Avançar para o conteúdo principal

Rosalina Pisco Costa

Prof. Associado (Departamento de Sociologia)

Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado

Fotografia de Rosalina Pisco Costa
Doutoramento: Ciências Sociais - Especialização 'Sociologia Geral'/Sociologia Geral (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, PRT - 2011)
Mestrado: Sociologia - Especialização 'Família e População'/Família e População (Universidade de Évora, PRT - 2003)
Licenciatura: Sociologia (Universidade de Évora, PRT - 1998)
Assembleia de Departamento de Sociologia (Conselheiro)
CICS.NOVA - CICS.NOVA.UÉvora - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Membro Integrado Doutorado)
Comissão de Curso da Licenciatura em Sociologia (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Sociologia (Diretor)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Sociologia (Inter-Universitário) (Adjunto)
Sociologia da Família, Infância, Consumo e Vida Quotidiana; Metodologias de Investigação em Ciências Sociais.
Família, Género e Vida Pessoal; Tempo Social e Idades da Vida; Ritualização, Memória e Estética Familiar; Vida Quotidiana, Consumos e Mobilidades; Trajectórias, Transições e Experiências no Ensino Superior; História e Institucionalização da Sociologia em Portugal; Ética nas Ciências Sociais; QDA Software, Metodologias Qualitativas, Sensoriais e Criativas de Investigação Social.

GI5: Saúde, População e Bem-estar



(2024) COST Action CA21143 (TraFaDy) Summer School "Transnational childhoods in Europe": Odisee University of Applied Sciences, campus Schaarbeek, Brussels (Belgium)


(2023), Bolsa ERASMUS+ Staff Teaching Exchange: Wageningen University & Research (The Netherlands)


(2023), Bolsa ERASMUS+ Staff Teaching Exchange: Fac. CC. Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid (Espanha)


(2016), Bolsa ERASMUS+ Staff Teaching Exchange: Fac. CC. Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid (Espanha)


(2013), Bolsa PROALV, ERASMUS Staff Teaching Exchange: Institut für Soziologie/Universität Bremen (Alemanha)


(2012), Recomendação para Financiamento de Bolsa de Pós-Doutoramento: Fundação para a Ciência e Tecnologia/Portugal (Ref.ª SFRH/BPD/85197/2012)


(2010), Andrew Harvey Fellowship: IATUR – International Association for Time Use Research (França)


(2009), Bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian: Morgan Centre for the Study of Relationships and Personal Life, University of Manchester (Reino Unido)


(2007-2009), Bolseira de Doutoramento: Fundação para a Ciência e Tecnologia/Portugal (Ref.ª SFRH/BD/38679/2007)

