Projetos Estruturantes/Transversais

Consideram-se projetos transversais os que: (i) tenham sido propostos pela Universidade de Évora como um todo; (ii) tenham por objetivo a transferência de conhecimento para o tecido empresarial; (iii) estejam diretamente relacionados com a inovação e o empreendedorismo; (iv) tenham sido iniciados pela Divisão de Inovação Cooperação Empreendedorismo e Empregabilidade (DIC2E) ou que estejam na área de intervenção deste Gabinete.

EIT Heath

Empreendedorismo | Saúde

EIT Health - RISHUB, INNOSTARS (Slim, Hard Skills, Epidemprev, Innovations day), financiado pela Comissão Europeia

interreg

Plataforma do Conhecimento | Laboratório de Empreendedorismo e Inovação

POCTEP - Centro de Innovación Universitário de Andalucia, Alentejo y Algarve (CIU3A) financiado no âmbito do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 – gabinetes especializados de transferência de conhecimento – Agroalimentar, Património, Saúde Digital e Indústrias Criativas.

Este projeto tem como objetivo principal a criação de uma infraestrutura que permitirá a reabilitação de um espaço da Universidade de Évora, composto por instalações físicas e equipamento para instalação do laboratório de empreendedorismo e inovação e para o desenvolvimento da plataforma do conhecimento. Esta plataforma consistirá na criação de uma aplicação informática em permanente atualização e que disponibilizará, de forma organizada e estruturada, o conhecimento produzido pelas instituições na área de influência do CIU3A, em particular da Universidade de Évora.

O espaço remodelado chamar-se-á Espaço Gil Eanes

BLUE

Plataforma do Conhecimento | Laboratório de Empreendedorismo e Inovação

No âmbito do programa de financiamento ALENT2020 – Infraestruturas de Investigação e Inovação, a Universidade de Évora através do CEFAGE, obteve financiamento para o projeto BLUE, no valor total de 665.000,00€.
O Investigador Responsável do projeto é o Professor Soumodip Sarkar, que coordena o grupo Estratégia, Empreendedorismo e Operações do CEFAGE.
Este projecto inovador pressupõe a criação de um Business Lab. , através do qual se pretende promover o espírito empreendedor, fomentar a criação de start-ups e spin-offs resultantes da investigação das Unidades de Investigação da Universidade de Évora, e valorizar o conhecimento.
O Laboratório será dotado de infraestruturas físicas que procurarão proporcionar, a quem por lá passar, sensações de bem-estar e interação com o espaço, nomeadamente pela sua arquitetura e sinergias criadas. Estas infraestruturas serão o suporte físico para infraestruturas tecnológicas de última geração.  
O BLUE estará aberto a todos aqueles que possuam ideias de negócio interessantes, sejam estudantes da Universidade, do ensino secundário, ou empreendedores. Entre as atividades pensadas, estão a realização de bootcamps , workshops , brokerages tecnológicos e mentoring , a integração em ações do Programa Educativo Ciência Viva, a elaboração de catálogos tecnológicos e a criação de uma plataforma de oferta e procura de tecnologia.
O BLUE fará a interligação com a rede de incubadoras e empresas da região.

moove-

Acelerador de Talentos

SpeedTalent - financiado no âmbito do Programa Operacional do Alentejo 2020

Projeto promovido pelo PACT com a parceria da Universidade de Évora, cujas sinergias assentaram nas ligações entre os diversos parceiros: ADRAL, NERE, ANJE, SINES TECNOPOLO, IP Portalegre, IP Santarém e IP Beja. Este ecossistema regional de inovação permitiu promover o contacto entre os jovens empreendedores e os mentores e promotores de projetos inovadores. O seu maior objetivo foi o de apoiar e incentivar jovens empreendedores aproveitando a rede criada entre os 9 parceiros do projeto, que facilitariam o seu apoio, estimulando o espírito empresarial e o incentivo de criação de empresas de base tecnológica na região Alentejo e no Ribatejo.

Start-Ups Phd

Criação de Start-Ups  

PortalInovar_ImagemNotícia_1

Startup Phd  financiado pelo Portugal 2020 – Alentejo 2020

Este projeto do CEFAGE tem como IR o Professor Doutor Soumodip Sarkar e é desenvolvido no âmbito da DIC2E.Financiada pelo Alentejo 2020, esta iniciativa pretende fomentar e reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo na Universidade de Évora; criar veículos privilegiados para a incorporação de tecnologia e de conhecimento no tecido económico da região alentejana; e apoiar a geração de ideias inovadoras e a criação de startups. Destina-se a toda a comunidade académica e alicerça-se em 4 pilares-chave: Sustentabilidade, Saúde, Artes e Tecnologia.

O programa desenvolve-se em torno de uma jornada incremental formada por 4 eixos principais:

Eixo 1. Estimular e Detetar, com a identificação de ideias de negócio através de workshops direcionados;

Eixo 2. Dinamizar e Conectar, com concursos de ideias sectoriais e encaminhamento dos melhores projetos para um programa de mentoria.

Eixo 3. Capacitar e Estruturar, potenciado por um programa de coaching  e a atribuição de financiamento para desenvolvimento das ideias.

Eixo 4. Desenvolver e Concretizar, através do conhecimento necessário para a criação de uma startup, a proteção da propriedade intelectual associada, e a criação de mecanismos de sustentabilidade.

PortalInovar_ImagemNotícia_2

No âmbito do Programa STARTUP PhD serão desenvolvidos os seguintes workshops para os quais as inscrições devem ser efetuadas aqui

Workshop Agroalimentar, 26 de abril, às 14h00 e 16h00 | Este workshop destina-se à identificação de tendências e desafios para a valorização do setor agroalimentar, apresentando as tecnologias emergentes e repensando as práticas e as técnicas utilizadas, assim como os novos modelos de negócio direcionados para a região alentejana. A sessão será dinamizada com a presença de uma startup de relevo, que ajudará a identificar novas oportunidades na área.

Workshop Património e Indústrias Criativas, 27 de abril, às 09h00 e 11h00 |  Este workshop destina-se a explorar o conceito da economia criativa. Estas indústrias terão, no futuro, um papel importante na divulgação, na chamada de atenção e na preservação do Património da Humanidade. No evento, serão apresentados vários casos de estudo, tendências e desafios, e mapeadas novas oportunidades em conjunto com experts da área.

Workshop Saúde Digital, 27 de abril, às 14h00 e 16h00 Este workshop destina-se a identificar os principais avanços da inovação nas Ciências da Saúde. Serão trabalhadas as tendências e desafios na área da saúde, com a presença de interlocutores empresariais relevantes da área e a apresentação de casos de sucesso atualmente no mercado. Serão identificadas em conjunto novas oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios no setor.

Todas as questões  relacionadas com este programa podem ser endereçadas para dic2e@reitoria.uevora.pt