Mudança de Par Instituição/Curso

Para quem

Este concurso destina-se a estudantes que pretendam matricular-se num curso e/ou numa Instituição de Ensino Superior diferente daquele em que esteve matriculado no(s) ano(s) letivo(s) anteriore(s). Podem candidatar-se estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par Instituição/Curso e não o tenham concluído;
  • Tenham concluído o ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente e realizado os exames nacionais ou equivalentes às provas de ingresso fixadas para esse curso na Universidade de Évora, para o ano letivo a que se candidata, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso; Os exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
  • Tenham obtido, nesses exames, a classificação mínima exigida para o curso pretendido, no ano letivo de candidatura, no Concurso Nacional de Acesso.

Para acesso e ingresso na licenciatura em Música da UÉ para além das condições de acesso para mudança de par Instituição/Curso e à regulamentação e seriação a que está sujeito no âmbito deste regime, os candidatos terão de previamente inscrever-se e obter aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE).

Como candidatar-se

As candidaturas devem ser submetidas online, em formulário próprio, sendo requerido registo prévio .

1º passo:  Registo aqui .
2º passo:  Preenchimento de formulário de candidatura aqui .

Na candidatura terá de anexar os seguintes documentos  em formato digital:

  • Documento comprovativo de matrícula/inscrição no estabelecimento de ensino de origem;
  • Certificado de aprovações em unidades curriculares (não aplicável aos alunos da UÉ) onde constem os ECTS, as áreas científicas e as classificações obtidas. No caso do Certificado não contemplar as áreas científicas é necessário anexar o Plano de Estudos em Diário da República;
  • Declaração, emitida pelo estabelecimento de ensino de origem, de não prescrição de matrícula para ano letivo a que se candidata (pode ser entregue após admissão, mas a matricula fica sujeita à sua entrega);
  • Documento comprovativo da aprovação nos exames nacionais do ensino secundário, correspondentes às provas de ingresso fixadas pela UÉ para o Concurso Nacional de Acesso para o curso ao qual se candidata, com as respetivas classificações;
  • Documento comprovativo de exceção ao estatuto de estudante internacional no caso de ter nacionalidade de um país fora da União Europeia, mas estar abrangido por um dos casos em que não se aplica esse estatuto.

A candidatura apenas será analisada após pagamento da taxa de candidatura.

Os candidatos à licenciatura em Música devem inscrever-se e obter aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE)  sendo automaticamente considerados candidatos a este concurso caso o tenham indicado na inscrição da PAVE, contudo é imprescindível a validação da candidatura  nos prazos de candidatura deste regime. As provas realizam-se nos prazos definidos no Calendário de Candidaturas .

A autenticação dos documentos de candidatura e a apresentação do documento de identificação tem de ser efetuada até 31 de dezembro do ano letivo em que ingressa. As habilitações obtidas em países fora da União Europeia têm de ser legalizadas pela Embaixada ou Consulado português  no país de origem das habilitações ou mediante aposição da Apostila de Haia .

A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor  sobre esta matéria.

Calendário

1ª Fase  

  • Candidaturas: 02/mar/2020 até 19/jun/2020
  • Resultados: Até 09/jul/2020
  • Matrículas: 09/jul/2020 até 15/jul/2020
  • Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável: Até 21/jul/2020
  • Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável: 21/jul/2020 até 27/jul/2020

2ª Fase  

  • Candidaturas: 21/jul/2020 até 21/ago/2020
  • Resultados: Até 4/set/2020
  • Matrículas: 04/set/2020 até 08/set/2020
  • Resultados após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável: Até 14/set/2020
  • Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável: 14/set/2020 até 18/set/2020

NOTA:
A 2ª fase de candidaturas está sujeita às vagas sobrantes após colocações, recolocações e redistribuição de vagas na 1ª fase. Por conseguinte, pode haver cursos que não abrem 2ª fase de candidaturas.

Vagas

Consulte no curso a informação sobre as vagas .

Requisitos de Acesso

(i) As candidaturas aos cursos em que sejam exigidos pré-requisitos  estão condicionadas à satisfação dos mesmos, devendo ser entregue declaração comprovativa no ato de matrícula.
(ii) Não é permitido  requerer mudança de par Instituição/Curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par Instituição/Curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso, e no qual se tenha matriculado e inscrito.

Regulamentos e guias

Titulares de Ensino Secundário Estrangeiro

Contactos

Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o  Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.

Clique aqui  para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.