Promoting sustainable development in tropical islands: strengthening capacities for enhancing cultural heritage, traditional know-how, and local food production
- Universidade de Évora(líder)
- UNIMED - Itália(parceiro)
- Universidade de Cabo Verde(parceiro)
- Universidade de São Tomé e Príncipe(parceiro)
- Universidade Jean Piaget de Cabo Verde(parceiro)
- Università degli Studi di Sassari(parceiro)
Resumo
O projeto CULTIVAR é concebido para o desenvolvimento sustentável em regiões tropicais, com foco específico em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Tem como objetivo valorizar o património cultural e o saber tradicional, promovendo o turismo sustentável e a valorização dos produtos alimentares locais. Apesar da riqueza natural e cultural existente em ambos os países, o património cultural imaterial e a gastronomia continuam subvalorizados e pouco aproveitados de forma sustentável.
O projeto é pioneiro na implementação de um sistema de ensino superior interdisciplinar, formando profissionais capazes de enfrentar os desafios e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As atividades propostas incluem o reforço das Instituições de Ensino Superior (IES) em áreas-chave como História/Património Cultural, Turismo, Agronomia e Ciências Sociais. Isto implica a realização de seminários de formação para docentes, a atualização dos currículos e a criação de módulos lectivos com base nos princípios da Educação para a Sustentabilidade.
O CULTIVAR pretende sensibilizar a sociedade civil e os decisores políticos, promovendo sinergias positivas entre o meio académico e a sociedade.
Para alcançar estes objetivos, o projeto realizará oficinas de formação e grupos focais destinados a docentes, investigadores, estudantes de pós-graduação e profissionais externos, com ênfase no desenvolvimento e implementação de projetos culturais.
O objetivo principal é estabelecer um ambiente de ensino inovador centrado no património cultural. Através de uma abordagem multidisciplinar, o CULTIVAR visa fomentar a cooperação entre as IES, as comunidades científicas e os diferentes stakeholders, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de especialistas capaz de responder às necessidades específicas dos Países Parceiros.