Abertura de candidaturas para 1º ciclo e Mestrados Integrados na UÉ

Já está aberto o prazo de candidaturas para 1º ciclo e Mestrados Integrados na Universidade de Évora (UÉ), até 19 de junho de 2020, no âmbito de Concursos Especiais (titulares de cursos superiores, de CET  ou de TeSP), bem como para a modalidade de Mudança par Instituição/curso e para o concurso de Reingressos.

Por um lado, o concurso para titulares de CET destina-se a candidatos detentores de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET), por outro lado, o concurso para titulares de TeSP engloba os candidatos titulares de um Diploma Técnico Superior Profissional (TeSP), em ambos o casos, podem candidatar-se apenas aqueles que também tenham realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso na UÉ, para o ano letivo a que se candidatam, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, tendo obtido nesses exames a classificação mínima exigida.

Já no que diz respeito aos candidatos titulares de um diploma de curso superior, nomeadamente diploma de bacharel, licenciado, mestre ou doutor, as candidaturas são efetuadas através do concurso especial para titulares de cursos superiores.

Relativamente à modalidade de Mudança par Instituição/curso, este concurso destina-se a estudantes que pretendam matricular-se num curso e/ou numa Instituição de Ensino Superior diferente daquele em que esteve matriculado no(s) ano(s) letivo(s) anterior(es) e que não tenham concluído esse curso. Recorde-se que apenas se podem candidatar aqueles que tenham concluído o ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente e realizado os exames nacionais ou equivalentes às provas de ingresso fixadas para esse curso na UÉ, para o ano letivo a que se candidata, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, tendo obtido nesses exames a classificação mínima exigida.

Para acesso e ingresso na licenciatura em Música da UÉ para além das condições de acesso para mudança de par Instituição/Curso e à regulamentação e seriação a que está sujeito no âmbito deste regime, os candidatos terão ainda de se inscrever previamente e obter aproveitamento na Prova de Aptidão Vocacional Específica (PAVE).

Para alunos da UÉ que interromperam os seus estudos e pretendam agora reingressar no mesmo curso onde estiveram matriculados, podem fazê-lo através do concurso de Reingressos, sempre que tenham estado matriculados e inscritos no mesmo curso na UÉ ou num curso que o tenha antecedido, porém, não podem ter estado inscritos nesse curso no ano letivo anterior àquele em que pretende reingressar.

Em qualquer um dos casos acima referidos, as candidaturas devem ser submetidas online, em formulário próprio, sendo requerido registo prévio. A UÉ disponibiliza aqui mais informações relativamente aos requisitos de acesso, regulamentos, ao processo de candidatura e respetivo calendário.

Publicado em 06.03.2020