STUPS: Participação Estudantil Sem-Fronteiras

Cofinanciado por:
Acrónimo | STUPS
Designação do projeto | STUPS: Participação Estudantil Sem-Fronteiras
Código do projecto | 2019.1.ES01-KA2O3-065945
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Europa

Entidade beneficiária |
  • Universidad de Huelva(líder)
  • Dirección de Evaluación y Acreditación de la Agencia Andaluza del Conocimiento(parceiro)
  • European Students Union(parceiro)
  • FH OÖ Management GmbH(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 01-10-2019
Data de inicio | 01-10-2019
Data de conclusão | 31-05-2022

Custo total elegível | 399411 €
Apoio financeiro da União Europeia | Comissão Europeia
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 48814 €

Resumo

Na origem do Processo de Bolonha realizou-se uma afirmação política sem precedentes sobre a importãncia estratégica da participação dos estudantes no governo dos sistemas e instituições do ensino superior. A participação dos estudantes surgia como um dos princípios do Espaço Europeu do Ensino Superior, sendo entendido simultaneamente como um objetivo político, um valor substancial e um princípio de procedimento. Tal ficou refletido, entre outros, nas Declarações de Praga, em 2001, de Londres, em 2007, e de Yerevan, em 2015.

Apesar disso, a participação estudantil encontra-se atualmente muito aquém dos padrões desejados, e a participação de estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos é quase inexistente. Para promover a boa governança e a inclusão, esses desafios precisam ser enfrentados imediatamente a nível institucional, nacional e europeu.

Nesse sentido, o objetivo geral do projeto Student Participation Without Borders (STUPS) é definir as bases para uma rede europeia centrada no desenvolvimento de novas práticas de fomento da participação estudantil, enquanto fonte inestimável de inovação social, para fazer frente aos desafios da educação superior. Entre os objetivos específicos destaca-se o aumento do conhecimento, da cooperação, da capacitação e da consciencialização em torno da participação estudantil enquanto motor de uma governação mais eficiente e de um sistema de educação superior e sociedade mais inclusivos.

Os grupos destinatários são os estudantes, os líderes estudantis e os estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos. Formam também parte dos grupos destinatários os gestores universitários com competências ao nível da participação estudantil, inclusão e igualdade.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Na origem do Processo de Bolonha realizou-se uma afirmação política sem precedentes sobre a importãncia estratégica da participação dos estudantes no governo dos sistemas e instituições do ensino superior. A participação dos estudantes surgia como um dos princípios do Espaço Europeu do Ensino Superior, sendo entendido simultaneamente como um objetivo político, um valor substancial e um princípio de procedimento. Tal ficou refletido, entre outros, nas Declarações de Praga, em 2001, de Londres, em 2007, e de Yerevan, em 2015.

Apesar disso, a participação estudantil encontra-se atualmente muito aquém dos padrões desejados, e a participação de estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos é quase inexistente. Para promover a boa governança e a inclusão, esses desafios precisam ser enfrentados imediatamente a nível institucional, nacional e europeu.

Nesse sentido, o objetivo geral do projeto Student Participation Without Borders (STUPS) é definir as bases para uma rede europeia centrada no desenvolvimento de novas práticas de fomento da participação estudantil, enquanto fonte inestimável de inovação social, para fazer frente aos desafios da educação superior. Entre os objetivos específicos destaca-se o aumento do conhecimento, da cooperação, da capacitação e da consciencialização em torno da participação estudantil enquanto motor de uma governação mais eficiente e de um sistema de educação superior e sociedade mais inclusivos.

Os grupos destinatários são os estudantes, os líderes estudantis e os estudantes de coletivos sub-representados e desfavorecidos. Formam também parte dos grupos destinatários os gestores universitários com competências ao nível da participação estudantil, inclusão e igualdade.

Os resultados intelectuais previstos incluem um estudo comparado da participação estudantil na Europa, cartas de direitos dos estudantes, índices de participação estudantil, um guia de novas metodologias de promoção da participação estudantil, dois Massive Open Online Courses sobre participação estudantil e soft skills e planos integrais de fomento da participação estudantil.

Mais informação em http://stupsproject.org/

Attribute Type Value
id integer 4253