Qualidade

O aumento da competitividade impõe padrões de exigência de qualidade crescentes a todos os intervenientes. A Qualidade deve estar sempre presente na atuação dos cidadãos e das instituições, com particular responsabilidade nas Universidades.

A Universidade de Évora orienta a sua ação pela promoção da avaliação, da qualidade e da melhoria contínua em todas as vertentes de sua intervenção: ensino, investigação, inovação, empreendedorismo e colaboração com a comunidade. A política da qualidade é baseada nos princípios de melhoria contínua, na resolução colaborativa dos problemas com a participação das partes interessadas e na construção permanente de uma cultura da qualidade.

A preocupação com a qualidade tem já uma longa história na Universidade de Évora. Em 2006 foi criada a pró-reitoria para a política da qualidade com o objetivo de promover, monitorizar e apoiar as iniciativas de melhoria da qualidade e coordenar os processos de avaliação e de acreditação de cursos e a adequação dos cursos às linhas orientadoras do processo de Bolonha. Em 2007 foi criado o Programa para a Promoção Institucional da Qualidade da Universidade de Évora (PROQUAL). Este programa foi revisto em 2011, adequando o Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) aos referenciais da A3ES. Foi com este Manual da Qualidade que a UÉ submeteu o seu SIGQ à certificação pela A3ES em 2012, tendo o Manual sido revisto em 2014 e 2015. A certificação do SIGQ confirmou externamente a importância que o sistema já tinha internamente e permitiu a consolidação da cultura da qualidade na UÉvora. O reconhecimento da importância estratégica da Qualidade, levou a que, em 2018, passasse a existir uma vice-reitora responsável pela Qualidade. Em 2019, o SIGQ foi de novo certificado pela A3ES.