2023

Seminário Temático 3

Nome: Seminário Temático 3
Cód.: FIL12630D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns dos
projetos de doutoramento
2. Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3. Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4. Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5. Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas
dos seus projetos nascentes
6. Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.

Conteúdos Programáticos

Filosofia para Crianças

1.A relação entre Filosofia, Política e Educação
1.1 O grupo de Chicago: Dewey, Arendt, Nussbaum
1.2 A proposta singular de Lipman (P4C) dentro do pragmatismo

2. FpC e a revisão dos conceitos e das fronteiras filosóficas
2.1 O exercício filosófico em questão
2.2 A iniciação filosófica ao pensar critico, criativo e cuidadoso (Callan, Siegel, Noddings)

3. Tendências e pontos críticos
3.1 A tendência analítica e terapêutica (Brenifier)
3.2 A vulgarização pedagógica: a potencialidade da transversalidade e o risco da perda de identidade
filosófica

4. Espaço de experiência: comunidade investigativa

Métodos de Ensino

O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins

A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).

Bibliografia

Arendt, H. (1958). The Human Condition. Chicago: The University of Chicago Press.
Brenifier, O. (2002). Enseigner par de débat. Rennes: CRDP Bretagne.
Callan, E. (1997). Creating Citizens: Political Education and Liberal Democracy, Oxford: Clarendon Press,
Oxford.
Dewey, J. (2009) (1916). Democracy and Education. Radford: Wilder Publications
Lipman, M. (2010). Philosophy goes to school. Philadelphia: Temple University Press.
Noddings, N. (1984) Caring: A Feminine Approach to Ethics and Moral Education, Berkeley: University of
California Press.
Nussbaum, M. (1997). Cultivating Humanity. Harvard: Fellow College of Harvard.
Siegel, H. (1988). Educating Reason: Rationality, Critical Thinking, and Education, London: Routledge.