Avançar para o conteúdo principal

Isabel Bezelga

Prof. Associado (Departamento de Artes Cénicas)

Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado

Fotografia
Doutoramento: Doutoramento em Teatro/Teatro (Universidade de Évora - 2012)
Mestrado: Provas Públicas de Competência Científica e Aptidão Pedagógica/Ciências da Educação _ Expressões Artísticas e Interculturalidade (Universidade de Évora - 2003)
Licenciatura: Ciências da Educação/Formação de Professores/Formadores (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - U.L. - 1999)
Assembleia da Escola de Artes (Membro)
CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística (Membro Integrado Doutorado)
Comissão Coordenadora de Avaliação da Escola de Artes (Membro)
Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica (Adjunto)
Comissão de Curso da Pós-Graduação em Teatro Educação e Comunidade (Adjunto)
Comissão de Curso do Mestrado em Teatro (Adjunto)
Departamento de Artes Cénicas (Diretor)
Direção de Curso do Programa de Doutoramento em Artes e Design (Adjunto)
Teatro
Educação Artística
Artes Participativas Comunitárias
Teatro e Comunidade
Articulação entre a Criação Artística e Teatral e a Educação, numa perspectiva de vinculação comunitária e social.
Participação e cidadania
Diversidade Cultural e práticas artísticas
Desenvolvimento de Projectos Artísticos Comunitários colaborativos entre Profissionais e não profissionais

 



 Investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística – CHAIA, Universidade de Évora.


Coodenadora de grupo Teatro e Performance em Diálogo



 Linha temática Teatro Comunidade, Performance e Património. 



 



 



 



 



 



 



 



 


Colaboradora do Instituto de Estudos da Literatura e Tradição – Literatura, Cultura e Artes (IELT) da FCHS/Universidade Nova de Lisboa onde grupo  "Práticas performativas/artísticas e Comunidade


Colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)/ Universidade de Évora - área de Formação de professores


 


 

