António Mira
Professor Catedrático (Departamento de Biologia)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
1. Efeitos das redes lineares de transporte na biodiversidade, incluindo descrição de padrões de atropelamentos rodoviários / ferroviários e determinação das principais características da paisagem associadas a pontos críticos de mortalidade de fauna; quantificação do efeito de barreira para espécies com diferentes formas de locomoção; e avaliação dos efeitos da perturbação das infraestruturas lineares na abundância e uso do espaço de diferentes espécies;
2. Efeitos das alterações no uso da solo e fragmentação do habitat na conectividade funcional da paisagem implicações para a persistência da metapopulações;
3. Impactos da homogeneização da paisagem e intensificação das práticas agrícolas na biodiversidade e nos serviços de ecossistema
4. Recuperação da biodiversidade e reabilitação de habitats em áreas fortemente alteradas e degradadas;
5. Gestão e recuperação de populações cinegéticas.
Em maio de 2003 criou a Unidade de Biologia da Conservação (UBC) do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, para apoiar pedagógica e cientificamente projetos na área da conservação, sendo responsável pela mesma desde o seu início. A UBC apoiou vários projetos de investigação, doutoramento e mestrado, dos quais resultou a publicação de pelo menos 72 artigos científicos e 5 capítulos de livros, todos com revisão por pares.
Paralelamente à UBC criou um Sistema Global de Informação para a equipa de trabalho que está instalado num servidor próprio. Este sistema contém mais de 1500 layers de informação geográfica, incluindo informação produzida pela equipa e externa. Inclui ainda uma base de dados de ocorrências de fauna com dados obtidos em projetos ou colaborações da equipa. Esta base, em outubro de 2022 continha mais de 270 000 registos com localizações georreferenciadas.
Desde Janeirode 2020. Membro integrado do Instituto Mediterrâneo Para a Agricultura, Ambiente E Desenvolvimento (MED), Grupo de investigação "Ecologia Aplicada e Conservação"
Entre Janeiro e dezembro de 2019. Membro integrado do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), Grupo de investigação “Paisagem, Biodiversidade e Sistemas Socio-Ecológicos”
Setembro de 2011 a dezembro de 2018. Investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Pólo de Évora (CIBIO-UE)/Rede de Investigação em Biodiversidade (InBIO), Grupo de Investigação em “Ecologia Aplicada”.
Março de 2007 a agosto de 2011. Investigador no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), Unidade de “Ecossistemas e Paisagens Mediterrânicas”.
Desde abril de 2008. Membro do "Infrastructure and Ecology Network Europe" (IENE)
Entre setemdro de 2018 e setembro de 2022, membro da Comissão Diretiva do IENE, respresentando nesta Comissão a coordenação da Comissão Organizadora do IENE 2020 International Conference"
1990-93. Bolsa de doutoramento, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Programa Ciência (BD/665/90-RN). Tema de investigação: Ecologia do rato-cego-mediterrânico (Microtus duodecimcostatus) em pomares de citrinos do sul de Portugal, com vista ao estabelecimento de bases para a gestão das populações. Orientação: Maria da Luz Mathias, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
1988-89. Bolsa de Iniciação à Investigação, Instituto Nacional de Investigação Científica. Tema de investigação: A utilização de índices morfofisiológicos na caracterização biológica de populações de mamíferos em sistemas agro-pecuários e áreas adjacentes. Orientação: Maria da Luz Mathias, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.