Colégio do Espírito Santo

Colégio do Espírito Santo

Visita Guiada ao Colégio do Espírito Santo

Évora, metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, surgiu como a cidade mais indicada para a implementação da Universidade no Sul de Portugal. Ainda que a ideia original de criação da segunda universidade do Reino, tenha pertencido a D. João III, coube ao Cardeal D. Henrique a sua concretização. A construção do Colégio do Espírito Santo inicia-se em 1550. Interessado nas questões de ensino, o Cardeal D. Henrique confiou este espaço à então recentemente fundada Companhia de Jesus.  

Ainda as obras do edifício decorriam e já o Cardeal solicitava de Roma a transformação do Colégio em Universidade. Com a anuência do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis de Abril de 1559, foi criada a nova Universidade, com direito a lecionar todas as matérias, exceto a Medicina, o Direito Civil e a parte contenciosa do Direito Canónico.

A inauguração solene decorreu no dia 1 de Novembro desse mesmo ano. Ainda hoje, neste dia comemora-se o aniversário da Universidade, com a cerimónia da abertura solene do ano académico.

CES, Monumento nacional acessível e inclusivo

Financiado pelo Turismo de Portugal, o Colégio do Espírito Santo reúne condições de acessibilidades e inclusão, entre as quais a visita guiada por meio de áudio guias com a descrição das salas em quatro línguas, sinalética em braille, elevador e cadeiras elevatórias de escadas.

Horário | Colégio do Espírito Santo
9h30 às 19h de segunda a sexta-feira
10h00 às 19h00 aos sábados
Encerra aos domingos e dias feriados

Bilheteira

Colégio do Espírito Santo
Largo dos Colegiais 2, 7000-645 Évora
Telf. 266 740 800
E-mail: gagi@uevora.pt

Bilhetes

Entrada | 3 Euros
Áudio-Guias | 1,80 euros  

Obs.: os horários podem sofrer alteração sempre que se justifique sem aviso prévio.