Ciências dos Alimentos

Doutoramento

Apresentação

O programa Doutoral em Ciências dos Alimentos é um programa em associação entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e a Universidade de Évora. Enquadra-se na relevância crescente do sector alimentar, associada aos desafios das alterações climáticas e às perspetivas futuras de necessidades alimentares globais sustentáveis. Impõe-se assim desenvolver conhecimento e criar competências que permitam aos profissionais antecipar desafios globais no sector alimentar a montante e a jusante  e melhorar o desempenho e competitividade dos seus produtos através de processos inovadores, inteligentes e promotores de um desenvolvimento sustentável. Os objetivos de aprendizagem atendem especificamente ao Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor por ambas as IES envolvidas, NOVA e UE. Em síntese: a) O desenvolvimento de um pensamento crítico e uma formação avançada de modo a adquirirem um nível elevado de competências em Ciências dos Alimentos, que lhes permita entrecruzar criticamente conceitos entre disciplinas; b) A aquisição de conhecimentos avançados em  Ciências dos Alimentos, bem como em tecnologias associadas, e o desenvolvimento de temas de investigação no âmbito das instituições participantes. c) Desenvolvimento  conhecimento e criar competências que permitam aos profissionais antecipar desafios globais no sector alimentar  e melhorar o desempenho e competitividade dos seus produtos através de processos inovadores, inteligentes e promotores de um desenvolvimento sustentável
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 8 Semestres/240 ECTS (48 obrigatórios e 12 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno
Áreas de Especialização:
  • Ciência e Tecnologia dos Alimentos
  • Química dos Alimentos

Saídas Profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica; Laboratórios Científicos, Indústria Agroalimentar e afins.

Condições Específicas de Acesso

Condições de acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor: ·         titulares de grau de mestre ou equivalente legal; ·         Os titulares de grau de licenciado detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da(s) universidade(s) onde pretendem ser admitidos; ·         Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da(s) universidade(s) onde pretendem ser admitidos.

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

2750 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Maria João Pires de Bastos Cabrita [mjbc@uevora.pt]

Gestor Académico: Maria João Doutor Zorro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE