Matrículas

Matrículas

Através da matrícula o estudante adquire o estatuto de estudante da Universidade de Évora e o direito de se inscrever em Unidades Curriculares , sendo-lhe atribuído um número de aluno.

A matrícula mantém-se válida até ao final do seu curso, desde que não seja anulada nos termos previstos no Regulamento Académico da Universidade de Évora.

Como efetuar a matrícula

Para efetuar a matrícula online é necessário aceder ao Sistema de Informação da Universidade de Évora - SIIUE:

  • 1º passo  - Aceder ao SIIUE
  • 2º passo  - Utilizar as credenciais:Colocados que efetuaram candidatura na UÉ  – Nome de utilizador (e-mail) e Palavra-passe) – a mesma utilizada na candidatura.
  • Colocados pelo Concurso Nacional de Acesso  devem utilizar na autenticação no SIIUE como nome de utilizador o endereço de e-mail em que receberam a notificação da DGES sobre a colocação na UÉ e a palavra-passe é a senha que nele consta
  • Colocados pelo Concurso Especial para titulares de cursos de vias profissionais do ensino secundário , serão notificados por mail pela UÉ a informar sobre as credenciais a utilizar para efetuarem matrícula
  • Colocados pela DGES através de Regimes Especiais  devem remeter mail para estudanteinternacional@sac.uevora.pt  com informação do nome, contacto telefónico e endereço de mail, sendo depois contactados pela UÉ com informação sobre como proceder à matrícula online
  • 3º passo –  Selecionar a opção “Matrículas” (no ato da matrícula deve inserir a sua fotografia e documento de identificação)
  • 4º Passo  -  Preencher o formulário. Ver o tutorial “Como fazer a tua matrícula  ”
  • 5º Passo  - Terminar a matricula, clicando em CONFIRMAR .
  • 6º Passo  - Verificar no endereço de e-mail  da candidatura submetida na UÉ ou na DGES, a notificação de confirmação da matrícula , no qual constará o seu nome de utilizador e palavra-passe, para aceder ao SIIUE  onde deverá efetuar os procedimentos académicos (como por exemplo inscrições, pedido de creditação), nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos e consultar os valores em pagamento e respetivas referências multibanco para pagamentos.

 

No caso de ter sido colocado na Universidade de Évora numa licenciatura ou Mestrado Integrado com pré-requisitos    , deverá efetuar a matrícula presencialmente  , devendo trazer consigo o impresso do pré-requisito  do respetivo curso. Excetua-se os estudantes internacionais, que poderão efetuar matrícula on-line através do SIIUE, mediante entrega dos documentos nos prazos abaixo referidos.

Valores a pagar

Pela matrícula é devido o pagamento de propinas  nos termos previstos no Regulamento de Propinas, bem como a taxa de matrícula e o seguro escolar.

A 1ª prestação de propinas tem de ser paga no prazo de 30 dias após matrícula (no caso de estudantes internacionais, a matrícula será anulada se o pagamento desta prestação não ocorrer nesse prazo). No ato de matrícula e divida também a taxa de matrícula e seguro escolar.

Documentação

Os estudantes após efetuarem matrícula, exceto estudantes ingressados pelo Concurso Nacional de Acesso, têm obrigatoriamente de apresentar os seguintes documentos:

  • até 30 dias após a matrícula, os documentos originais correspondentes aos certificados de habilitações inseridos na candidatura;
  • até 31 de agosto do ano de ingresso, o comprovativo em como pediu o visto, no caso de ser estudante internacional não residente em Portugal;
  • até 30 de novembro do ano de ingresso, os pré-requisitos emitidos por médico inscrito na Ordem dos Médicos em Portugal, no caso de ser estudante internacional ingressado em 1.º ciclo ou Mestrado Integrado que os exija, no caso de ser estudante internacional;
  • até 30 de novembro do ano de ingresso, o documento de identificação e o visto (quando aplicável).

O estudante que não proceda de acordo com os prazos acima referidos, a colocação e a matrícula são anuladas  .  Até que efetive os referidos procedimentos, não será emitido qualquer comprovativo de matrícula, certificado de aproveitamento ou documento de certificação.

A informação constante na presente página não dispensa a consulta integral da regulamentação em vigor  sobre esta matéria.

Prazos

A matrícula deverá ser realizada, única e exclusivamente nos seguintes prazos:, nas datas previstas para o concurso/regime em que ingressa e disponíveis no Calendário de procedimentos académicos , ou em Calendários Académicos .
Concurso Nacional de Acesso
1ª Fase 

  • matrículas online: de 12 a 16 de setembro de 2022
  • matrículas presenciais (mediante agendamento) nos Claustros da UÉ: das 14h de dia 12  até às 17h de dia 14 de setembro (com interrupção das 13h às 14h)

2ª Fase  - matrículas online: 30 de setembro a 3 de outubro
3ª fase  - matrículas online: 17 a 20 de outubro
 
Concurso para titulares de cursos de vias profissionais e artísticos de ensino secundário
1ª Fase

