Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Mestrado
Ano Letivo 2025/2026
Apresentação
- Formação de professores de áreas disciplinares específicas (145)
Saídas Profissionais
Condições Específicas de Acesso
As condições específicas de ingresso neste ciclo de estudos encontram-se regulamentadas pelos nos. 3 a 5 do art. 18.º do Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual.
É condição geral de ingresso o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com a legislação em vigor para este efeito. Esta condição será certificada mediante a combinação da realização de uma prova escrita de língua portuguesa com a realização de uma entrevista. Em ambas o candidato deverá obter aprovação. A prova escrita e a entrevista são obrigatórias para todos, independentemente da sua formação anterior ou da sua situação profissional. A candidatura pode ainda ser efetuada apresentando um certificado de aprovação, emitido por uma outra instituição de ensino superior, na qual o candidato tenha prestado provas com esta mesma finalidade, considerando as condições previstas na legislação em vigor para o efeito. A realização da prova escrita e da entrevista para aferir o domínio da língua portuguesa terá lugar nos dias 2 de abril (1.ª fase), 5 de julho (2.ª fase) e 6 de setembro (3.ª fase) em local e horário a anunciar.
Na documentação da candidatura é necessário apresentar o certificado das habilitações discriminando os créditos de cada unidade curricular, de forma poder-se verificar os créditos mínimos de formação fixados para o ingresso no Curso determinados pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário (DL 79/2014 de 14 de maio, na sua versão atual ) .
Vias de Acesso e Candidaturas
Propinas
Comissão de Curso
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