101138625 / Comissão Europeia
acrónimo: AgeAgainstTheMachine
em curso até 31/12/2026
101056116 / Comissão Europeia
acrónimo: Green E.Th.I.Cs
em curso até 28/02/2026
2021-1-ES01-KA220-SCH-000032730 / Comissão Europeia
acrónimo: EMOCIONARTE
em curso até 01/05/2024
Brincas / Fundação EDP
concluído em 29/12/2015
MUSEpe / QREN
concluído em 28/11/2013
Bezelga, I. & Malini, G. (ed.)(2022).Introduction. THEATRES AND POLITICS TODAY: Lights and Shadows of a Long Relationship. "Comunicazioni Sociali" - Journal of Media, Performing Arts and Cultural Studies, Anno XLIII, (3) pp.297-310
Cruz, H., Menezes, I. e Bezelga, I. (2021). Práticas artísticas comunitárias e participac?a?o cívica e política na ac?a?o de tre?s grupos teatrais em Portugal. Revista Educação, Sociedade e Culturas, (59), pp.223-247.
Bezelga, I. (2021). Community theatre diversity: connections between Portugal and Brazil. C. Bernardi and G. I. Malini (eds). Performing the Social - Education, Care and Social Inclusion through Theatre (pp. 57-67). Milan: FrancoAngeli. ISBN 9788835122258
Cruz, H., Bezelga, I. & Menezes, I. (2021). The quality of participation of Brazilian theatre collectives in contexts of community artistic practices. Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance DOI: 10.1080/13569783.2021.1908883
Rocha, D., & Bezelga, I. (2021). Diálogo Intercultural: o 'sistema' de Peter Brook aplicado no teatro popular religioso. Pitágoras 500, 11(1), 35-47. https://doi.org/10.20396/pita.v11i1.8663651
Bezelga, I. (2021). Educac?a?o e Vive?ncias Performativas Fora de Portas ou a Busca por uma Visa?o Ecológica. M. Oliveira, T. Eça, Â. Saldanha & C. Ferreira (Ed.) Antologia de Educac?a?o Artística e Sustentabilidade: orientac?o?es para estratégias de educac?a?o ambiental através das artes. (pp. 30-34). APECV.
Mendonça, C. e Bezelga, I. (2020). Um olhar sobre o impacto da experie?ncia teatral no exercício da alteridade e no processo de socializac?a?o de crianc?as em contextos educacionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16 n. 4
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria Assunção; BEZELGA, Isabel. Além de um Programa Curricular: a Formação Estética de Professoras/Educadoras das Infâncias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 23-35, set. 2020. ISSN 2237-258X. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2020. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609.
Cruz, C., Cruz, H., Bezelga, I., Falcão, M., Aguiar, R. (2020). A Busca do Comum - Práticas Artísticas Para Outros Futuros Possíveis. Porto: Instituto de Investigac?a?o em Arte, Design e Sociedade - i2ADS ISBN: 978-989-54417-9-2
CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel and MENEZES, Isabel. For a Typology of Participation in Community Artistic Practices: the experience of three theater groups in Brazil and Portugal. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2020, vol.10, n.2 [cited 2020-04-22], e89422. Available from: . Epub Mar 09, 2020. ISSN 2237-2660. https://doi.org/10.1590/2237-266089422.
Ostetto, L. Folque, M. A. & Bezelga, I. (2019). Além de um programa curricular: a formação estética de professoras/educadoras de infância. Revista Educação e Fronteiras. 9(27), 23-35.DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12609
Aguiar, R & Bezelga, I. (2019). Teatro e comunidade: reflexões acerca da práxis académica. H. Cruz, I. Bezelga, R. Aguiar (coord.) Práticas Artísticas: Participação e Comunidade. (pp. 175-189). Évora: CHAIA-Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-119-5
Cruz, H., Bezelga,I. & Aguiar, R. (coord.) (2019) Práticas Artísticas: Participação e Comunidade. Évora. CHAIA- Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-119-5
Balça, A., Pomar, C.,Bezelga, I., Leal da Costa, C., Magalhães, O. & Moreira, L. (2018) (Coord). A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (no prelo) ISBN: 978-989-8550-73-6 (versão impressa) ISBN: 978-989-8550-74-3 (formato electrónico)
Pomar, C., Bezelga, I. e Lopes, M. (2018). Jogo e expressão: Que sentidos e desafios na formação. A. Balça, C. Pomar, C. Costa, I. Bezelga, L. Moreira & O. Magalhães (coord.) A Formação de Educador@s e Professor@s: olhares a partir da UniverCidade de Évora (pp. 18-28). Évora: CIEP/UE
BEZELGA, I. (2018). De cá para lá: Ingrid Koudela em Portugal. In Igor Almeida Silva (Org.), Ingrid Dormien Koudela: O teatro como alegoria (pp. 7982). Recife: SESC Pernambuco.
Bezelga, I. (2018). Opening Borders! A. Pinto, P. Pinto, T. Furtado (Eds.) Cross Media Arts - Social Arts and Transdisciplinarity (432-449). Vale Cambra: Caleidoscópio
Bezelga, I. (2018).BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 12, n. 21, p. 167-184, jul. 2018.
Bezelga, I. (2017). Teatro comunitario: Perspectiva desde Portugal. D. Hernández y J. Zazueta (coord.). Teatro y Transdisciplinaridad -Ética, Salud y Comunidad ( p.p. 51-70). Ciudad de México: Universidad Autónoma de Sinaloa e Instituto Nacional de Bellas Artes/Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Teatral Rodolfo Usigli
Folque, M. A. & Bezelga, I. (Org.) (2017). Traços de Ar, Terra, Água, e Fogo na perspetiva de crianças. Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-989-8550-52-1

* Principais publicações selecionadas pelo autor. Para obter mais publicações realize uma pesquisa por nome de autor no Repositório Digital de Publicações Científicas da UÉ.



Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumni
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar