Hugo Gonçalves Silva
Prof. Auxiliar (Departamento de Física)
Contrato Trabalho Funções Públicas por tempo indeterminado
De 2015 a 2019, fui Investigador Auxiliar/Principal na Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, trabalhando em Energia Solar em duas vertentes de atividades: 1) Gestão executiva da Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP) em colaboração com o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zenrum für Luft- und Raumfahrt, DLR). A EMSP é uma central experimental solar térmica cilindro-parabólica de 3,6 MW que utiliza sais fundidos como fluido de transferência de calor que converte a energia solar em calor. A conclusão e operação desta plataforma reúne os principais players industriais: Eltherm, innogy SE, Grupo TSK, Rioglass, Yara e Steinmüller. O investimento global nesta instalação ascendeu a mais de 15 milhões de euros; 2) Liderança de um grupo investigação na área da Radiação Solar e Operação de Sistemas, que se concentrou em testes e implementação de instrumentação, elaboração de testes de desempenho, avaliação de recurso solar, previsões de produção eléctrica e desenvolvimento de ferramentas de avaliação e mitigação de sujidade, tudo para uma operação mais eficiente da Energia Solar. Ambas as atividades envolveram uma equipa que contava, para além de mim, com 10 pessoas.
De 2010 a 2014, fiz um Pós-Doutoramento no antigo Centro Geofísico da Universidade de Évora (hoje integrado no Instituto de Ciências da Terra) onde concentrei o meu trabalho na Eletricidade Atmosférica. No primeiro ano, ganhei um prestigiado prémio para investigadores em início de carreira da Fundação Calouste Gulbenkian pelo estudo de precursores de sismos electromagnéticos; foram detetadas perturbações no campo eléctrico atmosférico cerca de 3 dias antes de um sismo acontecer. Além disso, foram examinadas as propriedades eléctricas das rochas revelando uma conhecida transição de fase de água confinada, a baixas temperaturas, mas desconhecida a sua ocorrência em rochas. Os últimos dois anos foram dedicados à criação de um Laboratório de Eletricidade Atmosférica que envolveu 5 investigadores entre os quais eu. Este foi um período muito intenso de produção científica em que pudemos explorar: 1) fenómenos de poluição urbana - durante a década de 80 os níveis de poluição em Lisboa foram inferidos a partir de dados de campo eléctrico atmosférico desse período; 2) interações Sol-Terra - foram encontradas semelhanças entre o número de manchas solares, a contagem de neutrões e as séries temporais do campo elétrico atmosférico, suportando a influência da atividade magnética solar no clima da Terra, um fator desconsiderado nos modelos climáticos. No mesmo período, fui também investigador visitante na Universidade de Bristol e trabalhei em estreita colaboração com a Universidade de Reading, ambas do Reino Unido.
De 2006 a 2009, fui estudante de doutoramento no Instituto de Física de Materiais da Universidade do Porto, Portugal, estudando transporte electrónico dependente de spin em nanoestruturas - Spintrónica - a tecnologia por detrás das cabeças de leitura de discos rígidos magnéticos. O trabalho envolveu dois aspetos: 1) descrição teórica do transporte electrónico coerente dependente do spin em junções magnéticas perfeitas com diferentes geometrias (desde simples junções de túnel magnéticas a estruturas altamente complexas). O estudo revelou que os materiais com bandas pouco profundas (metais de transição, semicondutores ou semimetais ) têm o potencial de atingir densidades de armazenamento de dados muito acima do limite de 1 Tb/in2 que a indústria procurava; 2) caracterização experimental (magnética, eléctrica e magnetorresistência) de materiais granulares magnéticos desordenados em nanocamadas. Tais experiências levaram à descoberta da comutação resistiva eléctrica em grãos magnéticos desordenados de Co80Fe20 embebidos numa matriz de Al2O3; estes materiais podem assim ser utilizados no desenvolvimento de memórias de acesso aleatório não voláteis.
Lecciona como colaborador convidado nos Laboratórios de Electrónica I do segundo ano do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ano letivo 2011/2012).
Duas palestras convidadas no curso de mestrado: Sensores Ambientais, Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ano letivo 2012/2013).
Docência como professor auxiliar convidado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2016/2017 a 2018/2019).
Docência como professor auxiliar convidado no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias de Energia Solar Térmica (anos letivos 2018/2019).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Energia e Gestão e Planeamento de Projetos (anos letivos 2019/2020).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias da Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2019/2020, 2020/2021).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica: Controlo de Condições de Sistemas Mecatrónicos (anos letivos 2019/2020).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Energia, Ambiente e Sustentabilidade (anos letivos 2019/2020).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia: Eletromecânica de Meios Contínuos (anos letivos 2020/2021).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Energia Solar Fotovoltaica (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2023/2024).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Mestrado em Engenharia de Energia Solar: Tecnologias de Conversão e Armazenamento de Energia (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023, 2023/ 2024).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis: Armazenamento de Energia (anos letivos 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023, 2023/2024) .
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de Licenciatura em Medicina Veterinária: Biofísica (ano letivo 2022/2023).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Informática: Física I (ano letivo 2023/2024).
Docência como professor auxiliar no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora do curso de licenciatura em Física e Química: Física Estatística e Termodinâmica. (ano letivo 2023/2024).
Membro integrado do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA - https://laeta.pt/en/) no Grupo de Energia, Ambiente e Sustentabilidade. Linhas temáticas:
- Avaliação de recurso e aplicações de Energia Solar
- Produção e utilização de hidrogénio
INEGI Alentejo: associação sem fins lucrativos de direito privado, esta iniciativa resulta de uma colaboração entre a Universidade de Évora e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, INEGI (Porto), para a criação de uma associação conjunta. Função: membro fundador.
Estágio em Astronomia Observacional, Observatório Astronómico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (01-08-2004 a 30-08-2004)
Bolsa de iniciação à investigação científica no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação do Prof. Alexandre Correia, dedicada ao estudo computacional da evolução dinâmica pelos efeitos das marés de Marte e das suas luas. (01-09-2004 a 30-09-2005)
Bolsa de doutoramento em Física da Matéria Condensada e Nanotecnologias, Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a referência: SFRH/BD/24190/2005. O trabalho desenvolvido no IFIMUP, Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, que faz parte do laboratório nacional Instituto de Nanotecnologias. (01-01-2006 a 30-01-2009)
Bolsa de pós-doutoramento em Geofísica (bolsa de 6 anos) no Centro de Geofísica de Évora (CGE) financiada pela bolsa da FCT com a referência: SFRH/BPD/63880/2009. O CGE integra agora o Instituto Português de Ciências da Terra (ICT) e desenvolve investigação científica em duas áreas: Física e Dinâmica da Atmosfera e do Clima; Sismo-tectónica e Processos de Deformação Litosférica. A ICT é uma instituição líder em geofísica nacional e internacional. O projeto foi dedicado a: Fenómenos Sismo-eletromagnéticos em Regiões Tectonicamente Ativas (01-01-2010 a 31-12-2015).