POCH-02-53I2-FSE-000021 / Portugal 2020
acrónimo: MEDEIA
concluído em 29/07/2023
2021-1-PT01-KA220-HED-000027582 / Comissão Europeia
acrónimo: PLAY/ACT
concluído em 30/04/2024
SIZA/UES/0020/2019 / FCT ,FCT
acrónimo: Inhabiting Siza
concluído em 12/09/2023
POCI-05-5762-FSE-000448 / Portugal 2020
acrónimo: PIXEL Lab
concluído em 30/06/2023
POCI-05-5762-FSE-000323 / Portugal 2020
acrónimo: Concilia.UE
concluído em 16/03/2022
ALT20-09-5864-FSE-000002 / Portugal 2020
acrónimo: QUAL
concluído em 31/12/2022
ALT20-09-5864-FSE-000001 / Portugal 2020
acrónimo: SIG
concluído em 31/07/2022
2019.1.ES01-KA2O3-065945 / Comissão Europeia
acrónimo: STUPS
concluído em 31/05/2022
598790-EPP-1-2018-1-IT-EPPKA2-CBHE-SP (2018-3909/001-001) / Comissão Europeia
acrónimo: INSPIRE
concluído em 14/01/2022
DSAIPA/DS/0090/2018 / FCT ,FCT
acrónimo: MOPREVIS
concluído em 31/12/2021
POCI-05-5762-FSE-000145 / Portugal 2020
concluído em 31/05/2019
Costa, Rosalina Pisco (2021). 'All the World's a Stage' and Sociologists Its Storytellers: Contemporary Sociology and the Art of Telling a Good Story. In Mih?e?, L. C., Andreescu, R., & Dimitriu, A. (Eds.), Handbook of Research on Contemporary Storytelling Methods Across New Media and Disciplines (pp. 1-16). Hershey: IGI Global. http://doi:10.4018/978-1-7998-6605-3.ch001
Costa, Rosalina Pisco (2021). Geography matters. The role of non-cohabiting elderly in the individuals' perception about the quality of life in a medium-size Portuguese city. In Patricia Neff Claster & Sampson Lee Blair (Eds.), Aging and the Family: Understanding Changes in Structural and Relationship Dynamics (155-177). Bingley, UK: Emerald Group Publishing Limited. Doi: http://dx.doi.org/10.1108/S1530-353520210000017009
Sales, Catarina, Araújo, Emília, & Costa, Rosalina. (Org.). (2020). Tempo e Sociedade em Suspenso/ Time and Society in the Lounge. Lisboa: CIES_Iscte. DOI: http://dx.doi.org/10.15847/cies2020temposuspenso
Costa, Rosalina Pisco (2020). Graduation by the couch. Ritual, pandemic, and life that (does not) goes on. In Sales, C., Araújo, E., & Costa, R. (Org.), Tempo e Sociedade em Suspenso/Time and Society in the Lounge (pp. 125-142). Lisboa: CIES_Iscte (ISBN: 978-972-8048-59-4). DOI: http://dx.doi.org/10.15847/cies2020temposuspenso
Costa, Rosalina (2020). Advancing understandings on Students' Mobility as a Tool to reach 2030 Agenda. Sixth International Conference on Higher Education Advances (HEAd'20). June 26-28, València: Editorial Universitat Politècnica de València: 1201-1208. ISSN: 2603-5871, ISBN: 978-84-9048-811-9 (print version). DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HEAd20.2020.11235
Costa, Rosalina, Sales Oliveira, Catarina e Barbosa, A. Márcia (2020). Desenhando a mobilidade. A potencialidade do sketching nos estudos de mobilidade. Forum Sociológico, Série II, 36: 67-76. DOI: https://doi.org/10.4000/sociologico.9216
Costa, Rosalina Pisco, & Blair, Sampson Lee (Eds.). (2020). Childbearing and the Changing Nature of Parenting: The Contexts, Actors, and Experiences of Having Children. Contemporary Perspectives in Family Research, Vol. 14. Bingley, UK: Emerald Group Publishing Limited. (ISBN: 978-1-83867-067-2 (Print) | ISBN: 978-1-83867-066-5 (Online) | ISBN: 978-1-83867-068-9 (Epub) | ISSN: 1530-3535 (Series)).
Blair, Sampson Lee & COSTA, Rosalina Pisco (Eds.). (2020). Transitions into Parenthood: Examining the Complexities of Childrearing. Contemporary Perspectives in Family Research, Vol. 15. Bingley, UK: Emerald Group Publishing Limited. (ISBN: 978-1-83909-222-0 (Print) | ISBN: 978-1-83909-221-3 (Online) | ISBN: 978-1-83909-223-7 (Epub) | ISSN: 1530-3535 (Series))
Costa, Rosalina Pisco, Infante, P., Afonso, A., & Jacinto, G. (2019). Making sense of the lonely crowd, today. Youth, emotions and loneliness in a networked society. In Bianca Fox (Ed.). Emotions and Loneliness in a Networked Society (pp. 155-178). Cham: Palgrave Macmillan. (e-book ISBN 978-3-030-24882-6 | Hardcover ISBN 978-3-030-24881-9). DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-24882-6_8
Costa, Rosalina Pisco e Dias de Oliveira, Adriana (2019). Sábios e professores. Da ciência como vocação e da docência sem paixão. In A Ciência como Vocação. (Re)Ler Max Weber 100 anos Depois, Coord. Ema Cláudia Pires, Maria da Saudade Baltazar e Maria Manuel Serrano. V. N. Famalicão: Edições Húmus. pp. 87-111. ISBN: 978-989-755-404-9
Infante, P., Pisco Costa, R., Afonso, A., Jacinto, G., Conde, J., Policarpo, L. (2019). Diagnóstico Juvenil: Os Jovens em Évora dos 15 aos 29 anos. Câmara Municipal de Évora | Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora, 164 p., ISBN (edição em papel): ISBN: 978-989-8550-81-1; 978-972-8509-63-7. http://www.cm-evora.pt/pt/site-viver/desportoejuventude/PMJ/Documents/PMJ-OsJovensEvora15-29anos.pdf
Costa, Rosalina Pisco e Dias de Oliveira, Adriana (2019). "GATE Teachers From the Inside Out: Students' Perceptions on Gifted and Talented Teachers in the Classroom". In Identifying, Describing, and Developing Teachers Who Are Gifted and Talented, Ed. by Meta L. Van Sickle, Julie D. Swanson, Judith A. Bazler, Kathryn L. Lubniewski. Hershey: IGI Global: 233-252. ISBN13: 9781522558798 | ISBN10: 1522558799 | ISBN13 Softcover: 9781522586760 | EISBN13: 9781522558804. DOI: http://dx.doi.org/10.4018/978-1-5225-5879-8.ch020
Freitas, A.C., Quaresma, P., Balbino, A.C., Costa, Rosalina Pisco, Secca Ruivo, I., Rato, L. M., & Calado, J. G. (2019). Ethical Governance for Sustainable Development in Higher Education Institutions. Lessons from a Small Scale University. In Handbook of Research on Ethics, Entrepreneurship, and Governance in Higher Education. Advances in Higher Education and Professional Development, Ed. by Suja R. Nair & José Manuel Saiz-Alvarez. Hershey: IGI Global: 214-237. ISBN13: 9781522558378 | ISBN10: 1522558373 | EISBN13: 9781522558385. DOI: http://dx.doi.org/10.4018/978-1-5225-5837-8.ch010
Costa, Rosalina Pisco; Infante, Paulo; Centeno, Cristina; Lobo, Aida Serra; Cristóvão, Dália; Castor, Maria Beatriz; Pardal, Luís (2015). O Abandono Escolar no Ensino Superior - Estudo de Caso na Universidade de Évora. Évora: Universidade de Évora. (ISBN: 978-972-778-114-0). Disponível em URL: http://www.uevora.pt/media_informacoes/e-Books

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumni
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar