2023

Estudos de Arte e dos Media IV

Nome: Estudos de Arte e dos Media IV
Cód.: VIS12773L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A finalidade substancial da cadeira pretende que o estudante se debruce sobre o polémico tema da Crítica de
Arte, que assimile e reflita sobre as questões da legitimação do objecto artístico, dos diversos criadores de opinião
e dos vários públicos, e que ao integrar os conhecimentos transmitidos elabore análises e sínteses pessoais,
criativas e fundamentadas. Pretende-se que o estudante apreenda um conjunto de saberes úteis que se
explanam no programa e que desenvolva uma maior capacidade de discernimento na sua formação enquanto
futuro artista.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: o "Mundo da Arte" visto como um tabuleiro de xadrez.
2. Os múltiplos caminhos da Crítica de Arte.
2.1. Três Percursos Primeiros:
2.1.1. Salon e opinião emancipada. Diderot e a projeção da doxa.
2.1.2. Baudelaire - A estetização da modernidade e o moderno.
2.1.3. O caso Émile Zola.
2.2. Valor judicativo e os diversos discursos da crítica - Para que serve o juízo?
3. Singularidade soberana e condição crítica.
3.1. Singularidade-Singularidade: Aby Warburg.
3.2. A Crítica como um monstro - a Hidra de James Elkins.
4. A imagem-crítica: os artistas e a crítica.
4.1. Caricatura, Ilustração e outras imagens ao serviço da crítica: uma visão nacional e internacional.
5. Praxis e crítica epistemológica: poder e criadores de opinião.
5.1. Alguns criadores de opinião do passado e do presente: de Arthur C. Danto a Thierry de Duve.
5.2. Alguns criadores de opinião do passado e do presente em Portugal: de Ramalho Ortigão a Alexandre Melo et
alli.
6. Públicos.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão através de exposição teórica, recorrendo a meios audiovisuais que dinamizem a aprendizagem.
Apelar-se-á à participação, leitura, reflexão, análise de textos atualizados, à visita a exposições. A avaliação
será contínua, mediante análise dos seguintes elementos: 1. Uma proposta de comunicação oral de 30 minutos.
Os alunos que não forem selecionados para a apresentação oral terão de elaborar um trabalho de investigação
escrita; 2. Uma ou duas frequências; 3. Os trabalhos, a assiduidade, pontualidade e participação no decurso das
aulas. Os critérios são os seguintes: qualidade e quantidade do trabalho; capacidade de evoluir através das
aptidões próprias e da integração dos conhecimentos adquiridos; assiduidade do aluno como garantia de
aprendizagem. As percentagens de cálculo da avaliação organizam-se da seguinte forma: 50% frequências; 30%
trabalho; 20% assiduidade e participação. Existe a possibilidade de a avaliação ser realizada através de exame
final.

Bibliografia

Argan, G. C. (1988). Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa.
Elkins, J. (2004). What happened to art criticism? Chicago: PPP.
Foster, H. (2015). Bad new days: art, criticism, emergency. London: Verso.
Houston. K. (2013). An introduction to art criticism. Boston: Pearson.
Galassi, S., McCully, M. (2011). Picasso’s drawings 1890-1921: reinventing tradition. N.Y., Washington, New Haven,
London: Yale University Press.
Guasch, A. M. (ed.) (2003). La crítica de arte: historia, teoria y praxis. Barcelona: Ediciones del Serbal.
Leandro, S. (ed.) (2007). Seminários de Estudos de Arte. Évora: CHAIA.
Neill, A.; Ridley, A. (eds.). Arguing about art: contemporary philosophical debates. London, N.Y.: Routledge, 2004.
Lésper, A. (2017). El fraude del Arte Contemporáneo
https://drive.google.com/file/d/0B_e88Ou1R3TQUmNlWVYyRHdyUGEzZUU1QVVxdWtoTFFpTlFv/view
Barrett, T. (2011). Criticizing Art: understanding the contemporary. N.Y.: McGraw-Hill.
Venturi, L. (1984). História da crítica de arte. Lisboa: Edições 70.

Equipa Docente