Placemaking as Youth Activism

Cofinanciado por:
Acrónimo | PLAY/ACT
Designação do projeto | Placemaking as Youth Activism
Código do projecto | 2021-1-PT01-KA220-HED-000027582
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Europa

Entidade beneficiária |
  • Universidade de Évora(líder)
  • Community Impact, Unipessoal LDA(parceiro)
  • Consejería de Economía e Infraestructuras de la Junta de Extremadura(parceiro)
  • Consorzio Materahub - Industrie culturali e creative(parceiro)
  • KÉK – Kortárs Építészeti Központ(parceiro)
  • Universidad de Extremadura(parceiro)

Data de aprovação | 28-10-2021
Data de inicio | 01-02-2022
Data de conclusão | 30-04-2024
Data de prorrogação | 30-06-2024

Custo total elegível | 275596 €
Apoio financeiro da União Europeia | Comissão Europeia - 275596 €
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 78453 €

Resumo

Em 2021, a Comissão Europeia lançou a iniciativa New European Bauhaus (NEB), cujos valores fundamentais são a sustentabilidade, a estética e a inclusão. A NEB é uma iniciativa criativa que quebra as fronteiras entre ciência e tecnologia, arte, cultura e inclusão social para permitir que o design encontre soluções para os problemas do quotidiano. Inspirados pelo NEB, concebemos o PLAY/ACT, um projeto com dois eixos principais:

Currículos Transdisciplinares:

A complexidade dos desafios das sociedades contemporâneas implica abordagens transdisciplinares na procura de soluções. Apesar disso, a educação formal a nível superior continua a ser organizada de forma disciplinar. Embora as universidades tenham vindo a desenvolver esforços para integrar práticas transdisciplinares, estas ainda não estão globalmente disseminadas e nem sempre são aplicadas de forma consistente.

Seguindo a filosofia do NEB, o PLAY/ACT pretende desenvolver um quadro curricular transversal para licenciaturas e mestrados com conhecimentos, competências e experiências partilhados. Este curso formará estudantes (e professores) na conceção de soluções para problemas reais da comunidade, com contributos das artes, da ciência e da tecnologia.

Processos de Placemaking:

Placemaking refere-se a processos através dos quais as pessoas, de forma colaborativa, moldam e concebem espaços públicos para maximizar os valores partilhados e promover a revitalização da comunidade. Os processos de Placemaking seguem três princípios:

i) Integrar diversas opiniões numa visão coesa.

ii) Traduzir essa visão num plano e num programa de utilizações.

iii) Assegurar a implementação sustentável do plano.

Estes princípios requerem abordagens transdisciplinares e de base comunitária, uma forte relação com o local e um processo de diálogo e negociação com as partes interessadas locais, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo e do ativismo cívico e político por parte dos jovens estudantes. O projeto PLAY/ACT pretende sensibilizar os jovens para o facto de tornarem agentes activos de cidadania e de transformação urbana e social.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Os principais objectivos do projeto são dois:

i) Prototipar e testar uma estrutura de um curso transdisciplinar centrado na comunidade, incentivando a adoção destas práticas no ensino superior.

ii) Sensibilizar os jovens para o seu papel enquanto agentes activos de cidadania e de transformação urbana e social e capacitá-los para a procura de soluções para os problemas da comunidade através de ferramentas de placemaking, numa lógica de diálogo com a comunidade e com os agentes locais e de consideração pelos contextos culturais, sociais e ambientais.

Mais especificamente:

i) Aumentar o interesse dos jovens nos domínios da arquitetura, urbanismo, empreendedorismo, ativismo cívico e política local através da tática de placemaking.

ii) Formar os jovens com as competências e conhecimentos necessários para desenvolver projectos de placemaking, capacitando-os como agentes de mudança local.

iii) Aumentar a mentalidade empreendedora, a consciência política e social, a abertura ao diálogo intercultural e a participação cívica entre os jovens cidadãos.

iv) Contribuir para a revitalização social e urbana de quatro cidades, algumas das quais em zonas rurais

v) Contribuir para o reforço das relações entre o meio académico, a comunidade e as partes interessadas locais.

vi) Contribuir para os objetivos da Nova Bauhaus Europeia, incorporando o exercício da estética na educação, nas decisões políticas e na vida quotidiana dos cidadãos.

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