Redes de Cooperação Científica

O AED Cluster Portugal (AEDCP) é o Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa e foi criado em 2016, como uma organização privada sem fins lucrativos. Em 2017, recebeu o reconhecimento oficial do Governo Português enquanto “Cluster de Competitividade Emergente”.

Envolvendo já mais de 70 entidades estabelecidas em Portugal, o Cluster reúne os principais stakeholders dos três setores, partilham sinergias significativas em vários domínios industriais, de pesquisa e de engenharia, posicionando-se como um ponto de entrada no país e elemento dinamizador para todos os atores nacionais e internacionais.

A ANCV (Associação Nacional de Coberturas Verdes) é uma Associação da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem como objectivo a promoção das infra-estruturas verdes nas cidades, principalmente aquelas que se podem instalar em edifícios (novos ou pré-existentes) como são as coberturas verdes, evidenciando a sua enorme importância, e os inúmeros contributos que podem dar para que seja possível criar territórios urbanos saudáveis, sustentáveis, biodiversos e resilientes.

O CIICLAA visa promover a investigação aplicada nas áreas das Geociências Ambientais na CPLP e nos restantes países de África, em particular relacionada com alterações climáticas e medidas de mitigação, adaptação de recursos hídricos e marinhos, ambiente, agricultura e desastres naturais, em articulação com os serviços públicos, universidades, instituições de investigação e outras entidades públicas ou privadas.

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) constitui uma rede de entidades que visa desenvolver sinergias e maximizar potencialidades para o desenvolvimento do sector da água no mundo, promovendo a construção e consolidação de alianças e parcerias entre as instituições nacionais e todas as nações empenhadas no uso sustentável da água e na valorização dos recursos hídricos.

A parceria PRIMA centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos, com os seguintes pilares: gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo; sistemas agrícolas sustentáveis; e cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico.

Criada em 2016 a Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia tem como missão  “promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa ”, abrange mais de 90.000 estudantes e 4.500 docentes oriundos de sete países de língua portuguesa.

Associa universidades dos países da Bacia Mediterrânica com o objetivo de promover a investigação e a formação na região euro-mediterrânica para a contribuição no processo de cooperação científica, cultural, social e económica nas áreas do património cultural material e imaterial, economia, energia, ambiente, recursos hídricos, transporte, saúde, novas tecnologias, história, turismo.