Titulares de cursos de vias profissionais do nível secundário
PARA QUEM
Condições gerais de acesso ao concurso especial
Estes concursos especiais destinam-se a estudantes que tenham concluído o nível secundário por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados.
1. Aplicam-se a titulares das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário , conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações :
- a) Cursos profissionais;
- b) Cursos de aprendizagem;
- c) Cursos de educação e formação para jovens;
- d) Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I.P.;
- e) Cursos artísticos especializados;
- f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
- g) Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
- h) Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
- i) Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional.
2. Não estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, na redação em vigor.
3. Ter nacionalidade portuguesa, no caso dos titulares dos cursos a que se refere a alínea i) acima referida.
Condições específicas para apresentação de candidatura ao concurso especial:
1. Aprovação na(s) Prova(s) de Avaliação de Conhecimentos e de Competências, exigidas para os cursos a que se podem candidatar , nos termos de despacho reitoral publicado no Portal da UÉ (ver informação de requisitos de acesso ).
2. Ter obtido classificações iguais ou superiores a 95 pontos, na escala de 0 a 200:
a) Na classificação final do curso de nível de ensino secundário, conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;
b) Na classificação obtida na:
i. Na prova de aptidão profissional, no caso de titulares dos cursos profissionais;
ii. Na prova de aptidão final, no caso dos diplomados dos cursos de aprendizagem;
iii. Na prova de avaliação final, no caso de titulares dos cursos de educação e formação para jovens;
iv. Nas provas de avaliação final dos módulos constantes dos planos curriculares dos cursos organizados de acordo com a Portaria n.º 57/2009, de 21 de janeiro, na redação em vigor, no caso dos titulares daqueles cursos;
v. Nas provas de avaliação final de competências em turismo dos cursos organizados de acordo com portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, da educação e da formação profissional, no caso dos titulares de cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
vi. Na prova de aptidão artística, no caso dos titulares dos cursos artísticos especializados;
vii. Na prova de avaliação final, no caso dos titulares dos cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
viii. Na classificação da(s) Provas de Avaliação dos Conhecimentos e Competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata.
3. Ter satisfeito os pré-requisitos fixados no âmbito do Regime Geral de Acesso para o curso a que se candidata.
4. No caso de candidatura de acesso e ingresso na licenciatura em Música, a candidatura a este regime está sujeita ao aproveitamento na PAVE, para além da aprovação nas Provas de Avaliação de Conhecimentos e de Competências
As provas de avaliação de conhecimentos e competências tem um peso de 30% na classificação dos candidatos, sendo necessário na candidatura apresentar certificado a ser emitido pela Instituição onde realizou as provas.
COMO CANDIDATAR-SE
As candidaturas aos cursos de 1.º ciclo ou Mestrado Integrado são realizadas através de uma plataforma online, disponibilizada pela Direção-Geral do Ensino Superior.
A informação disponível neste Portal, não dispensa a consulta do site da DGES .
Os cursos a que se pode candidatar dependem da área de formação do curso de dupla titulação de nível secundário ou do curso artístico especializado de que é titular. Se estiver interessado em candidatar-se a um 1.º ciclo ou Mestrados Integrados da Universidade de Évora, verifique se pode candidatar-se a esse curso, consultando a tabela que estabelece as correspondências entre as áreas CNAEF [ dos cursos profissionais e cursos artísticos especializados, com os 1.º ciclos e Mestrados Integrados da Universidade de Évora.
A nota de candidatura de acesso ao concurso especial, não pode ser inferior à nota mínima de acesso através do Regime Geral de Acesso definida em Despacho Reitoral para o ano a que se reporta a candidatura.
𝑁C = CF ∗ 0,50 + CP ∗ 0,20 + PACC ∗ 0,30
CF= classificação final do curso
CP= classificação da prova final do curso
PACC= classificação ou média das classificações na(s) prova(s) teórica ou prática de avaliação de conhecimentos e competências exigidas para acesso e ingresso no curso a que se candidata.
CALENDÁRIO DE CANDIDATURAS
Consulte AQUI a informação relativa a apresentação de candidaturas à 1ª fase
Para mais informações consulte o site da DGES .
VAGAS
Consulte aqui as vagas disponíveis em cada curso.
REQUISITOS DE ACESSO - Provas de Avaliação de Conhecimento e competências
Para poder efetuar candidatura ao concurso especial para titulares de cursos profissionais do ensino secundário e cursos artísticos especializados é necessário a inscrição e aprovação nas provas de avaliação de conhecimentos e competências exigidas nos diferentes cursos e instituições a que vai concorrer.
A Universidade de Évora integra uma rede de Instituições do Ensino Superior do Sul e das Ilhas, que decidiu organizar em conjunto as provas de avaliação de conhecimentos e competências. As provas são realizadas no mesmo dia e à mesma hora, nas várias instituições da rede:
- Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Universidade dos Açores
- Universidade do Algarve
- Universidade de Évora
- Universidade da Madeira
O/A candidato/a pode realizar a prova em qualquer das instituições onde ela é oferecida, independentemente do curso/instituição da rede a que pretenda candidatar-se. O /A candidato tem de se inscrever na prova na instituição onde pretende realizar a prova.
