Placemaking as Youth Activism
- Universidade de Évora(líder)
- Community Impact, Unipessoal LDA(parceiro)
- Consejería de Economía e Infraestructuras de la Junta de Extremadura(parceiro)
- Consorzio Materahub - Industrie culturali e creative(parceiro)
- KÉK Kortárs Építészeti Központ(parceiro)
- Universidad de Extremadura(parceiro)
Resumo
Em 2021, a Comissão Europeia lançou a iniciativa New European Bauhaus (NEB), cujos valores fundamentais são a sustentabilidade, a estética e a inclusão. A NEB é uma iniciativa criativa que quebra as fronteiras entre ciência e tecnologia, arte, cultura e inclusão social para permitir que o design encontre soluções para os problemas do quotidiano. Inspirados pelo NEB, concebemos o PLAY/ACT, um projeto com dois eixos principais:
Currículos Transdisciplinares:
A complexidade dos desafios das sociedades contemporâneas implica abordagens transdisciplinares na procura de soluções. Apesar disso, a educação formal a nível superior continua a ser organizada de forma disciplinar. Embora as universidades tenham vindo a desenvolver esforços para integrar práticas transdisciplinares, estas ainda não estão globalmente disseminadas e nem sempre são aplicadas de forma consistente.
Seguindo a filosofia do NEB, o PLAY/ACT pretende desenvolver um quadro curricular transversal para licenciaturas e mestrados com conhecimentos, competências e experiências partilhados. Este curso formará estudantes (e professores) na conceção de soluções para problemas reais da comunidade, com contributos das artes, da ciência e da tecnologia.
Processos de Placemaking:
Placemaking refere-se a processos através dos quais as pessoas, de forma colaborativa, moldam e concebem espaços públicos para maximizar os valores partilhados e promover a revitalização da comunidade. Os processos de Placemaking seguem três princípios:
i) Integrar diversas opiniões numa visão coesa.
ii) Traduzir essa visão num plano e num programa de utilizações.
iii) Assegurar a implementação sustentável do plano.
Estes princípios requerem abordagens transdisciplinares e de base comunitária, uma forte relação com o local e um processo de diálogo e negociação com as partes interessadas locais, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo e do ativismo cívico e político por parte dos jovens estudantes. O projeto PLAY/ACT pretende sensibilizar os jovens para o facto de tornarem agentes activos de cidadania e de transformação urbana e social.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Os principais objectivos do projeto são dois:
i) Prototipar e testar uma estrutura de um curso transdisciplinar centrado na comunidade, incentivando a adoção destas práticas no ensino superior.
ii) Sensibilizar os jovens para o seu papel enquanto agentes activos de cidadania e de transformação urbana e social e capacitá-los para a procura de soluções para os problemas da comunidade através de ferramentas de placemaking, numa lógica de diálogo com a comunidade e com os agentes locais e de consideração pelos contextos culturais, sociais e ambientais.
Mais especificamente:
i) Aumentar o interesse dos jovens nos domínios da arquitetura, urbanismo, empreendedorismo, ativismo cívico e política local através da tática de placemaking.
ii) Formar os jovens com as competências e conhecimentos necessários para desenvolver projectos de placemaking, capacitando-os como agentes de mudança local.
iii) Aumentar a mentalidade empreendedora, a consciência política e social, a abertura ao diálogo intercultural e a participação cívica entre os jovens cidadãos.
iv) Contribuir para a revitalização social e urbana de quatro cidades, algumas das quais em zonas rurais
v) Contribuir para o reforço das relações entre o meio académico, a comunidade e as partes interessadas locais.
vi) Contribuir para os objetivos da Nova Bauhaus Europeia, incorporando o exercício da estética na educação, nas decisões políticas e na vida quotidiana dos cidadãos.