Ensino de Música

Mestrado

Apresentação

O Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora visa proporcionar a aquisição de competências e de conhecimentos superiores de maneira a permitir o acesso ao mercado de trabalho no campo do ensino vocacional de música ou o acesso às correspondentes formações superiores de 3º ciclo. Complementarmente, visa gerar capacidades de funcionalidade social, de juízo crítico, de aprendizagem e de trabalho autónomo, individual e coletivo, bem como o desenvolvimento das competências pessoais e interpessoais que permitam o exercício de uma carreira altamente especializada, no âmbito do ensino vocacional de música.

O Mestrado em Ensino de Música tem a duração de 4 semestres, estando a obtenção do grau condicionada à aprovação em 120 créditos ECTS. É oferecido potencialmente nas seguintes áreas de especialização: Flauta; Oboé (não abre em 2020-21); Clarinete; Saxofone; Fagote; Trompa; Trompete; Trombone; Tuba; Percussão; Violino; Viola de Arco (não abre em 2020-21); Violoncelo; Contrabaixo (não abre em 2020-21); Piano; Guitarra Clássica; Acordeão; Guitarra Portuguesa (não abre em 2020-21); Bateria (não abre em 2020-21); Canto; Composição.

Unidade Orgânica: Escola de Artes
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (102 obrigatórios e 18 optativos em UCS)
Língua: Português, Inglês
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Ensino em escolas do ensino vocacional e profissional de música; prossecução de estudos ao nível de um 3º Ciclo em Música.

De acordo com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência nas áreas vocacionais e artísticas (Decreto-lei 79/2014; Portaria 693/98; Decreto-lei 176/2014), este Mestrado destina-se, principalmente, a fornecer formação nessa área, tendo sido pensado para responder às necessidades manifestadas tanto por profissionais como por instituições de ensino vocacional de música da região e do país, no que toca à obtenção de habilitação legal para a docência.

Condições Específicas de Acesso

Titulares de uma habilitação académica superior na área da musica, com 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, em Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos, de acordo com o especificado no DL 79/2014, de 14 de maio. É ainda condição de acesso a este ciclo de estudos: 1. O domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (c.f. Artigo 17.º do Decreto-Lei 79/2014 de 14 de maio). Esta condição será certificada mediante a combinação da realização de uma prova escrita de língua portuguesa com a realização de uma entrevista. Em ambas o/a candidato/a deverá obter aprovação. A prova é obrigatória para todos/as, independentemente da sua formação anterior ou da sua situação profissional. A candidatura pode ainda ser efetuada apresentando um certificado de aprovação em ambas as componentes, emitido por uma outra instituição de ensino superior, na qual o/a candidato/a tenha prestado provas com esta mesma finalidade (há não mais do que dois anos), considerando as condições previstas no Decreto-Lei 79/2014 de 14 de maio. A realização da prova escrita e da entrevista para aferir o domínio da língua portuguesa terá lugar nos dias 3 de Abril (1ª fase) e 10 de Julho (2ª fase) de 2020, em local e horário a anunciar.  2. A realização de uma entrevista de seriação, compreendendo prova específica de acesso (instrumento/canto/composição); tanto a componente oral da entrevista quanto a prova específica de acesso (instrumento/canto/composição) são eliminatórias, sendo excluídos os candidatos não obtiverem aprovação a qualquer delas. As datas de realização da entrevista de seriação, incluindo a prova prática de aptidão vocacional específica (instrumento/canto/composição), serão as seguintes: 31 de Março, 1 e 2 de Abril (1ª fase); 7, 8 e 9 de Julho (2ª fase) de 2020, em horário a anunciar, no Colégio Mateus d'Aranda. 

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
697 €
Estudantes Internacionais
2500 €

Direção de Curso

Horários

Documentos

Contactos

Diretor: Ana Telles Béreau [atelles@uevora.pt]

Gestor Académico: Vitória dos Anjos Bonito Guiomar
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE