Matrículas

Matrículas

Através da matrícula o estudante adquire o estatuto de estudante da Universidade de Évora e o direito de se inscrever em Unidades Curriculares , sendo-lhe atribuído um número de aluno.

A matrícula mantém-se válida até ao final do seu curso, desde que não seja anulada nos termos previstos no Regulamento Académico da Universidade de Évora.

Para ser estudante da Universidade de Évora e ter acesso a todos recursos que são disponibilizados, tem que efetuar matrícula de acordo com procedimentos abaixo referidos. Se não o fizer nos prazos estipulados, assumimos o seu não interesse no Curso e a sua matrícula será anulada e a sua vaga transferida para outro candidato.

Se efetuar a matrícula, mas não pagar a primeira prestação de propinas e/ou não validar os seus documentos nos prazos definidos para tal, as propinas não são canceladas, ficando devedor. Se após a matrícula pretender desistir do Curso, terá que efetuar um requerimento em SIIUE, sendo considerado devedor nos termos do Regulamento de Propinas .

Até que sejam concluídos os procedimentos da matrícula, o pagamento da 1.ª prestação de propinas e a disponibilização de documentos, não será emitida a carta de aceitação, nem comprovativo de matrícula ou qualquer documento de certificação.

Para confirmar o seu ingresso no Curso, deve:

1.º Efetuar a sua matrícula online de acordo com prazos estipulados para o respetivo concurso

2.º Proceder ao pagamento da 1.ª prestação de propinas até 30 dias após efetuar a matrícula ;

3.º Disponibilizar documentos para validação da matrícula até 30 dias após efetuar a matrícula;

 

COMO EFETUAR A MATRÍCULA

Para efetuar a matrícula online é necessário aceder ao Sistema de Informação da Universidade de Évora - SIIUE:

  • 1º passo  - Aceder ao SIIUE  
  • 2º passo  - Utilizar as credenciais utilizadas na submissão da candidatura
  • 3º passo –   Selecionar a opção “Matrículas” (no ato da matrícula deve inserir a sua fotografia e documento de identificação)
  • 4º Passo  -  Preencher o formulário. Ver o tutorial “Como fazer a tua matrícula
  • 5º Passo  - Terminar a matricula, clicando em CONFIRMAR  .
  • 6º Passo  - Verificar no endereço de e-mail  da candidatura inserido na candidatura, a notificação de confirmação da matrícula  , no qual constará o seu nome de utilizador e palavra-passe, para aceder ao SIIUE  onde deverá efetuar os procedimentos académicos (como por exemplo inscrições, pedido de creditação), nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos e consultar Regulamentação e os valores em pagamento e respetivas referências multibanco para pagamentos.

 

 

VALORES A PAGAR

Até 30 dias após a sua matrícula deve, obrigatoriamente, pagar a 1.ª prestação de propinas. Para efetuar o pagamento, deve usar as novas credenciais de estudante  para aceder ao SIIUE e obter as informações sobre os valores e as modalidades de pagamento. 

DOCUMENTAÇÃO

Os estudantes após efetuarem matrícula, exceto estudantes ingressados pelo Concurso Nacional de Acesso, têm obrigatoriamente de apresentar os seguintes documentos:

 

  • Documentos comprovativos das suas habilitações académicas , exceto se obtidas na UÉ, para validação pela Universidade. Para tal:

 

* - no caso de documentos respeitantes a  habilitações estrangeiras obtidas fora da União Europeia , deve enviar por correio no prazo de três dias  consecutivos após receber esta notificação, os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura. De notar que têm que ser precisamente  os mesmos que inseriu na candidatura. Estes serão devolvidos quando se apresentar presencialmente na Universidade de Évora para validar a sua identificação (até 31 de outubro).
Em alternativa, pode enviar cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados.
Os documentos devem ser dirigidos para o seguinte endereço: Serviços Académicos da Universidade de Évora, Largo dos Colegiais, Apartado 94, 7002-554 Évora, Portugal),
Pode também apresentá-los presencialmente nos Serviços Académicos, até 30 dias consecutivos após a matrícula.

* - no caso de documentos respeitantes a  habilitações estrangeiras obtidas na União Europeia , deve apresentar os originais dos documentos que introduziu digitalizados na sua candidatura, no prazo de no prazo de trinta dias consecutivos após a matrícula. De notar que têm que ser precisamente  os mesmos que inseriu na candidatura.
Pode apresentá-los presencialmente nos Serviços Académicos ou pode enviar cópias desses documentos desde que essas cópias estejam certificadas por entidades competentes que assegurem que as cópias correspondem aos originais que lhes foram apresentados.
Os documentos devem ser dirigidos para o seguinte endereço: Serviços Académicos da Universidade de Évora, Largo dos Colegiais, Apartado 94, 7002-554 Évora, Portugal),
Estes serão devolvidos quando se apresentar presencialmente na Universidade de Évora para validar a sua identificação (até 31 de outubro).

* - Impresso de Pré-requisitos :  - No caso de ter sido colocado na Universidade de Évora numa licenciatura ou Mestrado Integrado com pré-requisitos   , deverá anexar à matrícula  o impresso do pré-requisito  do respetivo curso, disponibilizado pela DGES , devidamente preenchido pelo médico inscrito na Ordem dos Médicos em Portugal. Excetua-se os estudantes internacionais, que poderão efetuar matrícula on-line através do SIIUE e entregar o pré-requisito até 31 de outubro do ano de ingresso.
Os originais devem ser entregues no Balcão de Atendimento dos Serviços Académicos da UÉ até dia 31 de outubro de 2023.
A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor  no âmbito do respetivo concurso.

 

PRAZOS

A matrícula deverá ser realizada, única e exclusivamente nos seguintes prazos: nas datas previstas para o concurso/regime em que ingressa e disponíveis na Calendarização de Candidataras .

