Planeamento e Intervenção Social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
a) subsistência do planeamento / intervenção no tempo e no espaço.
b) identificar características, tendências e problemas do mundo actual, assim como referir o leque de respostas ou opções que podem ser seleccionadas para os enfrentar, e aí situar o papel do planeamento / intervenção no contexto de uma sociologia da acção.
c) conhecer as características genéricas e específicas do processo de planeamento / intervenção social.
d) identificar algumas experiências de planeamento/intervenção social, nomeadamente a partir do testemunho de profissionais envolvidos.
Conteúdos Programáticos
A. QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1. A situação social no Mundo e em Portugal;
2. Noções e conceitos fundamentais;
3. Os fundamentos individuais do planeamento;
4. Os fundamentos sociais/colectivos do planeamento.
B. CONTEXTOS ATUAIS DA INTERVENÇÃO SOCIOLÓGICA
1. Âmbito e caracterização da Sociologia de intervenção;
2. Domínios para uma teoria de acção: conhecimento/acção, actor/ sistema;
3. Participação e cidadania nos processos de planeamento;
4. As novas tendências do Planeamento.
C. PLANEAMENTO E A METODOLOGIA PARTICIPATIVA DO PLANEAMENTO
1. Dimensões, funções e papel do planeamento;
2. Tipos de Planeamento;
3. Modelos de intervenção;
4. Etapas de elaboração de Projectos de intervenção social;
5. Avaliação e sistemas de acompanhamento;
6. Obstáculos/debilidades inerentes ao processo de planeamento.
D. EXPERIÊNCIAS DE PLANEAMENTO / INTERVENÇÃO SOCIAL
(promovidas por entidades/organizações públicas e/ou entidades/organizações privadas no plano nacional, regional e local).
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com recursos aos metodos expositivos e interrogativos. Foram realizadas vistitas de instituições que desenvolvem intervenção social: ARASS, Cáritas, Cruz Vermelha e SICAD.
Bibliografia
AEP (2002), A metodologia de Planeamento de Projectos por Objectivos (MPPO), s.l., AEP. Câmara de Comércio e Indústria.
BALTAZAR, M (2004) “Da pobreza e exclusão à inclusão social – uma estratégia europeia”. Economia e Sociologia, 77: 15 – 28.
COHEN, E (1999). Avaliação de Projectos Sociais. Petrópolis: Ed Vozes.
FIALHO, J.;SILVA, C.; SARAGOÇA, J. (2015) Diagnóstico social. Teoria, metodologia e casos práticos. Lisboa: edições Sílabo.
GUERRA, I(2002), Fundamentos e Processos de Uma Sociologia da Acção. Cascais: Principia
LEWIS, James P. (1999), Manual Prático da Gestão de Projectos, Mem Martins: Ed CETOP.
SANTOS, M (2008) “O Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado”. REGO, M e BALTAZAR, M (coords) (2008), Novos cenários de desenvolvimento do Alentejo, Lx: Caleidoscópio.
SERRANO, G. (2008), Elaboração de Projectos Sociais – casos práticos, Porto: Porto Ed.
SCHIEFER, U. et al (2006), Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Cascais: Princípia.
Equipa Docente
- Lidia Patricia Santos Amaral Tomé [responsável]