Titulares de cursos de vias profissionais do nível secundário
PARA QUEM
Estes concursos especiais destinam-se a estudantes que tenham concluído o nível secundário por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados. Aplicam-se a titulares das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário , conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações :
- Cursos profissionais;
- Cursos de aprendizagem;
- Cursos de educação e formação para jovens;
- Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I.P.;
- Cursos artísticos especializados;
- Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
- Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
- Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
- Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional.
Para poder efetuar a candidatura ao concurso especial (na plataforma da DGES) tem de:
- Ser titular de um curso de dupla titulação de nível secundário ou de um curso artístico especializado, ou de habilitação legalmente equivalente.
- Realizar e obter aproveitamento nas provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas nos diferentes cursos e instituições a que vai concorrer (ver informação de requisitos de acesso ).
- Apresentar os pré-requisitos se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer.
- Realizar as Provas de Avaliação Vocacional Específica (PAVE) para acesso na licenciatura de Música (ver prazo de inscrição na PAVE a realizar-se na UÉ antes da Prova de avaliação de conhecimentos e competências )
As provas de avaliação de conhecimentos e competências tem um peso de 30% na classificação dos candidatos, sendo necessário na candidatura apresentar certificado a ser emitido pela Instituição onde realizou as provas.
COMO CANDIDATAR-SE
As candidaturas aos cursos de 1.º ciclo ou Mestrado Integrado são realizadas através de uma plataforma online, disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior.
A informação disponível neste Portal, não dispensa a consulta do site da DGES .
CALENDÁRIO DE CANDIDATURAS
Consulte AQUI a informação relativa a apresentação de candidaturas à 1ª fase
Para mais informações consulte o site da DGES .
VAGAS
Os cursos a que se pode candidatar dependem da área de formação do curso de dupla titulação de nível secundário ou do curso artístico especializado de que é titular. Se estiver interessado em candidatar-se a um 1.º ciclo ou Mestrados Integrados da Universidade de Évora, verifique se pode candidatar-se a esse curso, consultando a tabela que estabelece as correspondências entre as áreas CNAEF dos cursos profissionais e cursos artísticos especializados, com os 1.º ciclos e Mestrados Integrados da Universidade de Évora. Consulte aqui as vagas disponíveis em cada curso.
REQUISITOS DE ACESSO - Provas de Avaliação de Conhecimento e competências
Para poder efetuar candidatura ao concurso especial para titulares de cursos profissionais do ensino secundário e e cursos artísticos especializados é necessário a inscrição e aprovação nas provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas nos diferentes cursos e instituições a que vai concorrer.
Calendário e local das provas de avaliação
A Universidade de Évora integra uma rede de Instituições do Ensino Superior do Sul e das Ilhas, que decidiu organizar em conjunto as provas de avaliação de conhecimentos e competências. As provas são realizadas no mesmo dia e à mesma hora, nas várias instituições da rede:
- Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Universidade dos Açores
- Universidade do Algarve
- Universidade de Évora
- Universidade da Madeira
O candidato pode realizar a prova em qualquer das instituições onde ela é oferecida, independentemente do curso/instituição da rede a que pretenda candidatar-se. O estudante tem de se inscrever na prova na instituição onde pretende realizar a prova.
