Expansão inter-regional da Rede Casas do Conhecimento

Cofinanciado por:
Acrónimo | E-CIVITAS
Designação do projeto | Expansão inter-regional da Rede Casas do Conhecimento
Código do projecto | POCI-05-5762-FSE-000170
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Alentejo, Norte

Entidade beneficiária |
  • Universidade do Minho(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 27-06-2018
Data de inicio | 01-09-2018
Data de conclusão | 31-12-2019
Data de prorrogação | 28-08-2022

Custo total elegível | 594328.99 €
Apoio financeiro da União Europeia | FSE - 491131.08 €
Apoio financeiro público nacional/regional |
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 149157.41 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A presente Candidatura ao Programa SAMA 2020– Sistema de Apoio à Modernização Administrativa – tem como objetivo geral a expansão do Projeto RCdC, através da Construção de uma Rede Casas do Conhecimento Inter-regional (NORTE/ ALENTEJO).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO

i) Constituir-se como um fórum de base territorial para a Sociedade da Informação, do Conhecimento e para a Inovação; assumir-se como uma plataforma de convergência de entidades públicas e privadas, capaz de dinamizar ações como colóquios, seminários, conferências, workshops, bem como a promoção, elaboração, edição e divulgação de estudos e publicações;

ii) Incentivar uma cidadania mais participativa, colaborativa e associativa, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação;

iii) Reforçar a cultura científica e tecnológica das populações, privilegiando contextos de experimentação prática;

iv) Contribuir para o incremento das qualificações e das competências técnicas e académicas da população, nos domínios da Ciência e das Tecnologias de Informação e Comunicação;

v) Incrementar a perceção das atividades e dos atores do processo de investigação científico e tecnológico por parte das populações;

vi) Estimular o desenvolvimento de modalidades formativas de ensino-aprendizagem e aprendizagem ao longo da vida, em contextos de e-learning, b-learning e/ou m-learning;

vii) Combate à infoexclusão e às assimetrias no acesso e utilização de meios digitais promovendo, uma distribuição no território mais justa e equitativa dos recursos e das oportunidades;

viii) Contribuir para o reforço das atribuições municipais ao nível da inovação, do empreendedorismo, do desenvolvimento local e regional, da ciência e da tecnologia, nomeadamente através da promoção, dinamização e implementação de projetos tecnológicos, de utilidade pública para as populações e para a região. 

 

As atividades previstas para este projeto estão alinhadas com a estratégia definida para a Rede Casas do Conhecimento (RCdC), cujo desenvolvimento assenta em três vetores de atuação: Consolidação, Dinamização e Expansão.

Assim, foi feito o planeamento do projeto tendo as Atividades sido agregadas com a seguinte estrutura:

1. Sistema de Gestão da RCdC: Análise e conceção do modelo de governação e dos processos de gestão

2. Sistema de Gestão da RCdC: Implementação do Sistema de Gestão da RCdC

3. Sistema de Gestão da RCdC: Monitorização, Análise e Melhoria do Sistema de Gestão da RCdC

4. Plataforma Web de Gestão da RCdC: Análise e conceção da plataforma web de gestão da RCdC

5. Plataforma Web de Gestão da RCdC: Desenvolvimento da plataforma web de gestão da RCdC

6. Plataforma Web de Gestão da RCdC: Implementação da plataforma web da RCdC

7. Plataforma Web de Gestão da RCdC: Suporte tecnológico à plataforma web da RCdC

8. Desenvolvimento de Conteúdos Digitais para a RCdC: Desenvolvimento de Guiões de Atividades

9. Desenvolvimento de Conteúdos Digitais para a RCdC: Produção de Conteúdos para as Atividades e Comunicação da RCdC

10. Promoção e Comunicação Corporativa da RCdC: Desenvolvimento do Plano de comunicação da RCdC.

11. Promoção e Comunicação Corporativa da RCdC: Ações de promoção da RCdC

12. Promoção e Comunicação Corporativa da RCdC: Sistema de Comunicação Videoconferência

13. Promoção e Comunicação Corporativa da RCdC: Implementação da solução de TV Corporativa

14. Gestão e Acompanhamento do Projeto: Coordenação, gestão e acompanhamento do projeto

15. Gestão e Acompanhamento do Projeto: Avaliação da Formação

16. Gestão e Acompanhamento do Projeto: Ações de divulgação e disseminação de resultados

17. a 36. Plano de Formação – E-Civitas: Literacia e Cidadania Digital