ACESSO E INGRESSO EM LICENCIATURAS E MESTRADOS INTEGRADOS:

Concurso Especial para Estudantes internacionais

1ª Fase

Matrículas : 05/abr/2023 até 10/abr/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável  : 14/abr/2023 até 21/abr/2023

Concursos especiais (Maiores de 23 Ano e Titulares Cursos Superiores) e Mudança par instituição curso

Matrículas : 09/ago/2023 até 14/ago/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável  : 21/ago/2023 até 25/ago/2023

Concurso Local de Música

Matrículas  :   16/ago/2023 a 21/ago/2023

Matrículas após redistribuição de vagas por instrumento, se aplicável :  28/ago/2023 a 31/ago/2023

 

Reingressos

1ª Fase  
Matrículas  :  09/ago/2023 até 14/ago/2023

2ª Fase  
Matrículas  :   22/set/2023 até 27/set/2023

 

ACESSO E INGRESSO EM DOUTORAMENTOS, MESTRADOS E PÓS-GRADUAÇÕES

1ª Fase   

Matrículas  : 21/abr/2023 até 26/abr/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável  : 05/mai/2023 até 10/mai/2023

2ª Fase     
Matrículas  : 21/jul/2023 até 26/jul/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável:  04/ago/2023 até 09/ago/2023

3ª Fase      
Matrículas  : 15/set/2023 até 20/set/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável  : 25/set/2023 até 27/set/2023

4ª Fase  - Exclusiva para Pós-Graduações a iniciar no Semestre Par (Nacionais, da União Europeia e Internacionais)

Matrículas  : 11/dez/2023 até 15/dez/2023
Matrículas após recolocações e/ou redistribuição de vagas, se aplicável  : 22/dez/2023 até 29/dez/2023

 

Quando prescreve a matrícula

Entende-se por prescrição a perda do direito de matrícula e inscrição anual quando o estudante não cumpra critérios mínimos de aproveitamento. Neste caso o estudante fica impedido de se candidatar e inscrever no ciclo de estudos pelo período de dois semestres consecutivos.

Os estudantes ficam sujeitos a prescrição caso não obtenham aproveitamento (não são contabilizáveis os ECTS obtidos por creditação) nas seguintes condições:

  • Aproveitamento a menos de 60 ECTS » Máximo 3 inscrições
  • Aproveitamento a 60 e a menos de 119 ECTS » Máximo 4 inscrições
  • Aproveitamento a 120 e a menos de 179 ECTS » Máximo 5 inscrições
  • Aproveitamento a 180 e a menos de 239 ECT » Máximo 6 inscrições
  • Aproveitamento a 240 e a menos de 359 ECTS » Máximo 8 inscrições
  • Aproveitamento a 360 ECTS » Máximo 9 inscrições.

No caso de estudantes de mestrado e doutoramento , o estudante tem de obter aprovação ao total de ECTS do plano de estudos do Mestrado ou do Doutoramento no número máximo de inscrições conforme referido acima, nomeadamente:

  • Mestrados com 90 a 120 ECTS, máximo 4 anos letivos para conclusão do mestrado
  • Doutoramentos com 180 ECTS, máximo 5 anos letivos para conclusão do doutoramento
  • Doutoramentos com mais de 180 ECTS, máximo 6 anos letivos para conclusão do doutoramento

Informação Complementar

Caso prescreva pode posteriormente candidatar-se a Reingresso  no mesmo curso ou em curso que o suceda, nos prazos estabelecidos anualmente por despacho reitoral.

Como anular a matrícula

A anulação de matrícula é o ato pelo qual o aluno interrompe/suspende os estudos. A anulação de matrícula deve ser feita por requerimento a ser submetido através do GESDOC  , não sendo aceite os pedidos de anulação por outras vias (mail, telefone, etc).

Prazos e Valores a pagar

De acordo com o Regulamento de Propinas  , se requerer a anulação de matrícula até 31 de outubro não será considerado devedor das prestações vincendas desse ano letivo, mas mantém-se devedor das prestações vencidas, da taxa de matrícula e do seguro escolar.

Caso o pedido de anulação seja efetuado entre 31 de outubro e 31 de dezembro fica devedor apenas das prestações do semestre ímpar. Após 31 de dezembro fica devedor de todas as prestações do ano letivo.

 

Informação Complementar

Ao requerer a anulação de matrícula, pode posteriormente candidatar-se a Reingresso no mesmo curso ou em curso que o suceda, nos prazos estabelecidos anualmente por despacho reitoral, não podendo, contudo, fazê-lo nas seguintes condições :

  • No caso de requerer anulação da matrícula até 31 de outubro no ano letivo em que ingressa, sendo neste caso necessário candidatar-se de novo a ingresso.
  • No caso de requerer anulação após 31 de outubro, não pode no ano letivo subsequente reingressar, pois a lei impõe que haja um ano letivo de interrupção dos estudos para poder ser efetuado o reingresso, podendo, contudo, reingressar posteriormente.
  • No caso do curso em que pretende reingressar não estar acreditado à data do pedido de reingresso.

Para poder efetuar a entrega de tese/dissertação/trabalho projeto/relatório de estágio no 2º ou 3º ciclo, o estudante tem de ter procedido no mínimo ao pagamento da totalidade da propina correspondente a:

a)    três anos letivos, no caso de cursos de 3º ciclo com duração de 4 anos

b)    dois anos letivos, no caos de 3º ciclo com duração de 3 anos

c)    um ano letivo no caso de 2º ciclo

d)    um ano letivo no caso de reingresso e verificação do exposto nas alíneas antecedentes

Regulamentação e Guias

Contactos

Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o  Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.

Clique aqui  para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.