2024

Escolhas Difíceis em Educação

Nome: Escolhas Difíceis em Educação
Cód.: PED13945M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Educação é uma acção humana que medeia entre o mundo que habitamos e o mundo que ambicionamos habitar. Acontece que enquanto o mundo que habitamos é, os mundos a habitar são múltiplos possíveis a eleger. Aqui trata-se de tentar descobrir as razões que tornam uns preferíveis a outros

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender a educação como um processo de escolha entre alternativas e de promoção de valores.
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e as principais correntes de pensamento, históricas e contemporâneas, acerca das finalidades da educação.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos.
- Ser capaz de tomar posição crítica face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico.
- Estar habilitado a participar, crítica e informadamente na discussão pública sobre as questões da cidadania e da educação

Conteúdos Programáticos

1. A educação é uma espécie de acção
1.1. Uma teoria da acção
1.2. Educação, razões, crenças e convicções
1.3. Educação e mundividências
2. Torna-te aquele que és: educação e humanidade
2.1. O ser e o dever ser em educação
2.2. Ideias do humano no tempo e no espaço
2.3. Educação e antropologia negativa
3. Escolhas difíceis em educação
3.1. Entre a liberdade e a igualdade
3.2. Entre o bem e o justo
3.3. Entre o indivíduo e a sociedade
3.4. Entre a identidade e a inclusão
3.5. Entre a razão e a emoção
3.6. Entre a escola e a família
3.7. Entre a instrução e a formação
3.8. Entre criação e reprodução
3.9. Entre o crescimento e a sustentabilidade
4. Educação do termo médio: será possível passar entre Cila e Caribdes?

Métodos de Ensino

A UC inicia-se com um conjunto de quatro sessões de tipo expositivo para definição de conceitos e enquadramento geral do tema. Naturalmente que expositivo não implica, de modo algum fechado ao diálogo e à discussão.
Os mestrandos organizar-se-ão em grupos de dois. Cada grupo analisará e apresentará, em sessão reservada para o efeito, um antinomia de entre as listadas nos conteúdos (ou outra que sugiram)
As sessões restantes, incluídas as de síntese final e conclusão seguirão a metodologia de seminário para tratar os temas remanescentes. Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a “memória das discussões passadas” e as sínteses possíveis das posições em confronto.

Regime de avaliação continua:
1. apresentação de um tema em grupo 50% da avaliação final
2. Elaboração de um “caderno de campo” para notas de leitura e reflexões quotidianas. Incluirá os sumários alargados das sessões (%)50%
Regime de avaliação final: Exame escrito 100%

Bibliografia

Brezinka.Wolgang. (1992). Belief, Morals and Education, Collected Essays on the Philosophy of Education. Aldershot: Ashgate.
Cortina, A., (2009) Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadania en el siglo XXI. (2ª. Ed). Oviedo. Ediciones Nobel.
Meurieu, Philippe, (1991). Le Choix d’éduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. Paris : ESF Éditeur.
Moita, M. C.(2012). Para uma ética situada: dos profissionais de educação de infância. Lisboa: APEI.
Patrão Neves, M. C. & Justino, D., (Coord). (2028) Ética aplicada à Educação. Lisboa: Edições 70.
Patrício, M. F. & Sebastião, L., (2004). Conhecimento do Mundo Social e da Vida. Passos para uma pedagogia da sageza., Lisboa, Universidade Aberta.
Renaud, I. e Renaud, M., (2016). A Teoria da Acção, in Patrão Neves, M. C. Ética. Dos fundamentos à prática , Lisboa, Edições 70 pp. 45-61
Sebastião, L., 2006, Mundividências e Educação, in Carvalho, A. D,. ((coord) Dicionário de Filosofia da Educação, Porto: Porto Editora.

Equipa Docente