2024
Este é um curso de aprendizagem em que a teoria e a prática são combinadas para conceber um projeto que explora a tecnologia para promover e potenciar a prática musical e a musicalidade em diferentes domínios da música, incluindo a composição, a performance, o som, a interpretação, a expressão e a educação musical. Os participantes serão apresentados a um conjunto abrangente de conteúdos que reúnem o conhecimento musical e o património cultural da tradição e educação musical ocidental, com o desenvolvimento de novos formatos e práticas musicais possibilitados pela tecnologia.
Um curso inovador, com uma abordagem altamente prática, dirigido a estudantes e profissionais da área do património cultural e/ou das humanidades digitais, com vista à aquisição de conhecimentos introdutórios e especializados sobre tecnologias, ferramentas e técnicas das humanidades digitais para analisar, compreender, salvaguardar e valorizar o património cultural. A necessidade de uma abordagem mais aberta, democrática e ascendente para a compreensão e interpretação do património mudou - talvez para sempre - a forma como os arqueólogos, historiadores e especialistas em museus entendem o seu papel e a sua profissão.
O BIP One Health and Sustainability in Wildlife: From Basic to Clinic , é uma iniciativa abrangente estruturada, ao longo de quatro semanas ,para equipar os participantes com uma compreensão profunda e habilidades práticas na interseção de saúde ambiental, conservação da vida selvagem e medicina veterinária.
O restauro ecológico é uma ciência relevante e uma ferramenta prática fundamental para a conservação da biodiversidade, que tem como objetivo recriar, iniciar e acelerar a recuperação dos ecossistemas após terem sido alterados ou degradados por perturbações. Existe uma promessa e uma procura crescente de ações de restauro ecológico, enquadradas em várias políticas europeias, que exigirão profissionais qualificados e com boa formação. Este BIP foi concebido para fornecer aptidões e competências que permitam compreender melhor a complexidade ecológica e de conservação e integrar capacidades analíticas e operacionais na implementação de planos de restauro.
Este programa de formação abrangente, concebido para estudantes de doutoramento e novos investigadores, foi delineado para fornecer aos participantes um conjunto diversificado de competências cruciais para o seu crescimento académico e profissional num mundo globalizado. O programa está dividido em três módulos principais: "Autopromoção e Competências de Comunicação", "Conceptualização de Ideias de Projeto e Conteúdos Transversais em Projetos da UE" e "Sustentabilidade em Projetos da UE".
O principal objetivo deste curso é contribuir com abordagens, técnicas e métodos que apoiam o processo de tomada de decisão em gestão e economia. Mais especificamente, pretende-se queque os alunos obtenham formação básica e sólida em estatística descritiva e inferencial inferencial, tratamento de ficheiros e dados, análises preliminares e representações gráficas e representações gráficas, com recurso a software apropriado, de modo a promover uma investigação mais completa e coerente na área da Gestão.
A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma força transformadora na nossa sociedade, entrando em sectores como a robótica, serviços financeiros, agricultura, medicina, transportes e defesa. No contexto do bem-estar humano, a IA também entrou no domínio dos cuidados de saúde, do estilo de vida e do desporto de elite com o objetivo de prevenção, diagnóstico, monitorização e prescrição. Com este PIF, pretendemos divulgar os conhecimentos atuais e as orientações futuras no que respeita à aplicação da IA para a manutenção de um estilo de vida saudável na população em geral, e para a otimização do desempenho e prevenção de lesões em atletas.
Os objetivos da experiência de investigação e de proposta partilhadas são criar um espaço de intercâmbio e reflexão sobre os desafios da adaptação da cidade e da arquitetura ao novo contexto climático. Nesta base, e através de um workshop presencial conjunto, procura-se desenvolver possíveis estratégias de mitigação e aproveitamento positivo dos novos regimes de pluviosidade.
O curso proposto pela Universidade de Múrcia, com o objetivo de capacitar os alunos em vários aspectos do uso de amostras, que têm potencial para serem coletadas de forma não invasiva, como a saliva. Dado o crescente interesse neste uso em áreas, que vão desde a pesquisa fundamental até a biologia, pecuária, medicina veterinária, saúde, entre outras.
Este BIP de 6ECTS dará uma introdução às técnicas de modelação matemática e computacional para aplicação no desenvolvimento da compreensão e apoio à tomada de decisões sustentáveis na saúde, ambiente, sociedade e sistemas industriais. O programa foi concebido para estudantes a nível de mestrado ou doutoramento que pretendam desenvolver estas competências para aplicação em projetos de investigação.
O BIP pretende contribuir para os desafios, proporcionando aos alunos uma formação transdisciplinar, que envolva especialistas e profissionais do amplo setor da arqueologia e da gestão de recursos humanos, incluindo tecnologias científicas e de informação inovadoras, para diagnóstico, preservação, conservação e restauro, e fruição no contexto socioeconómico europeu.
Este curso BIP (B lended I ntensive P rogramme) foi concebido para estudantes que queiram aprender ou aprofundar os seus conhecimentos sobre espécies exóticas invasoras, e a sua influência na diversidade biológica e nos serviços dos ecossistemas. De acordo com o painel da ONU para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), as espécies exóticas invasoras são uma das maiores ameaças à biodiversidade.
Trata-se de um curso internacional, gratuito para estudantes da EU GREEN. Os estudantes admitidos receberão um subsídio de deslocação do programa de mobilidade Erasmus+ para cobrir a deslocação e a estadia em Badajoz (Espanha). Uma vez que o inglês é a língua de ensino, é necessário que os candidatos tenham um bom domínio da língua inglesa.
Após a conclusão bem-sucedida do curso, o estudante ganhará uma rede de contactos profissionais, composta por estudantes e professores de toda a Europa.
No mundo atual, a ligação ao "outro" é fundamental. Permitir diferentes formas de conhecer, sentir, percecionar e de nos ligarmos aos "outros", no âmbito das comunidades multiespécies em que vivemos, é consequentemente uma chave para um futuro sustentável. Este BIP propõe experiências imersivas e transformadoras na paisagem e na hardscape , como centros de aprendizagem e investigação. Através de bases teóricas, experiências imersivas, análise e discussão de estudos de caso do mundo real, os participantes desenvolverão a perceção dos seus papéis na adoção da sustentabilidade no seu quotidiano como cidadãos globais, independentemente das suas diferentes origens e funções profissionais na sociedade.
Cartaz disponível aqui .