2025
Brevemente
A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma força transformadora na nossa sociedade, entrando em setores como robótica, serviços financeiros, agricultura, medicina, transporte e defesa. No contexto do bem-estar humano, a IA, também entrou no campo da saúde, estilo de vida e desporto de elite, com o objetivo de prevenção, diagnóstico, monitorização e prescrição. Com este BIP, pretendemos disseminar o conhecimento atual e as direções futuras em relação à aplicação da IA, para a manutenção de um estilo de vida saudável, na população em geral e para otimização de desempenho e prevenção de lesões em atletas. As competências adquiridas no BIP, serão divididas em 4 módulos. O módulo Introdução à Inteligência Artificial consiste numa trajetória histórica da IA, conhecimento básico de análise de dados e modelos de IA e IA generativa. O módulo Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios, aborda questões-chave relacionadas à ética, regulamentação, educação, transformação digital e direções futuras da IA.
Brevemente
O BIP Project management toolkit for sustainability , é um programa altamente interdisciplinar, focado principalmente em alunos de licenciatura, em todas as áreas de estudo, interessados em gestão de projetos, como uma ferramenta para abordar desafios de sustentabilidade nas suas regiões. Este BiP, visa equipar os alunos, com as habilidades e conhecimentos necessários, para desenvolver efetivamente, projetos que abordem desafios de sustentabilidade nas regiões da EU Green Alliance .
Ao longo do programa, os alunos irão envolver-se, com a língua inglesa, para propósitos específicos — aprendendo vocabulário especializado e estratégias de comunicação, para indústrias como negócios, tecnologia, saúde e direito. Reconhecendo que o inglês funciona como uma ferramenta versátil, numa ampla gama de campos, o curso abrange elementos essenciais exclusivos de cada setor, ajudando os alunos a navegar pelas exigências complexas e diferenciadas, de diferentes indústrias.
O BIP visa examinar a comida, como um veículo para a formação da identidade cultural, explorando como a herança alimentar, é negociada entre identidades passadas e presentes, e como apoia a integração de grupos sociais, na economia global. Isso é importante, porque destaca a comida como um elemento dinâmico e multifacetado da identidade cultural, que faz a ponte entre história, tradição e modernidade. Ao explorar como a herança alimentar é negociada entre identidades passadas e presentes, o BIP destaca as maneiras como as comunidades mantêm a sua distinção cultural, enquanto se adaptam aos desafios contemporâneos. Além disso, entender como a comida apoia a integração de grupos sociais na economia global, ressalta o seu papel na promoção da inclusão económica e da interconexão global, tornando-a um fator-chave, no tratamento de questões de preservação cultural, coesão social e desenvolvimento económico, num mundo cada vez mais globalizado.
Este BIP de 6 ECTS, dará uma introdução às técnicas de modelagem matemática e computacional, para aplicação no desenvolvimento da compreensão e suporte à tomada de decisão sustentável, em sistemas de saúde, ambientais, sociais e industriais. O programa é projetado para alunos de nível de mestrado ou doutorado, que desejam desenvolver essas habilidades, para aplicação em projetos de investigação.
Demonstrar uma compreensão do contexto cultural e natural de Mérida, como um Património Mundial. Os alunos serão capazes de analisar e aplicar princípios de design, considerando o significado cultural e histórico de Mérida, como um Património Mundial da UNESCO, integrando esse contexto bos seus projetos.
Durante este BIP, está prevista a visita aos sítios botânicos mais interessantes da região do Alentejo, Portugal, para conhecer a extraordinária flora desta área. Desta forma, os investigadores irão expandir as suas competências científicas e de ensino. Este BIP é principalmente dirigido a botânicos que conduzam atividades de investigação e/ou ensino, relacionadas com a morfologia vegetal, botânica sistemática, biodiversidade de plantas e comunidades vegetais e invasões vegetais. Nesta ocasião, os participantes poderão também familiarizar-se e testar as técnicas de tomada de relevés fitossociológicos no contexto de distintos tipos de biocenoses e comunidades vegetais, em comparação com a vegetação da Europa Central, com particular ênfase, nos ecossistemas florestais, uma vez que a região do Alentejo, tem a área florestal mais extensa de Portugal.
Durante o BIP, planeamos visitar os locais Natura 2000 selecionados na UE, especialmente aqueles que estão a enfrentar problemas com a implementação da lei de conservação da natureza, para discutir os problemas existentes com as comunidades e autoridades locais e tentar encontrar as soluções. O objetivo deste BIP, também é estabelecer as atividades futuras dentro do BIP “Stop Biodiversity Loss ”.
