Disciplinas Isoladas

Com vista à atualização ou ao desenvolvimento de competências em áreas específicas, a UÉ faculta a possibilidade de frequência em disciplinas isoladas de licenciaturas, mestrados, doutoramentos  e pós-graduações, com a garantia de certificação, em caso de aprovação.

Para Quem?

Estudante externo, ou seja, qualquer cidadão que não seja estudante da UÉ, mas pretenda frequentar Unidades Curriculares Isoladas (UC) oferecidos anualmente para esse efeito pela Universidade de Évora.

Podem candidatar-se à inscrição:

a) Em UC isoladas de 1.º ciclo ou MI, desde que tenham pelo menos 17 anos à data do pedido de inscrição e tenham concluído ou estejam inscritos no último ano do ensino secundário;

b) Em UC isoladas de Pós-Graduação, 2.º ou 3.º ciclo, desde que tenham concluído um ciclo de estudos conferente ao grau de licenciado.

A frequência de UC isoladas, mesmo com aproveitamento, não dá direito ao reconhecimento da titularidade de parte ou do todo dos cursos em que as mesmas se integram, nem confere o direito de ingresso no ciclo de estudos em que as UC foram efetuadas. O Estatuto de Estudante inscrito em UC isoladas é regulado pelo Regulamento Académico da Universidade de Évora.

Como Candidatar-se?

As candidaturas têm de ser submetidas online, em formulário próprio:

1º Realizar o registo no SIIUE

2º Confirmar o registo através de link  enviado para o seu e-mail;

3º Login no SIIUE    e preenchimento do formulário, ao qual deverá anexar os seguintes documentos, consoante os casos:

  • documento comprovativo da data de nascimento;
  • certificado de ensino secundário/frequência de 12º ano no caso de UC de 1º ciclo ou Mestrado Integrado;
  • Certificado do grau de licenciado no caso de UC de Pós-Graduação, 2.º ou 3.º ciclo

Calendário

UC isoladas do semestre ímpar e do semestre par: 28/set até 26/out/2020

UC isoladas do semestre par: 15/fev até 13/mar/2021

Disciplinas Isoladas

As vagas para UC isoladas são definidas anualmente e podem ser consultadas abaixo.  A afetação das vagas será efetuada por ordem de submissão da inscrição, devidamente instruída e contendo todos os documentos exigidos.

Propinas e prazos

O valor da propina é estipulado anualmente no Despacho de Fixação de Propinas, o qual deve ser pago na totalidade no ano letivo a que se reporta a inscrição, nos prazos abaixo indicados, implicando a sujeição a juro de mora no caso de incumprimento dos mesmos.

  • inscrição em UC isoladas do semestre ímpar: Até 31/out
  • inscrição em UC isoladas do semestre par: Até 31/mar

Para proceder ao pagamento, aceda ao menu Aluno  do SIIUE e selecione o separador Valores em Pagamento  para confirmar os valores a pagar e as respetivas referências multibanco. Para informações mais detalhadas consulte abaixo o Guia de Valores em Pagamento.

Restrições

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018 , de 16 de agosto:

  • as UC isoladas e extracurriculares do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • cada estudante pode inscrever-se a um número máximo de 60 créditos acumulados em UC isoladas e extracurriculares do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.

Regulamentos e Guias

Contactos

Para mais informações - Balcão de Atendimento online