A Bioquímica é uma área de conhecimento central e interdisciplinar no campo das biociências, participando na resolução de muitos desafios societais e procurando contribuir para o desenvolvimento sustentável ambiental, social e económico (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4-6 e 10-15). O Mestrado em Bioquímica visa preparar profissionais para exercerem funções, tarefas e atividades no domínio da Bioquímica, em carreiras técnicas, académicas ou de investigação científica nas suas vertentes fundamental e aplicada. Apresenta três vertentes principais de formação: Bioquímica Fundamental; Bioquímica e Saúde, incluindo o estudo dos mecanismos moleculares das doenças e do envelhecimento, Saúde Ambiental e os seus impactos na saúde humana, e o desenvolvimento de novos fármacos; Bioquímica Biotecnológica, dedicada, em particular, à preservação do património natural e cultural e a aplicações agroalimentares. Este Mestrado oferece a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e desenvolver competências específicas, de acordo com os interesses pessoais dos estudantes, em linhas de ação sediadas em institutos, centros e laboratórios de investigação. As dissertações de Mestrado podem ser desenvolvidas em ambiente académico ou em colaboração com empresas.
Unidade Orgânica:
Escola de Ciências e Tecnologia
Duração:
4 Semestres/120 ECTS (33 obrigatórios e 30 optativos em UCS)
Língua:
Português, Inglês
Regime:
Presencial
Áreas CNAEF:
-
Biologia e bioquímica (421)
Indústria e Serviços: Agro-alimentar, Farmacêutica e Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico, Gabinetes de Projeto e Consultoria, Conservação de Património Natural e Cultural.
Saúde e Ambiente: Laboratórios de análises cínicas, análises toxicológicas e ambientais.
Investigação: Centros de Investigação Fundamental e Aplicada nas áreas das Ciências do Ambiente, Conservação de Património Natural e Cultural, Saúde e Bem-estar, Ciências da Vida e Saúde, Biotecnologia e áreas afins.
Docência: Ensino Superior Universitário ou Politécnico e Ensino Secundário.
Os candidatos deverão possuir licenciatura em Bioquímica, Biologia Humana, Biotecnologia ou Biologia. Podem ainda candidatar-se os licenciados em Química, Química Tecnológica, Enologia ou Ecologia e Ambiente. Os candidatos licenciados em áreas afins podem também candidatar-se, devendo para tal remeter o curriculum vitae e o plano de estudos da respetiva licenciatura.