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS:
- Informação relativa ao ano letivo 2025/26
- Sessões de Esclarecimento aos candidatos e Escolas Profissionais
- Inscrição online às provas: De 5 de maio a 23 de maio de 2025
- Publicação das listas provisórias de inscritos: Até 2 de junho de 2025
- Reclamações às listas provisórias de inscritos: 3 e 4 de junho de 2025
- Publicação das listas definitivas de inscritos: Até 6 de junho de 2025
- Realização das provas: 12 de junho de 2025, às 15 horas (Portugal Continental e Ilha da Madeira) 14h (Ilha dos Açores)
- Apresentação de comprovativo de justificação de falta às provas*: De 12 a 19 de junho de 2025
- Realização das provas*: 2 de julho de 2025, às 15 horas (Portugal Continental e Ilha da Madeira) 14h (Ilha dos Açores)
- Publicação das pautas de classificação: 8 de julho de 2025
- Consulta da prova: 10 e 11 julho de 2025
- Apresentação de requerimento para reapreciação da prova: 10 a 14 de julho de 2025
- Publicação das pautas finais de classificação: Até 18 de julho de 2025
*Aplicável a situações devidamente fundamentadas, nomeadamente, doenças infetocontagiosas, internamento hospitalar, morte de familiar ou cumprimento de obrigações legais e serviço oficial. O comprovativo de justificação da falta deverá ser submetido através de SIIUE, com as credenciais que utilizou na inscrição nas Provas de Conhecimento até ao dia 19 de junho de 2025.
CANDIDATURA A INSCRIÇÃO NAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS
A inscrição nas provas deve ser efetuada online no Sistema de Informação Integrada da Universidade de Évora (SIIUE), através de preenchimento de formulário próprio.
1º passo : Registo aqui - ao aceder ao SIIUE para efetuar a inscrição nas provas, o/a candidato/a terá de efetuar o registo externo (nome, endereço de correio eletrónico, n.º de identificação e uma password à sua escolha). Após esse registo receberá notificação no endereço de correio eletrónico que disponibilizou para autenticação e validação das credenciais de registo de utilizador do SIIUE (endereço eletrónico e password ).
2º passo: Aceder ao SIIUE para efetuar inscrição na prova, acedendo aqui através das credenciais do registo externo obtidas.
Com a validação do registo externo, fica o/a candidato/a habilitado para aceder ao SIIUE com essas credenciais, com vista a proceder ao que lhe compete:
a) Efetuar candidatura;
b) Visualizar informação sobre eventuais emolumentos e procedimento para efetuar o pagamento dos mesmos;
c) Consultar todas as notificações recebidas nos termos estabelecidos neste Regulamento.
d) registar reclamação no prazo máximo de 15 dias após divulgação/notificação dos resultados.
e) registar pedido de reapreciação de provas, no prazo máximo de 3 dias após divulgação pautas das provas
DOCUMENTO S A ANEXAR À INSCRIÇÃO NAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS
- comprovativo de habilitações (se tiver registado que tem o curso de vias profissionalizantes concluído, será obrigatório anexar o certificado de habilitações do ensino secundário ou equivalente.; se estiver ainda a frequentar o último ano, tem que anexar o comprovativo de frequência)
- documento de identificação (ou em alternativa apresentar presencialmente o mesmo nos Serviços Académicos da UÉ no prazo máximo de 3 dias após submeter candidatura)
- Documento comprovativo, caso tenha nacionalidade de um país fora da União Europeia, da exceção ao estatuto de estudante internacional ao abrigo do art.º 3.º do Decreto-Lei 62/2018 )
PROVAS A REALIZAR
Cada prova de avaliação de conhecimentos e competências é constituída por duas partes. A primeira parte incide sobre Língua e Cultura Portuguesa e a segunda parte avalia os conhecimentos na área específica da prova em que se inscreve (Biologia, Economia, História da Cultura e das Artes, Matemática para Ciências Sociais e Educação, Matemática, Física e Psicologia). A prova a realizar depende do curso a que se quer candidatar, conforme pode consultar nesta tabela . No caso de pretender candidatar-se a um curso de outra instituição do Consórcio Sul e Ilhas, consulte nessa instituição as vagas disponíveis e as provas que tem de realizar. Deverá confirmar se com o curso de que é titular (área CNAEF) permite a candidatura à licenciatura ou Mestrado Integrado que pretende.
Regulamentação e guias
- Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril - Cria os concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados
- Portaria n.º 150/2020, de 22 de junho - Regulamento da candidatura por titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
- Regulamento de candidaturas
- Despacho - Áreas de Educação e Formação (CNAEF) e Prova de Avaliação de Conhecimentos e de Competências para acesso ao Concurso Especial para titulares de Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário
- Portaria 198/2020, de 18 de Agosto - Regulamento Geral
- Tabela de emolumentos
Contactos
O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora presta apoio à submissão online da candidatura.
Edifício Santo Agostinho
Rua dos Duques de Cadaval
7000-883 Évora
telefone: +351 266 760 220
Horário de atendimento:
Segundas, Quartas e Sextas: das 9:30 às 16:00
Terças e Quintas: das 9:30 às 13:00
Para mais informações consulte SAC.ONLINE , o Balcão de Atendimento online dos Serviços Académicos.