Maria Assunção Folque
Prof. Associado (Departamento de Pedagogia e Educação)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
Doutoramento: PhD in Education/Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 2008)
Mestrado: MA in Child Development with Early Childhood Education (1995) Institute of Education University of London/Child Development with Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 1995)
Licenciatura: Advanced Diploma in Child Development And Early Childhood Education /Child Development & Early Childhood Education (Institute of Education University of London - 1994)
Assembleia de Departamento de Pedagogia e Educação (Conselheiro)
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia (Membro Integrado Doutorado)
Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica (Diretor)
Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar (Adjunto)
Conselho Científico (CIEP) (Conselheiro)
Conselho Diretivo (CIEP) (Vice-Diretor)
Senado (Membro)
Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional (Coordenador)
Pedagogia da Educação de Infância;
Educação para a Sustentabilidade na Infância;
Qualidade na Educação de Infância;
Escuta de crianças;
Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, Teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.
Educação para a Sustentabilidade na Infância;
Qualidade na Educação de Infância;
Escuta de crianças;
Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, Teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.
101089896
/
Comissão Europeia
acrónimo: EU GREEN
em curso até 31/12/2026
101056116
/
Comissão Europeia
,Comissão Europeia
acrónimo: Green E.Th.I.Cs
em curso até 28/02/2026
PTDC/CED-EDG/1039/2021
/
FCT
acrónimo: FYT-ID
em curso até 31/12/2024
/
Fundação Calouste Gulbenkian
acrónimo: OUT-TO-IN
concluído em 06/09/2022
POCI-05-5762-FSE-000323
/
Portugal 2020
acrónimo: Concilia.UE
concluído em 16/03/2022
/
GRICES
concluído em 01/01/2000
Haddad, L., Folque, M. A., Bezelga, I. & Amaral, J. (2022). A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo. In B. Silva, C. Craveiro, A. Pinheiro, & P. Medeiros (Coord.), Training perspectives and experiences in early childhood education; Perspetivas e experiências de formação em educação de infância; Perspectivas y experiencias de formación en educación infantil (pp. 78-98). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. ISBN 978-989-53380-4-7
Pomar, C., Arcadinho, A., Folque, M.A., & Balça, A. (Eds) (2022). A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso- Brasileiros. CIEP-UE
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). A força da cultura popular e a valorização da identidade Cultural no vivenciar o território com as crianças. In Fernanda Lins (coord.) Nós Cadernos do I Congresso Internacional Estudos da Paisagem - Anais Patrimõnios em silêncio (1401-1412). EDUFAL.
Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2022). Entre cá e lá: conversas sobre identidades entre Penedo (AL) e Évora por meio de um projeto de correspondência entre crianças. In Cassiana Magalhães & Ana Artur Travessias Luso-Brasileiras na Educação de Infância (pp. 59-79) Pedro & João Editores.
· Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa (2021) A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura. In A. M. Boavida at al. Atas do Seminário Dar asas ao saber - Investigação, construção de saberes e práticas profissionais, (pp.77-86). Instituto Politécnico de Setúbal.
Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educar em Revista, Educar em Revista, 37, e75592.
Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si. In R. M. M. Furtado (Org.) Pensar o ver (pp. 255-280). UFG.
Amaral, J., Haddad, L. & Folque, M. A. (2021). Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil, Revista de Educação Pública, 30, 1-21.
Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
Artur, A., Pereira, C., & Folque, M. A. (2020). Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial. In Barbosa, I. G. (Org.). Formação de professores, e trabalho Educativo em pesquisa: perspetivas teóricas e metodologias (127- 148). Goiania: Imprensa Universitária. ISBN (978-85-93380-70-9)
Folque, M. A. & Vaz-Velho (2020). O aprender e o Bem-estar como conceitos complexos construídos por crianças pequenas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Dossiê Narrativas e pesquisas com crianças e jovens, 5 (15). 1191-1211.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria Assunção; BEZELGA, Isabel. Além de um Programa Curricular: a Formação Estética de Professoras/Educadoras das Infâncias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 23-35, set. 2020. ISSN 2237-258X. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2020. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609.
Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para as crianças dos 0 aos 3 anos? In M. E. Brederode Estado da Educação 2018 (p.278-289). Lisboa: CNE.
Folque, M. A., Aresta, F. & Melo, I. (2019). Construire la durabilité dès la petite enfance. Enfants d'Europe aujourd'hui, 2, 35-42.
Vaz-Velho, C.; Martins, D. Fraústo, P. & Folque, A. (2019). Listening to children about well-being Ouvindo as crianças sobre o bem-estar. In Edgar Galindo, Konrad Reschke, Glória Franco, Heldemerina Pires, Adelinda Candeias, Maria João Beja, Nuno Rodrigues, & Evelin Witruk, Psychology in Education and Health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology1st International Scientific Meeting in Psychology, pp. 82-91. Funchal: Universidade da Madeira.
Folque, M. A. (2018). O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (3ª Ed). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Folque, M. A. & Bettencourt, M. (2018). O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna em Creche. In J. Oliveira-Formosinho & S. Barros Araújo (Orgs.), Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche (p.113-138) Porto: Porto Editora.
Folque, M. A. (2018). A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora. Poésis, 12 (21), p. 32-56.
Folque, M. A. (2018). Yes we can! Young children learning to contribute to an enabling society. In Huggins, V. & Evans, D. (eds) (2018) Early Childhood Care and Education for Sustainability: International perspectives (pp.67-81). London: Routledge.
* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.