Critical Thinking for Successful Jobs

Cofinanciado por:
Acrónimo | THINK4JOBS
Designação do projeto | Critical Thinking for Successful Jobs
Código do projecto | 2020-1-EL01-KA203-078797
Objetivo principal |

Região de intervenção | Europa

Entidade beneficiária |
  • University of Western Macedonia(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 28-07-2020
Data de inicio | 01-09-2020
Data de conclusão | 31-08-2023

Custo total elegível |
Apoio financeiro da União Europeia | Comissão Europeia
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 50060 €

Resumo

THINK4JOBS congrega uma equipa multidisciplinar de investigadores integrada em diversas unidades de investigação com interesses na promoção e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PCr) no âmbito da Educação Superior Europeia [European Higher Education Area (EHEA)], e em Empresas privadas em cinco Países Europeus, nomeadamente na Alemanha, Grécia, Lituânia, Portugal e Roménia. Concretamente o Projeto propõem-se desenvolver curricula de PCr oferecidos em tipologia mista (Blended-learning) para contextualizar estágios – desenhados para proporcionar aos estudantes a oportunidade de treinar competências de Pensamento Crítico de forma sistemática e consolidando-as para uma transição do ambiente académico para o contexto profissional/ de emprego.

O Projeto procura fortalecer a colaboração entre Universidades e Empresas para a promoção, desenvolvimento e avaliação efetiva das competências de PCr dos estudantes na transição para um contexto profissional, usando os estágios como uma interface privilegiada de forma a mitigar eventuais lacunas entre as competências dos formandos e as necessidades do mercado de trabalho.

Para atingir o objetivo deste projeto foram definidos os seguintes objetivos específicos:

  1. Desenvolver um conjunto de ferramentas - THINK4JOBS Toolkit - identificando eventuais lacunas existentes no desenvolvimento e implementação da aprendizagem do PCr entre o Ensino Superior (ES) e o local de trabalho, bem como desenhar 10 cenários de aprendizagem baseados no contexto profissional (para cada uma das áreas específicas abordadas pelo consórcio) com recomendações de exploração para aplicação no ES e no mercado de trabalho.

  2. Desenvolver um currículo de formação para docentes do ES e tutores no mercado de trabalho, visando formas de promover, desenvolver, apoiar e avaliar o PCr dos alunos em currículos académicos, bem como sobre como desenvolver currículos mistos usando a plataforma Moodle.

  3. Treinar docentes de Instituições do ES (cerca de 15) e tutores do mercado de trabalho (cerca 15) com o currículo de formação proposto.

  4. Desenvolver 15 currículos de estágio semipresenciais promotores de PCr, através da colaboração Universidade-Empresas, para as áreas profissionais contempladas no consórcio.

  5. Implementar e avaliar os 15 currículos de aprendizagem mista PCr-THINK4JOBS em diferentes áreas disciplinares abrangidas pelo consórcio (Medicina Veterinária, Gestão, Economia, Formação de Professores e  Informática Empresarial) procurando abranger cerca de 150 alunos

  6. Desenvolver um conjunto de diretrizes, nomeadamente um protocolo de como o PCr deve ser transferido em currículos de aprendizagem mista

  7. Divulgar os resultados na comunidade académica pela publicação de um número especial descrevendo como o PCr pode ser transferido do ambiente académico para o mercado de trabalho e como o mercado de trabalho pode contribuir para o ES.

 


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