Arqueologia e Ambiente (Erasmus Mundus-ARCHMAT)

Mestrado

Apresentação

O mestrado ERASMUS MUNDUS  ARCHMAT é um mestrado em associação entre UEVORA, Aristotle University of Thessaloniki (AUTH) e University of Rome la Sapienza (UNIROMA1). O objetivo do curso ARCHMAT é fornecer aos alunos os conhecimentos e competências específicas exigidas no campo de investigação da Arqueometria, de forma a capacitá-los a realizar trabalhos científicos, a avaliar criticamente e integrar conhecimentos científicos e gerir de forma independente um projeto arqueológico a partir de todos os aspectos, ou seja, arqueológicos, científicos e de conservação. Destina-se nomeadamente a formar especialistas altamente especializados capazes de compreender e aplicar as metodologias científicas analíticas correctas para o estudo e conservação de materiais arqueológicos de natureza diferente e pertencentes a períodos e / ou culturas diferentes na História Europeia e Mediterrânica. As unidades curriculares são lecionadas em inglês. O curso implica mobilidade obrigatória na universidade parceiras do mestrado ARCHMAT de acordo com o seguinte esquema: segundo semestre (Tessalonica), terceiro semestre (Roma la Sapienza), quarto semestre (Évora, Tessalonica ou Roma) para o trabalho de dissertação. Várias bolsas de estudo são disponibilizadas pela agência EACEA da CE. As propinas pagas pelos alunos sem bolsa (self-paying) não inclui despesas de viagem e alojamento relacionadas com a mobilidade obrigatória. O numero de vagas sem bolsa é 10.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Università degli Studi di Roma "La Sapienza"
  • Aristotle University of Thessaloniki
Unidade Orgânica: Escola de Ciências Sociais
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (77 obrigatórios e 0 optativos em UCS)
Língua: , Inglês
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Sector privado (Restauração PME, profissão privada) e / ou Laboratórios Científicos de Museus ou outras instituições governamentais (Ministério da Cultura, ); Organizações Internacionais dedicadas à proteção de objetos e sites do Património Cultural, como o ICCROM ea UNESCO; instituições não académicas com elevada reputação nacional / internacional no ARCHMAT e com fortes contactos / afiliações com agências governamentais e indústrias como o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) Instituto de Ciência de Materiais de Aragão (ICMA) em Zaragoza, o Laboratório Científico dos Museus Vaticanos (MV) no Estado do Vaticano, o Museu de Aiani (MA) na Grécia. Start-app no sector da conservação e herança cultural.

Condições Específicas de Acesso

O prazo para candidatura online em www.erasmusmundus-archmat.uevora.pt para as bolsas financiadas pela UE para participar no programa de mestrado ARCHMAT 2019-2021 expira no dia 31 de Janeiro de 2019. Para os estudantes sem bolsa EACEA, o prazo para a entrega dos documentos necessários para archmat@uevora.pt de acordo com a secção HOW TO APPLY do sitio web www.erasmusmundus-archmat.uevora.pt) é 15 de Setembro de 2019. Condiçoes específicas de ingresso:Licenciatura em Ciência Exactas (Quimica, Geologia, Fisica, Engenharia, Biologia e outra formação relevante na area). Licenciatura  em Ciências Sociais (Historia e Arqueologia e outra formação relevante na área).

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Informação não disponível

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível

Documentos

Contactos

Diretor: Nicola Schiavon [schiavon@uevora.pt]

Gestor Académico: Helena Espadaneira
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE