2024
Tópicos de Gestão Estratégica
Nome: Tópicos de Gestão Estratégica
Cód.: GES12559D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver:
A - Conhecimento técnico e científico aprofundado em temas específicos da gestão estratégica;
B - Capacidades de envolvência e de participação na decisão estratégica;
C - Visão holística e perícia no aproveitamento de oportunidades estratégicas;
D - Capacidades de investigação, síntese, trabalho em equipa, flexibilidade e argumentação.
A - Conhecimento técnico e científico aprofundado em temas específicos da gestão estratégica;
B - Capacidades de envolvência e de participação na decisão estratégica;
C - Visão holística e perícia no aproveitamento de oportunidades estratégicas;
D - Capacidades de investigação, síntese, trabalho em equipa, flexibilidade e argumentação.
Conteúdos Programáticos
1 Teoria e prática estratégica: Da intencionalidade à emergência;
2 Conceitos, instrumentos, abordagens e contextos de aplicação: Da visão baseada no mercado à visão baseada nos recursos;
3 Pensar e agir estrategicamente para uma gestão competente: dinâmicas coopetitivas, de inovação e de internacionalização;
4 A abordagem global do planeamento estratégico: Do clássico ao moderno;
5 A investigação em estratégia.
2 Conceitos, instrumentos, abordagens e contextos de aplicação: Da visão baseada no mercado à visão baseada nos recursos;
3 Pensar e agir estrategicamente para uma gestão competente: dinâmicas coopetitivas, de inovação e de internacionalização;
4 A abordagem global do planeamento estratégico: Do clássico ao moderno;
5 A investigação em estratégia.
Métodos de Ensino
a) O método adoptado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo ensino-investigação-aplicação, pelo que as sessões lectivas compreendem: sessões expositivas, leituras acompanhadas, sessões de trabalho em equipa e de discussão sobre os trabalhos realizados;
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em papel ou em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora); Através da plataforma Moodle é assegurada a interacção não presencial (tutorial) com o aluno.
c) A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas (estudos de caso, trabalhos «tópicos de leituras acompanhadas»), individuais e em grupo, com ponderações diferenciadas para a classificação final.
b) Os materiais de apoio são disponibilizados em papel ou em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora); Através da plataforma Moodle é assegurada a interacção não presencial (tutorial) com o aluno.
c) A avaliação é baseada no desempenho em diversas provas (estudos de caso, trabalhos «tópicos de leituras acompanhadas»), individuais e em grupo, com ponderações diferenciadas para a classificação final.
Bibliografia
AA.VV. (2009). STRATEGOR - Toute la Stratégie d Entreprise, 5e Ed, Dunod, Paris.
GRANT, R. (2016). Contemporary Strategy Analysis, 9th. Ed., Wiley.
HAMEL, G. (2007), The Future of Management, Harvard Business School Press.
JOHNSON, G., K. SHOLES & WHITTINGTON (2008). Exploring Corporate Strategy, 8th. Ed., Prentice Hall.
KAPLAN, R. & D. NORTON (2008). The Execution Premium; rethinking strategy to operations for
competitive advantage Harvard Business Press.
KIM, W. & R. MAUBORGNE (2015). Estratégia Oceano Azul. Conjuntura Actual.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. Bk Publishers Inc., Oakland.
MINTZBERG, H. (2009). Managing, FT-Printice Hall.
PORTER, M. (2008). On Competition. Harvard Business School Press.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity,
Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
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JOHNSON, G., K. SHOLES & WHITTINGTON (2008). Exploring Corporate Strategy, 8th. Ed., Prentice Hall.
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Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
Equipa Docente
- António João Coelho de Sousa [responsável]