O calendário é o seguinte:
- Sessões de Esclarecimento aos candidatos e Escolas Profissionais: Ver calendarização
- Inscrição nas provas: De 2 de maio a 29 de maio de 2023 (para endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt )
- Afixação das listas provisórias de inscritos: Até 5 de junho de 2023 – Ver lista provisória
- Reclamações Às listas provisórias de inscritos: 6 e 7 de junho de 2023 (para endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt )
- Afixação das listas definitivas de inscritos: Até 13 de junho de 2023 - Ver lista de inscritos
- Realização das provas: 16 de junho de 2023, às 15 horas (Portugal Continental e Ilha da Madeira) 14h (Ilha dos Açores) :
Sala 295 no Edifício Espirito Santo da Universidade de Évora – provas de: Biologia; Matemática; Matemática Ciências sociais e Educação
Sala 296 no Edifício Espirito Santo da Universidade de Évora – provas de: História da Cultura e das Artes; Economia; Psicologia
- Apresentação de comprovativo de justificação de falta às provas*: De 16 a 23 de junho de 2023 (para endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt )
- Realização das provas*: 3 de julho de 2023, às 15 horas (Portugal Continental e Ilha da Madeira) 14h (Ilha dos Açores)
- Afixação das pautas de classificação: 7 de julho de 2023 (ver Resultados de Provas )
- Consulta da prova: 10 e 11 julho de 2023
- Apresentação de requerimento para reapreciação da prova: 10 a 12 de julho de 2023 (para endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt )
- Afixação das pautas finais de classificação: Até 27 de julho de 2023 (ver Resultados de Provas )
*Aplicável a situações devidamente fundamentadas, nomeadamente, doenças infetocontagiosas, internamento hospitalar, morte de familiar ou cumprimento de obrigações legais e serviço oficial.
Como inscrever-se nas provas
Quem pretenda realizar as provas na Universidade de Évora, deve remeter no prazo definido a inscrição por correio eletrónico para o endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt , através do formulário abaixo disponibilizado, devendo ser anexada a documentação seguinte:
- Certificado de habilitações referente ao curso de dupla certificação de nível secundário ou curso artístico especializado; ou Documento comprovativo que se encontra a frequentar o 12º ano de um curso de dupla certificação de nível secundário ou curso artístico especializado;
- Formulário preenchido disponibilizado no portal da UÉ;
- Comprovativo de pagamento da taxa de emolumentos.
Após submissão da inscrição com a documentação acima referida, receberá uma notificação, por correio eletrónico, com a confirmação da submissão. A inscrição só será considerada se o pagamento tiver sido feito no prazo previsto.
A inscrição na prova de avaliação carece de emolumentos no valor de 25,00 €, sendo o pagamento efetuado através de transferência bancária mediante as seguintes coordenadas:
BANCO: SANTANDER TOTTA
NOME: Universidade de Évora Propinas
CONTA: 0003 39840269020
NIB: 0018 0003 39840269020 81
IBAN: PT50 0018 0003 39840269020 81
BIC/SWIFT: TOTAPTPL
Que provas é que tem de realizar
Cada prova de avaliação de conhecimentos e competências é constituída por duas partes. A primeira parte incide sobre Língua e Cultura Portuguesa e a segunda parte avalia os conhecimentos na área específica da prova em que se inscreve (Biologia, Economia, História da Cultura e das Artes, Matemática para Ciências Sociais e Educação, Matemática, Física e Psicologia). A prova a realizar depende do curso a que se quer candidatar, conforme pode consultar nesta tabela . No caso de pretender candidatar-se a um curso de outra instituição do Consórcio Sul e Ilhas, consulte nessa instituição as vagas disponíveis e as provas que tem de realizar. Deverá confirmar se com o curso de que é titular (área CNAEF) permite a candidatura à licenciatura ou Mestrado Integrado que pretende.
Regulamentação e guias
- Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril - Cria os concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados
- Portaria n.º 150/2020, de 22 de junho - Regulamento da candidatura por titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
- Deliberação n.º 558/2020, de 15 de maio | Elenco de áreas de educação e formação
- Despacho n.º 69/2022 - Adenda ao Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na Universidade de Évora – Concursos Especiais – Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados – Republicação de Anexo
- Portaria 198/2020, de 18 de Agosto - Regulamento Geral
- Tabela de emolumentos
Contactos
O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora presta apoio à submissão online da candidatura.
Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
telefone: +351 266 760 220
Horário de atendimento:
Segundas, Quartas e Sextas: das 9:30 às 16:00
Terças e Quintas: das 9:30 às 13:00
Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.