Dentro da Europa

A mobilidade no espaço europeu é promovida pelo programa Eramus + e pelas Bolsas Santander.

O programa ERASMUS+  promove a formação internacional, dando oportunidade a todos, estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente , INcoming e OUTgoing de experienciarem novos desafios,  fomentando o desenvolvimento, a aquisição e partilha de conhecimentos/know-how e experiências e a consciencialização da importância da cooperação internacional além fronteiras. O programa oferece aos estudantes de um estabelecimento de ensino superior a possibilidade de efetuarem um período de estudos ou estágio, com garantia prévia de reconhecimento académico num estabelecimento, empresa ou instituição de outro país elegível para o programa que tem efeitos positivos na sua empregabilidade e permite a todos os participantes melhorar os conhecimentos linguísticos, reforçar a autoconfiança e imergir numa nova cultura.

O Erasmus+ pretende ir mais além, fomentando sinergias e o enriquecimento mútuo entre os diferentes domínios da educação, da formação e da juventude, removendo barreiras artificiais entre os vários tipos de ações e projetos, promovendo novas ideias, atraindo novos intervenientes do mundo do trabalho e da sociedade civil e estimulando novas formas de cooperação.

Pesquise quais os Protocolos / Acordos da Universidade de Évora  no âmbito de cada um dos Programas ao abrigo dos quais poderá realizar-se a mobilidade dentro da Europa.

A Universidade de Évora participa em projetos do Programa Erasmus + através dos quais os seus alunos e staff podem ganhar uma experiência internacional e melhorar os seus processos de ensino e aprendizagem de acordo com as melhores práticas desenvolvidas por outras instituições.

A mobilidade de estudantes, docentes e funcionários não docentes está alinhada e alicerçada naquilo que são os objetivos prioritários da Universidade de Évora ao nível da internacionalização, promovendo desta forma a dimensão europeia e a qualidade do ensino superior universitário ministrado.

Projeto/contrato - 2019-1-PT01-KA103-060195

Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2019 – Ensino Superior – Ação KA103 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem, decorre de 01/06/2019 a 31/05/2021  e possibilita a mobilidade OUT de estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente da Universidade de Évora para países do Programa , nas várias áreas da oferta formativa e de atuação da Universidade de Évora.

Candidaturas 2020/2021 - 1ª Fase : 20/jan/2020 até 28/fev/2020 (prorrogado até 16 de março)

Projeto/contrato - 2018-1-PT01-KA103-046750

Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2019 – Ensino Superior – Ação KA103 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem,  decorre de 01/06/2018 a 31/05/2020 e possibilita a mobilidade OUT de estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente da Universidade de Évora para países do Programa, nas várias áreas da oferta formativa e de atuação da Universidade de Évora.

 

REGULAMENTAÇÃO E GUIAS

CONTACTOS

Para mais informações - balcão de atendimento on-line

No âmbito do programa Erasmus +, foi criado, em 2012, o Consórcio Erasmus Al Sud   – Connecting regions, creating worlds ,  constituído pelas Universidades do Algarve, de Évora e de Lisboa e pelos Institutos Politécnicos de Beja e de Setúbal e abrange uma comunidade académica de 77.624 estudantes, 6.416 docentes e 3.311 não docentes.

A constituição desta parceria assentou na necessidade de criar a sul de Portugal um mecanismo que permitisse aumentar as oportunidades de mobilidade disponibilizadas aos estudantes, docentes e não docentes das Instituições de Ensino Superior localizadas nesta área geográfica.

O Consórcio Al Sud tem como missão promover a ligação entre o Ensino Superior Universitário e Politécnico, o estreitamento das relações entre as instituições de ensino Superior nacionais e europeias e entre estas e a rede de empresas nacionais. E tem como objetivo promover a mobilidade de estudantes e recém-graduados das instituições parceiras, para realizarem períodos de estudos e de estágio no estrangeiro.