O principal objetivo deste curso, é contribuir com abordagens técnicas e métodos que apoiem o processo de tomada de decisão em gestão e economia. Mais especificamente, pretende-se que os alunos obtenham uma formação básica e robusta, em estatística descritiva e inferencial, tratamento de ficheiros e dados, análises preliminares e representações gráficas, com recurso a software apropriado, de modo a promover uma investigação mais completa e coerente na área da Gestão. Mais do que apresentar e explorar técnicas e métodos, pretende-se que os alunos compreendam a sua utilidade e como podem dar respostas a questões de gestão e investigação. Neste sentido, desde as primeiras aulas, os alunos são incentivados a colocar em prática conhecimentos teóricos, definindo problemas de investigação e objetivos concretos, bem como selecionar variáveis e métodos, que lhes permitam responder ao problema e atingir os objetivos definidos. A aprendizagem de conceitos e técnicas, é estimulada através do método de aprendizagem por projetos.
O curso é dividido em 5 dias, com visitas de campo e aulas em sala de aula, cujos resultados de aprendizagem são descritos de acordo com o seguinte: O programa Energy Communities (EC) é interdisciplinar, abrangendo ciências sociais e naturais, enquanto o programa Photovoltaics (PV), tem um foco mais forte em assuntos técnicos. Portanto, a PV&EC Winter School, é particularmente adequada para alunos de disciplinas técnicas.
O objetivo do curso, é fornecer aos participantes o conhecimento e as habilidades necessárias, para navegar no complexo cenário de resistência a medicamentos e gestão ambiental, numa perspectiva de One Health . A abordagem será multidisciplinar, variando de farmacologia a ecologia, de medicina a ciência veterinária e saúde pública.
Este curso BIP, foi desenvolvido para estudantes que desejam aprender ou aprofundar seus conhecimentos sobre espécies exóticas invasoras e seu impacto na diversidade biológica e nos serviços ecossistémicos.
Brevemente
Brevemente
O programa reúne equipas transdisciplinares de estudantes de arquitetura, arquitetura paisagística, conservação e sociologia, para colaborar diretamente com comunidades rurais. O objetivo é cocriar designs sustentáveis e ecologicamente responsáveis, para bens comuns arquitetónicos rurais — como escolas, centros comunitários e espaços públicos — adaptados às necessidades, recursos e prioridades ambientais locais.
O objetivo do curso, é equipar os participantes com as ferramentas, conhecimento e entendimento necessários, para desenvolver sistemas agroflorestais sustentáveis e resilientes, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Os participantes receberão 3 créditos CFU/ECTS.
Mudanças ambientais antropogênicas e naturais, exacerbadas pelas mudanças climáticas, induzem perturbações à estrutura e ao funcionamento do ecossistema. A restauração ecológica visa recriar, iniciar e acelerar a recuperação do ecossistema, após ser alterado por perturbações. A restauração ecológica é uma ciência relevante e uma ferramenta prática principal na conservação da biodiversidade. A oportunidade da restauração ecológica, é claramente enquadrada nos ODS e nos desenvolvimentos recentes da lei de restauração da natureza do Acordo Verde Europeu, que insta os Estados-Membros da UE a restaurar pelo menos 30% dos habitats degradados até 2030.
Este BIP propõe o uso de experiências imersivas e transformadoras na paisagem e no hardscape , como centros de pesquisa e aprendizagem. Aplicando diferentes métodos de aprendizagem, baseados em pesquisa (online e pessoalmente), os alunos serão capacitados para trabalhar colaborativamente em todas as disciplinas. Por meio de antecedentes teóricos, experiências imersivas, análises e discussões de estudos de caso do mundo real, retirados de um contexto local, durante uma atividade conjunta, os participantes desenvolverão a sua percepção da necessidade e capacidade de abraçar a sustentabilidade em suas vidas diárias, como cidadãos globais, independentemente de seus diversos papéis na sociedade. Este BIP transnacional e interdisciplinar, promoverá abordagens criativas e colaborativas, que inspirarão os alunos, a inovar os seus próprios estudos e tópicos de pesquisa, e a criar estilos de vida saudáveis estimulantes e relacionamentos profundos, com ecossistemas naturais e socioculturais. Dessa forma, não capacita apenas os alunos a um nível pessoal, mas também reúne um conjunto de especialistas, para desenvolver abordagens estimulantes e inovadoras, para o ensino e a aprendizagem ao ar livre, em conexão direta, com as dimensões sociais, culturais e ambientais, do desenvolvimento sustentável.