Departamento de Física

Contactos
Tlf.: +351 266 745 372
Morada:
Departamento de Física
Universidade de Évora
Colégio Luis António Verney
Rua Romão Ramalho, 59

7002-554 Évora

Localização

O Departamento de Física está integrado na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e tem por missão fundamental o ensino a investigação em vários domínios de Física e de Engenharia. Para isso, dispõe de um corpo docente de carreira constituído por 24 doutorados, e ainda da colaboração especializada de alguns  colegas convidados de outras instituições, de 1 investigador e de 7 funcionários. Mas também vários investigadores em formação, que estão a preparar as suas teses de doutoramento ou de mestrado, trabalham integrados em grupos de investigação ou são orientados por docentes deste Departamento.

Atualmente a oferta formativa da responsabilidade do Departamento de Física é constituída por 2 licenciaturas (em Engenharia Mecatrónica e em Engenharia das Energias Renováveis), 3 mestrados (em Engenharia Mecatrónica, em Energia Solar, e em Ciência e Tecnologia da Terra, Atmosfera e Espaço), e 2 programas doutorais (em Engenharia Mecatrónica e Energia e em Ciência da Terra e do Espaço). Docentes deste Departamento também colaboram noutros cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento da responsabilidade de outros departamentos, ou alguns de organização partilhada com outras Universidades , lecionando várias disciplinas do âmbito da Física e da Engenharia.

A investigação em que os membros do Departamento de Física participam está sobretudo ligada aos domínios da Geofísica e Meteorologia, da Engenharia Mecatrónica e Energia, da História e Filosofia da Ciência (ligados a centros de investigação sed1ados na Universidade de Évora, e também em colaboração com a Cátedra de Energias Renováveis), e ainda alguns docentes investigam outros domínios de Física (Matéria Condensada, Nanotecnologia  e Física Nuclear) estando integrados em centros de outras Universidades. A riqueza desta atividade transparece nos seminários regulares desenvolvidos.

O Departamento de Física aposta ainda na modernização das suas metodologias de ensino, bem como numa intervenção de extrema relevância para a sociedade contemporânea, colaborando em cursos na modalidade elearning , participando na formação para a sustentabilidade e valorizando a interdisciplinaridade.

O Departamento de Física, em ligação com a Escola de Ciências e Tecnologia, tem também uma atividade importante na divulgação científica dos seus principais domínios de ensino e investigação, assegurando algumas atividades regulares em ligação com escolas da cidade e da região.

Temos também toda a vontade e disponibilidade para apresentarmos  as nossas atividades, e proporcionarmos visitas organizadas aos nossos laboratórios.

Alfred Stadler (Professor Auxiliar)
António F. Miguel (Professor Associado )
António Manuel de Carvalho Soares Correia (Professor Associado c/ Agregação)
Daniele Bortoli (Professor Auxiliar)
David Leonard Berry (Professor Associado )
Hugo Gonçalves Silva (Professor Auxiliar)
João Príncipe (Professor Auxiliar)
José Fernando Borges (Professor Auxiliar)
Manuel P. dos Santos (Professor Catedrático)
Maria da Graça Dias Carraça (Professor Auxiliar)
Maria João Costa (Professor Auxiliar c/ Agregação)
Maria Rosa Duque (Professor Auxiliar)
Miguel António da Nova Araújo (Professor Auxiliar c/ Agregação)
Mourad Bezzeghoud (Professor Catedrático)
Rui Paulo Vasco Salgado (Professor Auxiliar c/ Agregação)

Colaboração Docente

Diogo Canhão de Sousa Canavarro (Investigador Auxiliar Convidado)
Luís Fialho (Investigador Auxiliar Convidado)
Luís Filipe Lopes Guerreiro (Investigador Auxiliar)
Miguel Potes (Investigador)
Orlando do Nascimento Cruz e Silva (Investigador Auxiliar)
Orlando do Nascimento Cruz e Silva (Investigador Auxiliar)
Joel A. Barrenho (Técnico Superior)
Josué Manuel Amaral Figueira (Assistente Operacional)
Maria Beatriz da Silva Serrano (Assistente Operacional)
Samuel Ramos Bárias (Assistente Técnico)
Sérgio dos Santos Aranha (Assistente Técnico)