Ensino de Música

Mestrado

Apresentação

O Curso de Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora visa proporcionar a aquisição de competências e de conhecimentos superiores na área do Ensino de Música de maneira a permitir o acesso ao mercado de trabalho no campo do ensino vocacional de música ou o acesso às correspondentes formações superiores de 3º ciclo. Complementarmente, visa gerar capacidades de funcionalidade social, de juízo crítico, de aprendizagem e de trabalho autónomo, individual e coletivo, bem como o desenvolvimento das competências pessoais e interpessoais que permitam o exercício de uma carreira altamente especializada, no âmbito do ensino vocacional de música. De acordo com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência nas áreas vocacionais e artísticas (Decreto-lei 79/2014; Portaria 693/98; Decreto-lei 176/2014), este Mestrado destina-se, principalmente, a fornecer formação nessa área, tendo sido pensado para responder às necessidades manifestadas tanto por profissionais como por instituições de ensino vocacional de música da região e do país, no que toca à obtenção de habilitação legal para a docência. O Mestrado em Ensino de Música tem a duração de 4 semestres, estando a obtenção do grau condicionada à aprovação em 120 créditos ECTS. É oferecido potencialmente nas seguintes áreas de especialização: Flauta; Oboé (não abre em 2020-21); Clarinete; Saxofone; Fagote; Trompa; Trompete; Trombone; Tuba; Percussão; Violino; Viola de Arco (não abre em 2020-21); Violoncelo; Contrabaixo (não abre em 2020-21); Piano; Guitarra Clássica; Acordeão; Guitarra Portuguesa (não abre em 2020-21); Bateria (não abre em 2020-21); Canto; Composição.
Unidade Orgânica: Escola de Artes
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (102 obrigatórios e 18 optativos em UCS)
Língua: Português, Inglês
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Ensino em escolas do ensino vocacional e profissional de música; prossecução de estudos ao nível de um 3º Ciclo em Música.

Condições Específicas de Acesso

Titulares de uma habilitação académica superior na área da musica, com 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, em Formação Musical e em Ciências Musicais e nenhuma com menos de 25 créditos, de acordo com o especificado no DL 79/2014, de 14 de maio. É ainda condição de acesso a este ciclo de estudos: 1. O domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (c.f. Artigo 17.º do Decreto-Lei 79/2014 de 14 de maio). Esta condição será certificada mediante a combinação da realização de uma prova escrita de língua portuguesa com a realização de uma entrevista. Em ambas o/a candidato/a deverá obter aprovação. A prova é obrigatória para todos/as, independentemente da sua formação anterior ou da sua situação profissional. A candidatura pode ainda ser efetuada apresentando um certificado de aprovação em ambas as componentes, emitido por uma outra instituição de ensino superior, na qual o/a candidato/a tenha prestado provas com esta mesma finalidade (há não mais do que dois anos), considerando as condições previstas no Decreto-Lei 79/2014 de 14 de maio. A realização da prova escrita e da entrevista para aferir o domínio da língua portuguesa terá lugar nos dias 3 de Abril (1ª fase) e 10 de Julho (2ª fase) de 2020, em local e horário a anunciar.  2. A realização de uma entrevista de seriação, compreendendo prova específica de acesso (instrumento/canto/composição); tanto a componente oral da entrevista quanto a prova específica de acesso (instrumento/canto/composição) são eliminatórias, sendo excluídos os candidatos não obtiverem aprovação a qualquer delas. As datas de realização da entrevista de seriação, incluindo a prova prática de aptidão vocacional específica (instrumento/canto/composição), serão as seguintes: 31 de Março, 1 e 2 de Abril (1ª fase); 7, 8 e 9 de Julho (2ª fase) de 2020, em horário a anunciar, no Colégio Mateus d'Aranda. 

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
697 €
Estudantes Internacionais
2500 €

Direção de Curso

Horários

Documentos

Contactos

Diretor: Ana Telles Béreau [atelles@uevora.pt]

Gestor Académico: Vitória dos Anjos Bonito Guiomar
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE