Concurso Nacional de Acesso
PARA QUEM
A maioria das candidaturas aos cursos de Licenciatura (1º ciclo) e de Mestrado Integrado é feita através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. É organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior decorrendo no final do ano letivo em três fases de candidatura.
Para poder efetuar a candidatura tem de:
- Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
- Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer;
- Realizar os pré-requisitos se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer.
As provas de ingresso exigidas para cada uma das licenciaturas ou Mestrados Integrados da Universidade de Évora, bem como a nota do último colocado no ano letivo antecedente, a fórmula de cálculo da nota de candidatura, a classificação mínima exigida e as vagas disponíveis consulte o nosso Portal em Cursos .
COMO CANDIDATAR-SE
As candidaturas são realizadas através de uma plataforma online, disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior.
Documentos necessários para a candidatura:
- Senha de acesso ao sistema de candidatura online;
- Ficha ENES emitida pela Escola Secundária onde foram realizados os exames nacionais;
- Ficha Pré-Requisitos se algum dos pares instituição/curso exigir pré-requisitos dos Grupos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z.
A informação disponível neste Portal, não dispensa a consulta do site da DGES .
CALENDÁRIO
A ser divulgado no site da DGES
VAGAS
Consulte no curso a informação sobre as vagas .
Provas de Ingresso para 2025/26 e 2026/27
Nos termos do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, conjugado com os artigos 18.º e 20.º, à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), compete fixar o elenco de provas de ingresso, sob proposta das instituições de ensino superior, não podendo o número de provas exigidas para o ingresso em cada par instituição/ciclo de estudos ser inferior a dois e superior a três, e podendo a CNAES, por solicitação fundamentada do órgão legal e estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior, autorizar que, para determinados pares estabelecimento/Curso, o número de elencos seja elevado até um máximo de seis.
Neste âmbito e na sequência da introdução da obrigatoriedade de que o número de provas exigidas para o ingresso em cada par instituição/ciclo de estudos não pode ser inferior a dois e superior a três, pelo Decreto-Lei n.º 64-A/2023, de 31 de julho, que procedeu à décima alteração ao Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, na sua redação atual, dispondo o artigo 34.º daquele Decreto-Lei que as alterações relativas ao número de provas de ingresso e à fórmula de cálculo da classificação de candidatura resultantes, são aplicáveis às candidaturas ao ensino superior para acesso e ingresso a partir do ano letivo 2025/2026.
Consulte aqui a Deliberação da CNAES n.º 852/2024, publicada no Diário da Republica nº126 – 2ª Série, de 2 de julho, que divulga os elencos de provas de ingresso para a candidatura ao ensino superior nos anos letivos de 2025-2026 e 2026-2027 .
CONTINGENTES ESPECIAIS
Na 1.ª fase do concurso nacional as vagas fixadas para cada curso em cada Instituição de Ensino Superior são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais que se destinam a candidatos em condições especiais, nomeadamente:
- Candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores
- Candidatos oriundos da Região Autónoma da Madeira
- Candidatos emigrantes portugueses e familiares que com ele residam
- Candidatos militares em regime de contrato
- Candidatos com deficiência
O candidato terá de satisfazer todos os requisitos e condições exigidos no contingente geral, aplicando-se as mesmas regras, nomeadamente: a necessidade de realizar as provas de ingresso e o período de validade destas, a forma de utilização das notas em cada fase de candidatura e os exames realizados no estrangeiro. Os prazos de candidatura estão definidos no calendário a ser disponibilizado no site da DGES , podendo candidatar-se apenas aos contingentes especiais na 1ª fase exceto candidatos com deficiência que poderão candidatar-se na 2ª fase.
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES):
- Provas de Ingresso
- Guia Geral de Exames
- Pré-requisitos
- Contingentes
- Regimes Especiais
- Perguntas Frequentes
- Sessões do Gabinete de Aceso ao Ensino Superior da UÉ para esclarecimento nas Escolas Secundárias
Contactos
O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora presta apoio à submissão online da candidatura.
Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
email: gaes@uevora.pt
telefone: +351 266 760 220
Horário de atendimento:
Segundas, quartas e sextas: das 9:30 às 16:00
Terças e quintas: das 9:30 às 13:00
Atendimento por agendamento: agendaratendimento@sac.uevora.pt