Titulares de cursos de vias profissionais do nível secundário

Titulares de cursos de vias profissionais do nível secundário

PARA QUEM

Estes concursos especiais destinam-se a estudantes que tenham concluído o nível secundário por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados. Aplicam-se a titulares de:

  • Cursos profissionais;
  • Cursos de aprendizagem;
  • Cursos de educação e formação para jovens;
  • Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I.P.;
  • Cursos artísticos especializados;
  • Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
  • Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
  • Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional.

Para poder efetuar a candidatura tem de:

  • Ser titular de um curso de dupla titulação de nível secundário ou de um curso artístico especializado, ou de habilitação legalmente equivalente.
  • Realizar as provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas nos diferentes cursos e instituições a que vai concorrer  (ver informação de requisitos de acesso ).
  • Realizar os pré-requisitos  se forem exigidos pela instituição para o curso a que vai concorrer.

As provas de avaliação de conhecimentos e competências tem um peso de 30% na classificação dos candidatos.

COMO CANDIDATAR-SE

As candidaturas aos cursos de 1.º ciclo ou Mestrado Integrado são realizadas através de uma plataforma online, disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior.

A informação disponível neste Portal, não dispensa a consulta do site da DGES .

 

 

CALENDÁRIO DE CANDIDATURAS

Apresentação de candidaturas à 1ª fase: 

Para mais informações consulte o site da DGES

VAGAS

Os cursos a que se pode candidatar dependem da área de formação do curso de dupla titulação de nível secundário ou do curso artístico especializado de que é titular. Se estiver interessado em candidatar-se a um 1.º ciclo ou Mestrados Integrados da Universidade de Évora, verifique se pode candidatar-se a esse curso, consultando a tabela  que estabelece as correspondências entre as áreas CNAEF dos cursos profissionais e cursos artísticos especializados, com os 1.º ciclos e Mestrados Integrados da Universidade de Évora. Consulte aqui  as vagas disponíveis em cada curso.

REQUISITOS DE ACESSO - Provas de Avaliação de Conhecimento e competências 

Para poder efetuar candidatura ao concurso especial para titulares de cursos profissionais do ensino secundário e e cursos artísticos especializados é necessário a inscrição e aprovação nas provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas nos diferentes cursos e instituições a que vai concorrer.

Calendário e local das provas de avaliação

A Universidade de Évora integra uma rede de Instituições do Ensino Superior do Sul e das Ilhas, que decidiu organizar em conjunto as provas de avaliação de conhecimentos e competências. As provas são realizadas no mesmo dia e à mesma hora, nas várias instituições da rede:

O candidato pode realizar a prova em qualquer das instituições onde ela é oferecida, independentemente do curso/instituição da rede a que pretenda candidatar-se. O estudante tem de se inscrever na prova na instituição onde pretende realizar a prova.

O calendário é o seguinte:

  • Sessões de Esclarecimento aos candidatos e Escolas Profissionais: entre 15 de abril a 15 de junho;
  • Inscrição nas provas: 31 de maio a 23 de junho 2021;
  • Realização das provas: 12 de julho de 2021, às 14:30 (Portugal Continental e Ilha da Madeira); 13:30 (Ilha dos Açores);
  • Resultados das provas:  até 21 de julho de 2021;
  • Pedidos de Revisão de Provas: 23 e 26 de julho de 2021;
  • Pauta final: até 3 de agosto de 2021.

Como inscrever-se nas provas

Quem pretenda realizar as provas na Universidade de Évora, deve remeter no prazo definido a inscrição por correio eletrónico para o endereço inscricaoexames@sac.uevora.pt , através do formulário abaixo disponibilizado, devendo ser anexada a documentação seguinte:

  • Certificado de habilitações referente ao curso de dupla certificação de nível secundário ou curso artístico especializado; ou Documento comprovativo que se encontra a frequentar o 12º ano de um curso de dupla certificação de nível secundário ou curso artístico especializado;
  • Formulário preenchido  disponibilizado no portal da UÉ;
  • Comprovativo de pagamento da taxa de emolumentos.

Após submissão da inscrição com a documentação acima referida, receberá uma notificação, por correio eletrónico, com a confirmação da submissão. A inscrição só será considerada se o pagamento tiver sido feito no prazo previsto.

A inscrição na prova de avaliação carece de emolumentos no valor de 25,00 €, sendo o pagamento efetuado através de transferência bancária mediante as seguintes coordenadas:

BANCO: SANTANDER TOTTA
NOME: Universidade de Évora Propinas
CONTA: 0003 39840269020
NIB: 0018 0003 39840269020 81
IBAN: PT50 0018 0003 39840269020 81
BIC/SWIFT: TOTAPTPL

Que provas é que tem de realizar

Cada prova de avaliação de conhecimentos e competências é constituída por duas partes. A primeira parte incide sobre Língua e Cultura Portuguesa e a segunda parte avalia os conhecimentos na área específica da prova em que se inscreve (Biologia, Economia, História da Cultura e das Artes, Matemática para Ciências Sociais e Educação, Matemática e Psicologia). A prova a realizar depende do curso a que se quer candidatar, conforme pode consultar nesta tabela . No caso de pretender candidatar-se a um curso de outra instituição do Consórcio Sul e Ilhas, consulte nessa instituição as vagas disponíveis e as provas que tem de realizar.

 

Informação de Provas

 

Regulamentação e guias

Contactos

O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora  presta apoio à submissão online da candidatura.

Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
telefone: +351 266 760 220

Horário de atendimento:  
Segundas, Quartas e Sextas: das 9:30 às 16:00
Terças e Quintas: das 9:30 às 13:00

Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o  Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.