Empreendedorismo

 

Alicerçado no conhecimento e na inovação, o Empreendedorismo é um novo olhar sobre o mundo, a partir do envolvimento de pessoas e de processos que, em conjunto, promovem a avaliação de oportunidades, a mobilização de recursos, o assumir de riscos, a concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso e a construção de ideias.

Designa-se por Start-up uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento. A promoção da criação de Start-ups universitárias é uma das competências do GAITEC.

O EIT Health  é uma organização europeia financiada no âmbito do Horizonte 2020 para dinamização do ecossistema empresarial na área da saúde, recorrendo às novas tecnologias.

Esta organização financia programas de investigação aplicada, apoio a start-ups, formação, e apoio a atividades de inovação – centrado na área da saúde digital.

A Universidade de Évora, enquanto membro integrante da rede EIT Health, através dos programas de aceleração e projetos de inovação, promove localmente diversas iniciativas de aceleração, promoção do empreendedorismo e inovação, com recurso às novas tecnologias em áreas-chave do ramo da saúde.

Cabe ao GAITEC o planeamento e a execução de todas as atividades relacionadas com EIT Health.

Designa-se por Spin-off  uma empresa que surge através da investigação desenvolvida em meio académico.
Tecnologias recentes e ideias de negócio que resultem numa Spin-off  contam com o apoio do GAITEC, quer em termos de coaching,  quer na procura de financiamento.

 

 

UM MUNDO DE OPORTUNIDADES

Tens 1 minuto?

Basta clicar no play  e ficas a conhecer as oportunidades e novidades desta semana na área do empreendedorismo. Calls  de financiamento, eventos, formações…Tudo isto em “Um Mundo de Oportunidades”.

 

0001

UÉ lança programa de apoio ao empreendedorismo criativo no Alentejo

É no âmbito do projeto Magallanes_ICC , co-financiado pelo Interreg - POCTEP , que o _ARTERIA_LAB - Arts, Entrepreneurship, Research, Innovation & Application  vai apoiar até dez projetos na área das indústrias culturais e criativas .

Podem candidatar-se aqui  até dia 8 de janeiro de 2021  empreendedores maiores de 18 anos, individualmente ou em equipas, e empresas ou associações com até cinco anos de formação e sediadas na região do Alentejo.

Sabe mais aqui  sobre este projeto desenvolvido em parceria com a UPTEC - Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto, que visa criar oportunidades de negócio para empreendedores criativos bem como contribuir para a afirmação do Alentejo como uma região inovadora.