Concurso Nacional de Acesso

PARA QUEM

A maioria das candidaturas aos cursos de Licenciatura (1º ciclo) e de Mestrado Integrado  é feita através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. É organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior decorrendo no final do ano letivo em três fases de candidatura.

Para poder efetuar a candidatura tem de:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso  exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer;
  • Realizar os pré-requisitos    se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer

As provas de ingresso exigidas para cada uma das licenciaturas ou Mestrados Integrados da Universidade de Évora, bem como a nota do último colocado no ano letivo antecedente, a fórmula de cálculo da nota de candidatura, a classificação mínima exigida e as vagas disponíveis consulte o nosso Portal em Cursos . 

COMO CANDIDATAR-SE

As candidaturas são realizadas através de uma plataforma online,  disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior.

Documentos Necessários para a candidatura:

  • Senha de acesso  ao sistema de candidatura online;
  • Ficha ENES emitida pela Escola Secundária onde foram realizados os exames nacionais;
  • Ficha Pré-Requisitos  se algum dos pares instituição/curso exigir pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.

A informação disponível neste Portal, não dispensa a consulta do site da DGES .

CALENDÁRIO

A ser divulgado no site da DGES

VAGAS

Consulte no curso a informação sobre as vagas .

CONTINGENTES ESPECIAIS

Na 1.ª fase do concurso nacional as vagas fixadas para cada curso em cada Instituição de ensino superior são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais que se destinam a candidatos em condições especiais, nomeadamente:

O candidato terá de satisfazer todos os requisitos e condições exigidos no contingente geral, aplicando-se as mesmas regras, nomeadamente: a necessidade de realizar as provas de ingresso e o período de validade destas, a forma de utilização das notas em cada fase de candidatura e os exames realizados no estrangeiro.  Os prazos de candidatura estão definidos no calendário a ser disponibilizado no site da DGES , podendo candidatar-se apenas aos contingentes especiais na 1ª fase exceto candidatos com deficiência que poderão candidatar-se na 2ª fase.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES):

Contactos

O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora presta apoio à submissão online da candidatura.

Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
telefone: +351 266 760 220

Horário de atendimento:  
Segundas, quartas e sextas: das 9:30 às 16:00
Terças e quintas: das 9:30 às 13:00