Aliança EU GREEN
Apresentação
A Universidade de Évora faz parte do consórcio europeu EU GREEN, parceria financiada pela Comissão Europeia, liderada pela Universidade da Extremadura, de Espanha, e que integra mais oito instituições de ensino superior, localizadas em Portugal, Suécia, Polónia, Itália, França, Alemanha, Irlanda e Roménia, sendo que a Universidade de Évora é a única instituição portuguesa que integra esta aliança.
A aliança EU GREEN coloca a responsabilidade social no centro da sua missão como princípio orientador, com uma visão que vai para além da construção de uma Universidade Europeia, pretendendo implementar uma estratégia concertada para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento de investigação inovadora que contribua para uma evolução favorável dos ecossistemas locais e/ou regionais.
A EU GREEN baseia-se numa verdadeira perspetiva de sustentabilidade, que engloba as dimensões económica, social, cultural e ambiental do termo e o seu impacto mútuo, numa abordagem estreitamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todas as suas quatro principais missões: educação, investigação, inovação e serviço à sociedade.
O objetivo estratégico quadrienal do EU GREEN é a criação de um polo europeu de educação, investigação e inovação em matéria de sustentabilidade que ultrapasse as fronteiras do consórcio e atue a nível mundial para fornecer soluções para os desafios locais ou regionais, que possam ser reproduzidas a nível global.
Cursos Blended Intensive Programme (BIP)
Os Programas Intensivos Mistos (BIP) são programas curtos e intensivos que utilizam formas inovadoras de aprendizagem, ensino e formação, através da investigação e da aquisição de conhecimentos baseada em desafios, dirigidos a estudantes e pessoal, combinando componentes físicas e virtuais.
Trata-se de uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, de países aderentes ao Erasmus+, na organização de um curso com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem. Durante os BIP, os participantes realizam uma mobilidade física de curta duração (5 a 30 dias) no estrangeiro combinada com uma componente virtual obrigatória (sem limite de duração) facilitando o intercâmbio colaborativo de aprendizagem e o trabalho de equipa.