2024
Escolhas Difíceis em Educação
Nome: Escolhas Difíceis em Educação
Cód.: PED13945M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A Educação é uma acção humana que medeia entre o mundo que habitamos e o mundo que ambicionamos habitar. Acontece que enquanto o mundo que habitamos é, os mundos a habitar são múltiplos possíveis a eleger. Aqui trata-se de tentar descobrir as razões que tornam uns preferíveis a outros
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender a educação como um processo de escolha entre alternativas e de promoção de valores.
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e as principais correntes de pensamento, históricas e contemporâneas, acerca das finalidades da educação.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos.
- Ser capaz de tomar posição crítica face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico.
- Estar habilitado a participar, crítica e informadamente na discussão pública sobre as questões da cidadania e da educação
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e as principais correntes de pensamento, históricas e contemporâneas, acerca das finalidades da educação.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos.
- Ser capaz de tomar posição crítica face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico.
- Estar habilitado a participar, crítica e informadamente na discussão pública sobre as questões da cidadania e da educação
Conteúdos Programáticos
1. A educação é uma espécie de acção
1.1. Uma teoria da acção
1.2. Educação, razões, crenças e convicções
1.3. Educação e mundividências
2. Torna-te aquele que és: educação e humanidade
2.1. O ser e o dever ser em educação
2.2. Ideias do humano no tempo e no espaço
2.3. Educação e antropologia negativa
3. Escolhas difíceis em educação
3.1. Entre a liberdade e a igualdade
3.2. Entre o bem e o justo
3.3. Entre o indivíduo e a sociedade
3.4. Entre a identidade e a inclusão
3.5. Entre a razão e a emoção
3.6. Entre a escola e a família
3.7. Entre a instrução e a formação
3.8. Entre criação e reprodução
3.9. Entre o crescimento e a sustentabilidade
4. Educação do termo médio: será possível passar entre Cila e Caribdes?
1.1. Uma teoria da acção
1.2. Educação, razões, crenças e convicções
1.3. Educação e mundividências
2. Torna-te aquele que és: educação e humanidade
2.1. O ser e o dever ser em educação
2.2. Ideias do humano no tempo e no espaço
2.3. Educação e antropologia negativa
3. Escolhas difíceis em educação
3.1. Entre a liberdade e a igualdade
3.2. Entre o bem e o justo
3.3. Entre o indivíduo e a sociedade
3.4. Entre a identidade e a inclusão
3.5. Entre a razão e a emoção
3.6. Entre a escola e a família
3.7. Entre a instrução e a formação
3.8. Entre criação e reprodução
3.9. Entre o crescimento e a sustentabilidade
4. Educação do termo médio: será possível passar entre Cila e Caribdes?
Métodos de Ensino
A UC inicia-se com um conjunto de quatro sessões de tipo expositivo para definição de conceitos e enquadramento geral do tema. Naturalmente que expositivo não implica, de modo algum fechado ao diálogo e à discussão.
Os mestrandos organizar-se-ão em grupos de dois. Cada grupo analisará e apresentará, em sessão reservada para o efeito, um antinomia de entre as listadas nos conteúdos (ou outra que sugiram)
As sessões restantes, incluídas as de síntese final e conclusão seguirão a metodologia de seminário para tratar os temas remanescentes. Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a memória das discussões passadas e as sínteses possíveis das posições em confronto.
Regime de avaliação continua:
1. apresentação de um tema em grupo 50% da avaliação final
2. Elaboração de um caderno de campo para notas de leitura e reflexões quotidianas. Incluirá os sumários alargados das sessões (%)50%
Regime de avaliação final: Exame escrito 100%
Os mestrandos organizar-se-ão em grupos de dois. Cada grupo analisará e apresentará, em sessão reservada para o efeito, um antinomia de entre as listadas nos conteúdos (ou outra que sugiram)
As sessões restantes, incluídas as de síntese final e conclusão seguirão a metodologia de seminário para tratar os temas remanescentes. Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a memória das discussões passadas e as sínteses possíveis das posições em confronto.
Regime de avaliação continua:
1. apresentação de um tema em grupo 50% da avaliação final
2. Elaboração de um caderno de campo para notas de leitura e reflexões quotidianas. Incluirá os sumários alargados das sessões (%)50%
Regime de avaliação final: Exame escrito 100%
Bibliografia
Brezinka.Wolgang. (1992). Belief, Morals and Education, Collected Essays on the Philosophy of Education. Aldershot: Ashgate.
Cortina, A., (2009) Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadania en el siglo XXI. (2ª. Ed). Oviedo. Ediciones Nobel.
Meurieu, Philippe, (1991). Le Choix déduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. Paris : ESF Éditeur.
Moita, M. C.(2012). Para uma ética situada: dos profissionais de educação de infância. Lisboa: APEI.
Patrão Neves, M. C. & Justino, D., (Coord). (2028) Ética aplicada à Educação. Lisboa: Edições 70.
Patrício, M. F. & Sebastião, L., (2004). Conhecimento do Mundo Social e da Vida. Passos para uma pedagogia da sageza., Lisboa, Universidade Aberta.
Renaud, I. e Renaud, M., (2016). A Teoria da Acção, in Patrão Neves, M. C. Ética. Dos fundamentos à prática , Lisboa, Edições 70 pp. 45-61
Sebastião, L., 2006, Mundividências e Educação, in Carvalho, A. D,. ((coord) Dicionário de Filosofia da Educação, Porto: Porto Editora.
Cortina, A., (2009) Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadania en el siglo XXI. (2ª. Ed). Oviedo. Ediciones Nobel.
Meurieu, Philippe, (1991). Le Choix déduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. Paris : ESF Éditeur.
Moita, M. C.(2012). Para uma ética situada: dos profissionais de educação de infância. Lisboa: APEI.
Patrão Neves, M. C. & Justino, D., (Coord). (2028) Ética aplicada à Educação. Lisboa: Edições 70.
Patrício, M. F. & Sebastião, L., (2004). Conhecimento do Mundo Social e da Vida. Passos para uma pedagogia da sageza., Lisboa, Universidade Aberta.
Renaud, I. e Renaud, M., (2016). A Teoria da Acção, in Patrão Neves, M. C. Ética. Dos fundamentos à prática , Lisboa, Edições 70 pp. 45-61
Sebastião, L., 2006, Mundividências e Educação, in Carvalho, A. D,. ((coord) Dicionário de Filosofia da Educação, Porto: Porto Editora.
Equipa Docente
- Luís Miguel dos Santos Sebastião [responsável]