Decreto-Lei n.º 66/2011, de 1 de junho.

Contactos

gaitec@reitoria.uevora.pt

Programa de Bolsas de Estágio Santander Universidades

Santander Universidades

Com este Programa, os estudantes complementam a sua formação, colocando em prática, em ambiente empresarial, os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica.

  • Podem candidatar-se os estudantes finalistas e os recém-diplomados até 2 anos da Universidade de Évora.
  • O seguro escolar deverá ser suportado pelo estudante no caso de não estar ativo.

Programa de Estágios Curriculares no MNE

Instituto Diplomático

Tem por objetivo regular a realização, por alunos do ensino superior, de um estágio num contexto de trabalho, não remunerado.

Estágios realizados nos serviços internos e externos do MNE que proporcionam a oportunidade de conhecer o funcionamento da diplomacia e ação externa de Portugal, facilitando a obtenção de créditos universitários, a elaboração de relatórios de estágio para a obtenção do grau de mestre ou a obtenção de um certificado a anexar ao certificado de conclusão do ciclo de estudos.