Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning

Cofinanciado por:
Acrónimo | VR-VOLL
Designação do projeto | Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning
Código do projecto | 2021-DE02-KA220-VET-000030241
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Europa

Entidade beneficiária |
  • Universitat Flensburg(líder)
  • Adiyaman Milli Egitim Mudurlugu(parceiro)
  • Arcola Research Portugal LDA(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)
  • University of Cukurova(parceiro)
  • VILNIAUS GEDIMINO TECHNIKOS UNIVERSITETAS(parceiro)

Data de aprovação | 20-10-2021
Data de inicio | 01-01-2022
Data de conclusão | 31-12-2024

Custo total elegível | 371515 €
Apoio financeiro da União Europeia | Comissão Europeia - 371515 €
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 69552 €

Resumo

Este projecto reúne seis parceiros de quatro países com o intuito de explorar o potencial de uma tecnologia digital emergente: Realidade Virtual (RV). Pretende dar resposta às necessidades linguísticas específicas dos alunos do Ensino e Formação Profissional na sua futura vida profissional, num contexto de aprendizagem vocacional de línguas.

Na maioria das escolas, ou centros de EFP, existe um currículo geral de línguas, sendo que  as necessidades dos diversos grupos-alvo existentes não são devidamente identificadas. Em consequência de tal abordagem, as metodologias aplicadas ao ensino de uma língua estrangeira não serão as mais apropriadas. Assim, após a conclusão do curso, os alunos acabam por não alcançar o nível linguístico desejado para os postos de trabalho que almejam, correndo um risco maior de desemprego. 

Acreditamos que a integração da tecnologia RV nas aulas de EFP aumentará a motivação dos alunos, expondo-os a situações da vida real. Os alunos irão tomar contacto com a língua em contextos reais e os professores poderão optar pela integração desta tecnologia no seu dia-a-dia escolar. De modo a alcançar estes objetivos os seis parceiros unirão esforços no sentido de dar resposta às necessidades linguísticas dos alunos do EFP. Para tal serão organizadas atividades de ensino/aprendizagem para que os professores de línguas (e futuros professores) tomem contacto com os cenários desenhados para a RV. Objetiva-se, assim, o aumento da eficácia do ensino das línguas nas escolas e centros de EFP. Desta forma, formar-se-ão indivíduos mais qualificados e a sua integração no mercado de trabalho será mais fácil.

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos: Ao focar-se nas aplicações de RV para promoção da experiência linguística em contextos vocacionais, o projeto visa abordar o desenvolvimento profissional de futuros professores que irão desenvolver a sua atividade profissional em escolas secundárias ou em contexto de EFP. Este projeto pretende responder ao aumento do desemprego juvenil (15-24) na Europa, que varia entre 6% e 50%. O EFP é frequentemente visto como a resposta para este problema (Eichhorst, Rodrigues-Planas, Scmidl & Zimmermann, 2015). Ao mesmo tempo, a indústria e o comércio tornaram-se mais globalizados e a procura de mão de obra qualificada aumentou substancialmente, o que conduz a um reconhecimento da importância da educação profissional de alta qualidade, que aprimora as competências transnacionais dos trabalhadores.

Atividades: formação e educação vocacional; desenvolvimento de materiais de realidade virtual para contexto de EFP; monitorização do desenvolvimento da plataforma que acolhe a realidade virtual.

Resultados do Projeto: cenários em realidade virtual, manual, plataforma digital de realidade virtual, competências linguísticas a atingir, monitorização da realidade virtual, metodologias e avaliação.

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