  • matrículas online: de 13 a 16 de setembro
  • matrículas presenciais (mediante agendamento) nos Claustros da UÉ: das 14h de dia 13  até às 17h de dia 14 de setembro (com interrupção das 13h às 14h)

 
Regimes Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior
Matrículas online: de 15 a 23 de setembro de 2022
 
Concursos Local de acesso e ingresso na Licenciatura de Música
Matrículas online de Recolocados:  06 a 9 de setembro de 2022
 
Concursos Especiais: M23, Titulares de Cursos Superiores e mudança par instituição curso
Matrículas online de Recolocados:  06 a 9 de setembro de 2022 (presenciais nos SAC apenas para cursos com pré-requisitos)
 
Concurso Local de acesso e ingresso em Doutoramentos, Mestrados e Pós-Graduações
Matrículas online: de 20 a 23 de setembro de 2022
Matrículas online de Recolocados:  27 a 30 de setembro de 2022
 
Reingressos
Matrículas online: de 3 a 7 de outubro de 2022

Consulte Calendário de procedimentos académicos  , ou em Calendários Académicos  .

Quando prescreve a matrícula

Entende-se por prescrição a perda do direito de matrícula e inscrição anual quando o estudante não cumpra critérios mínimos de aproveitamento. Neste caso o estudante fica impedido de se candidatar e inscrever no ciclo de estudos pelo período de dois semestres consecutivos.

Os estudantes ficam sujeitos a prescrição caso não obtenham aproveitamento (não são contabilizáveis os ECTS obtidos por creditação) nas seguintes condições:

  • Aproveitamento a menos de 60 ECTS » Máximo 3 inscrições
  • Aproveitamento a 60 e a menos de 119 ECTS » Máximo 4 inscrições
  • Aproveitamento a 120 e a menos de 179 ECTS » Máximo 5 inscrições
  • Aproveitamento a 180 e a menos de 239 ECT » Máximo 6 inscrições
  • Aproveitamento a 240 e a menos de 359 ECTS » Máximo 8 inscrições
  • Aproveitamento a 360 ECTS » Máximo 9 inscrições.

No caso de estudantes de mestrado e doutoramento , o estudante tem de obter aprovação ao total de ECTS do plano de estudos do Mestrado ou do Doutoramento no número máximo de inscrições conforme referido acima, nomeadamente:

  • Mestrados com 90 a 120 ECTS, máximo 4 anos letivos para conclusão do mestrado
  • Doutoramentos com 180 ECTS, máximo 5 anos letivos para conclusão do doutoramento
  • Doutoramentos com mais de 180 ECTS, máximo 6 anos letivos para conclusão do doutoramento

Informação Complementar

Caso prescreva pode posteriormente candidatar-se a Reingresso  no mesmo curso ou em curso que o suceda, nos prazos estabelecidos anualmente por despacho reitoral.

Como anular a matrícula

A anulação de matrícula é o ato pelo qual o aluno interrompe/suspende os estudos. A anulação de matrícula deve ser feita por requerimento a ser submetido através do GESDOC  , não sendo aceite os pedidos de anulação por outras vias (mail, telefone, etc).

Prazos e Valores a pagar

De acordo com o Regulamento de Propinas  , se requerer a anulação de matrícula até 31 de outubro não será considerado devedor das prestações vincendas desse ano letivo, mas mantém-se devedor das prestações vencidas, da taxa de matrícula e do seguro escolar.

Caso o pedido de anulação seja efetuado entre 31 de outubro e 31 de dezembro fica devedor apenas das prestações do semestre ímpar. Após 31 de dezembro fica devedor de todas as prestações do ano letivo.

 

Informação Complementar

Ao requerer a anulação de matrícula, pode posteriormente candidatar-se a Reingresso no mesmo curso ou em curso que o suceda, nos prazos estabelecidos anualmente por despacho reitoral, não podendo, contudo, fazê-lo nas seguintes condições :

  • No caso de requerer anulação da matrícula até 31 de outubro no ano letivo em que ingressa, sendo neste caso necessário candidatar-se de novo a ingresso.
  • No caso de requerer anulação após 31 de outubro, não pode no ano letivo subsequente reingressar, pois a lei impõe que haja um ano letivo de interrupção dos estudos para poder ser efetuado o reingresso, podendo, contudo, reingressar posteriormente.
  • No caso do curso em que pretende reingressar não estar acreditado à data do pedido de reingresso.

Para poder efetuar a entrega de tese/dissertação/trabalho projeto/relatório de estágio no 2º ou 3º ciclo, o estudante tem de ter procedido no mínimo ao pagamento da totalidade da propina correspondente a:

a)    três anos letivos, no caso de cursos de 3º ciclo com duração de 4 anos

b)    dois anos letivos, no caos de 3º ciclo com duração de 3 anos

c)    um ano letivo no caso de 2º ciclo

d)    um ano letivo no caso de reingresso e verificação do exposto nas alíneas antecedentes

Regulamentação e Guias

Contactos

Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o  Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.

Clique aqui  para consultar o horário de atendimento e contactos dos Serviços Académicos.