Departamento de Arquitetura
Departamento de Arquitetura
Colégio dos Leões
Estrada dos Leões
7000-208 Évora
O Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora teve a sua origem em 2001 e pertence à Escola de Artes, onde se incluem igualmente os departamentos de Artes Visuais e Design, Artes Cénicas e Música, proporcionando um ambiente de estudo multidisciplinar único no panorama do ensino da Arquitetura em Portugal. Nele é leccionado o Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura, com 362 alunos e dirigido pelo Prof. João Nasi Pereira. Encontra-se neste momento em acreditação o Curso de Doutoramento em Arquitetura, cuja implementação está a ser coordenada pelo Prof. João Luís Carrilho da Graça. O corpo docente deste departamento é constituído por reconhecidos investigadores doutorados, bem como por arquitectos com uma prática projectual largamente reconhecida no contexto nacional e internacional. As aulas decorrem num edifício recentemente recuperado pelos Arquitectos Inês Lobo e João Trindade, obra extensamente publicada em revistas da especialidade, oferecendo as condições ideais para o ensino da Arquitetura.
O Curso de Mestrado Integrado está estruturado em 10 semestres e a sua formação assenta numa aprendizagem da Arquitetura – compreendida como uma produção cultural, para onde confluem as diversas áreas do saber – baseada nos cinco ateliers de projecto, num ensino claramente ligado à prática profissional e à investigação. É um dos poucos cursos de arquitetura portugueses, após o acordo de Bolonha, em fase de obtenção do reconhecimento através da inscrição na Directiva Comunitária 2006/36/EC, o que permitirá a mobilidade dos seus mestres no espaço europeu. O Curso de Doutoramento está estruturado em 2 semestres lectivos e 4 para a elaboração de uma tese, que pode ser desenvolvida no âmbito da teoria ou do projecto, possibilidade que procura desmistificar e concretizar a ideia – absolutamente pioneira em Portugal – da formação e investigação avançada em arquitetura com base no projecto arquitectónico.
A abordagem inovadora do ensino da Arquitetura deste departamento tem sido amplamente reconhecida através das atribuições do Prémio SECIL Universidades 2006, da menção honrosa no Prémio SECIL Universidades 2007, do 3.º Prémio no Concurso de Arquitetura Religiosa TUREL e dos recentes resultados do concurso de arquitetura internacional VHOM «Viena House of Music», organizado pela Arch Medium, onde, dos 416 inscritos no concurso (provindos de mais de 30 países distintos), foram seleccionados pelo júri apenas 30 finalistas, que incluíram 10 trabalhos de alunos desta escola – foram obtidos os 1.º e 3.º prémios, bem como duas menções honrosas.
Apesar deste departamento ser bastante recente, os licenciados e mestres em Arquitetura pela Universidade de Évora são hoje profissionais que se têm afirmado no panorama nacional e internacional através dos prémios que têm obtido e da sua integração nos mais prestigiados gabinetes internacionais.