Avançar para o conteúdo principal

Hugo Gonçalves Silva

Prof. Auxiliar (Departamento de Física)

Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado

Fotografia de Hugo Gonçalves Silva
Doutoramento: Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia (Departamento de Física da Universidade do Porto - 2009)
Licenciatura: Física (Departamento de Física da Universidade do Porto - 2005)
Doutorado em Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia, Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação dos Professores Y. G. Pogorelov e J. P. Araújo (Univ. Porto) e do Professor H. L. Gomes (Univ. Algarve). Com a seguinte tese: Efeitos Quânticos para a Optimização de Dispositivos Spintrónicos (aprovada por unanimidade, 2009). Este trabalho foi apoiado pela FCT através da bolsa: SFRH/BD/24190/2005.
Desde 2019 tornei-me Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade de Évora lecionando cursos relacionados com a Energia (fotovoltaica e armazenamento de energia, principalmente), e formei dois estudantes de doutoramento. Além disso, atingi 68 trabalhos de investigação publicados (índice h 18 e um total de 1021 citações) e tornei-me co-director do INEGI Alentejo. O INEGI Alentejo pretende servir de interface de desenvolvimento tecnológico entre a investigação e o sector industrial, com especial enfoque no desenvolvimento de materiais compósitos para o sector aeronáutico, mas também nos sectores dos semicondutores e da energia.

De 2015 a 2019, fui Investigador Auxiliar/Principal na Cátedra de Energias Renováveis ​​​​da Universidade de Évora, trabalhando em Energia Solar em duas vertentes de atividades: 1) Gestão executiva da Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP) em colaboração com o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zenrum für Luft- und Raumfahrt, DLR). A EMSP é uma central experimental solar térmica cilindro-parabólica de 3,6 MW que utiliza sais fundidos como fluido de transferência de calor que converte a energia solar em calor. A conclusão e operação desta plataforma reúne os principais players industriais: Eltherm, innogy SE, Grupo TSK, Rioglass, Yara e Steinmüller. O investimento global nesta instalação ascendeu a mais de 15 milhões de euros; 2) Liderança de um grupo investigação na área da Radiação Solar e Operação de Sistemas, que se concentrou em testes e implementação de instrumentação, elaboração de testes de desempenho, avaliação de recurso solar, previsões de produção eléctrica e desenvolvimento de ferramentas de avaliação e mitigação de sujidade, tudo para uma operação mais eficiente da Energia Solar. Ambas as atividades envolveram uma equipa que contava, para além de mim, com 10 pessoas.

De 2010 a 2014, fiz um Pós-Doutoramento no antigo Centro Geofísico da Universidade de Évora (hoje integrado no Instituto de Ciências da Terra) onde concentrei o meu trabalho na Eletricidade Atmosférica. No primeiro ano, ganhei um prestigiado prémio para investigadores em início de carreira da Fundação Calouste Gulbenkian pelo estudo de precursores de sismos electromagnéticos; foram detetadas perturbações no campo eléctrico atmosférico cerca de 3 dias antes de um sismo acontecer. Além disso, foram examinadas as propriedades eléctricas das rochas revelando uma conhecida transição de fase de água confinada, a baixas temperaturas, mas desconhecida a sua ocorrência em rochas. Os últimos dois anos foram dedicados à criação de um Laboratório de Eletricidade Atmosférica que envolveu 5 investigadores entre os quais eu. Este foi um período muito intenso de produção científica em que pudemos explorar: 1) fenómenos de poluição urbana - durante a década de 80 os níveis de poluição em Lisboa foram inferidos a partir de dados de campo eléctrico atmosférico desse período; 2) interações Sol-Terra - foram encontradas semelhanças entre o número de manchas solares, a contagem de neutrões e as séries temporais do campo elétrico atmosférico, suportando a influência da atividade magnética solar no clima da Terra, um fator desconsiderado nos modelos climáticos. No mesmo período, fui também investigador visitante na Universidade de Bristol e trabalhei em estreita colaboração com a Universidade de Reading, ambas do Reino Unido.

De 2006 a 2009, fui estudante de doutoramento no Instituto de Física de Materiais da Universidade do Porto, Portugal, estudando transporte electrónico dependente de spin em nanoestruturas - Spintrónica - a tecnologia por detrás das cabeças de leitura de discos rígidos magnéticos. O trabalho envolveu dois aspetos: 1) descrição teórica do transporte electrónico coerente dependente do spin em junções magnéticas perfeitas com diferentes geometrias (desde simples junções de túnel magnéticas a estruturas altamente complexas). O estudo revelou que os materiais com bandas pouco profundas (metais de transição, semicondutores ou semimetais ) têm o potencial de atingir densidades de armazenamento de dados muito acima do limite de 1 Tb/in2 que a indústria procurava; 2) caracterização experimental (magnética, eléctrica e magnetorresistência) de materiais granulares magnéticos desordenados em nanocamadas. Tais experiências levaram à descoberta da comutação resistiva eléctrica em grãos magnéticos desordenados de Co80Fe20 embebidos numa matriz de Al2O3; estes materiais podem assim ser utilizados no desenvolvimento de memórias de acesso aleatório não voláteis.
Docente como assistente nos Laboratórios de Física do primeiro ano do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (ano lectivo de 2005/2006).