Projeto/contrato - Consórcio “AL SUD” - 2019-1-PT01-KA103-060163

Este projeto do Consórcio Erasmus Al Sud foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2019 – Ensino Superior – Ação KA103 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem, decorre entre 01/06/2019 e 31/05/2021  e possibilita a mobilidade OUT de estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente da Universidade de Évora para países do Programa, nas várias áreas da oferta formativa e de atuação da Universidade de Évora.

Projeto/contrato – Consórcio “AL SUD” - 2018-1-PT01-KA103-046899

Este projeto do Consórcio Erasmus Al Sud foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2019 – Ensino Superior – Ação KA103 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem, decorre de 01/06/2018 a 31/05/2020  e possibilita a mobilidade OUT de estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente da Universidade de Évora para países do Programa, nas várias áreas da oferta formativa e de atuação da Universidade de Évora.

 

 

No âmbito do Programa Erasmus + foi acreditado o consórcio para mobilidade no Ensino Superior “High Perfomance Computing and High Perfomance Data Analytics - HPD+HPDA”  constituído pelas instituições nacionais seguintes: Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, e Universidade Nova de Lisboa.

Projeto/contrato - 2019-1-PT01-KA103-060660

 No âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2019 – Ensino Superior – Ação KA103 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem, foi aprovado o projeto nº 2019-1-PT01-KA103-060660 , designado High Perfomance Computing and High Perfomance Data Analytics - HPD+HPDA, a decorrer entre 01/06/2019 e 31/05/2021 (autorizada a prorrogação até 31/05/2020), que possibilita a mobilidade OUT de estudantes , pessoal docente  e pessoal não docente das Universidades membros do consórcio para países do Programa.

Candidaturas a Mobilidade In e Out para Estudantes e Staff (Docentes e Não Docentes):  3 a 28 de fevereiro de 2020 (prorrogado até 16 de março) - Ver Edital

Ao Programa de Bolsas  Ibero-Americanas para Estudantes de Licenciatura e Mestrado – Santander Universidades podem candidatar-se os estudantes de 1º, 2º ciclos e Mestrado Integrado da Universidade de Évora, nas condições expostas no respectivo Regulamento  , que pretendam realizar um período de estudo numa Universidade parceira dum   país da América Latina ou Espanha, nomeadamente Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú, Porto Rico, Uruguai e Espanha.

 Este Programa resulta de um convénio específico de colaboração entre a Universidade de Évora e o Banco Santander que possibilita a atribuição de bolsas para países da América Latina e Espanha e pretende facilitar aos estudantes a oportunidade de prosseguirem os seus estudos durante um semestre académico numa universidade ibero-americana.

As bolsas Santander Mobilidade Global têm como objetivo dotar os estudantes que pretendam frequentar um período de mobilidade numa universidade estrangeira, com limitações económicas, de um complemento financeiro no valor de 1000 € (mil euros).

Não é permitido acumular bolsas de mobilidade Santander, sendo, no entanto, permitido acumular com outras bolsas ou apoios, privados ou públicos .

Podem candidatar-se os estudantes de Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado da Universidade de Évora, nas seguintes condições, nos termos do respetivo Regulamento :

  • Estar matriculado e inscrito na Universidade de Évora no ano letivo em que irá realizar a mobilidade
  • Ter aproveitamento a 50% dos ECTS do curso ou pelo menos a 120 ECTS, correspondente aos dois primeiros anos curriculares do curso
  • Ter obtido aproveitamento escolar, nos termos previstos no RAUÉ, no ano letivo antecedente à mobilidade

 A candidatura deve ser submetida online até 19 de fevereiro de 2020 , na plataforma Banco Santander,  www.bolsas-santander.com devendo a inscrição ser efetuada em: https://www.becas-santander.com/pt/program/bolsas-santander-global .

À candidatura devem ser anexados os seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, descritivo da carreira escolar, de atividades sociais ou desportivas, de intervenção cívica ou de apoio familiar
  • Comprovativo a situação económico-financeira que conduz o aluno à necessidade da bolsa para prosseguir os estudos.
  • Carta de motivação demonstrativa da importância da BOLSA MOBILIDADE GLOBAL no desenvolvimento pessoal e profissional do candidato