Lecciona como colaborador convidado nos Laboratórios de Electrónica I do segundo ano do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ano letivo 2011/2012).

Duas palestras convidadas no curso de mestrado: Sensores Ambientais, Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ano letivo 2012/2013).

Docência como professor auxiliar convidado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2016/2017 a 2018/2019).

Docência como professor auxiliar convidado no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias de Energia Solar Térmica (anos letivos 2018/2019).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Energia e Gestão e Planeamento de Projetos (anos letivos 2019/2020).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2019/2020, 2020/2021).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica: Controlo de Condições de Sistemas Mecatrónicos (anos letivos 2019/2020).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Energia, Ambiente e Sustentabilidade (anos letivos 2019/2020).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia: Eletromecânica de Meios Contínuos (anos letivos 2020/2021).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2023/2024).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias de Conversão e Armazenamento de Energia (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023, 2023/ 2024).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Armazenamento de Energia (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023, 2023/2024) .

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Medicina Veterinária: Biofísica (ano letivo 2022/2023).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Informática: Física I (ano letivo 2023/2024).

Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de licenciatura em Física e Química: Física Estatística e Termodinâmica. (ano letivo 2023/2024).

Membro integrado do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA - https://laeta.pt/en/) no Grupo de Energia, Ambiente e Sustentabilidade. Linhas temáticas:


     - Avaliação de recurso e aplicações de Energia Solar


     - Produção e utilização de hidrogénio

INEGI Alentejo: associação sem fins lucrativos de direito privado, esta iniciativa resulta de uma colaboração entre a Universidade de Évora e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, INEGI (Porto), para a criação de uma associação conjunta. Função: membro fundador.

Estágio em Astronomia Observacional, Observatório Astronómico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (01-08-2004 a 30-08-2004)

Bolsa de iniciação à investigação científica no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação do Prof. Alexandre Correia, dedicada ao estudo computacional da evolução dinâmica pelos efeitos das marés de Marte e das suas luas. (01-09-2004 a 30-09-2005)

Bolsa de doutoramento em Física da Matéria Condensada e Nanotecnologias, Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a referência: SFRH/BD/24190/2005. O trabalho desenvolvido no IFIMUP, Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, que faz parte do laboratório nacional Instituto de Nanotecnologias. (01-01-2006 a 30-01-2009)

Bolsa de pós-doutoramento em Geofísica (bolsa de 6 anos) no Centro de Geofísica de Évora (CGE) financiada pela bolsa da FCT com a referência: SFRH/BPD/63880/2009. O CGE integra agora o Instituto Português de Ciências da Terra (ICT) e desenvolve investigação científica em duas áreas: Física e Dinâmica da Atmosfera e do Clima; Sismo-tectónica e Processos de Deformação Litosférica. A ICT é uma instituição líder em geofísica nacional e internacional. O projeto foi dedicado a: Fenómenos Sismo-eletromagnéticos em Regiões Tectonicamente Ativas (01-01-2010 a 31-12-2015).

ALT20-03-0246-FEDER-000040 / Portugal 2020 ,Portugal 2020
acrónimo: IDEIA
concluído em 01/12/2022
Grant: 823802 - SFERAIII / Comissão Europeia
acrónimo: SFERA III
concluído em 31/12/2022
586221-EPP-1-2017-1-IT-EPPKA2-CBHE-JP / Comissão Europeia
acrónimo: Enbrain
concluído em 15/10/2020
Cost Action 15211 / Comissão Europeia
concluído em 27/08/2017
/ Comissão Europeia
acrónimo: COST PV-PEARL
concluído em 31/10/2021
0076_AGERAR_6_E / INTERREG
acrónimo: AGERAR
concluído em 31/12/2019
POCI-01-0247-FEDER-017857 / Portugal 2020 ,Portugal 2020
acrónimo: Ship
concluído em 30/06/2019
ALT20-03-0145-FEDER-022113 / Portugal 2020 ,Portugal 2020 ,Portugal 2020
acrónimo: INIESC
concluído em 23/03/2020
/ Comissão Europeia
acrónimo: MASLOWATEN
concluído em 31/08/2018
PTDC/GEO-FIQ/4178/2012 / FCT
concluído em 31/05/2015


Eu Sou
Espaço onde poderá selecionar o perfil de acesso que mais se adequa à sua situação.
Candidato UÉ
Oferta Formativa, Conhecer a UÉ, Candidaturas, Apoios Sociais e Documentação Útil
Estudante UÉ
Calendário Escolar, Oportunidades a não perder, Programas de Mobilidade e Atividades Académicas
Docente e Investigador
Unidades de I&D, Notícias em Destaque, Projetos de Investigação, Atividades em desenvolvimento e Conferências
Alumni
Família UÉ, Atividades Alumni, Testemunhos, Prémios Carreira e Eventos de interesse
Empresa
Submissão de Ofertas de Estágios e Emprego, Prestação de Serviços e Eventos no âmbito empresarial
Eu Quero
Espaço onde poderá selecionar um link rápido, de uma ação que pretende realizar