Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.

Cofinanciado por:
Acrónimo | MAEE
Designação do projeto | Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.
Código do projecto | PTDC/CED-EDG/30410/2017
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção |

Entidade beneficiária |
  • Universidade do Minho(líder)
  • Universidade Aberta(parceiro)
  • Universidade de Coimbra(parceiro)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 06-07-2018
Data de inicio | 01-10-2018
Data de conclusão | 30-09-2021
Data de prorrogação | 30-09-2022

Custo total elegível | 179442.90 €
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional | República Portuguesa - 179442.90 €
Apoio financeiro atribuído à Universidade de Évora | 11300 €

Resumo

O projeto de investigação ?Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior, em Portugal? (MAEE) surge com a implementação do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas (AEE) do ensino não superior (2017-2021) em Portugal, no contexto da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro. Enquanto objeto de estudo, pretende-se analisar o 3º ciclo de AEE: i) explorando os mecanismos de mudança decorrentes da sua implementação, que se traduzem em impactos relacionados com as dimensões curricular, pedagógica e organizacional das escolas; ii) os mecanismos de mudança que criam efeitos na IGEC, num quadro de políticas nacionais e transnacionais.

O projeto de investigação MAEE surge na continuidade de um projeto nacional sobre a Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (AEEENS), financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e implementado entre 2012 e 2015, cujos resultados apontam para um impacto moderado da AEE nas escolas em Portugal, através de efeitos de legitimação e procedimental, especialmente ligados à autoavaliação e à avaliação externa de aprendizagens. O projeto MAEE pretende atualizar e ampliar o estudo anterior (AEEENS), permitindo um maior foco de estudo nos mecanismos de mudança das práticas nas dimensões curriculares, pedagógica e organizacional das escolas e da Inspeção escolar, após a implementação do 3º ciclo de AEE. A amplitude do projeto MAEE é social e academicamente relevante, sobretudo por considerar a perspetiva privilegiada da Inspeção escolar, e dos stakeholders essenciais às escolas, num contexto de um novo ciclo de AEE, relacionando a Inspeção escolar e a AEE. O estudo de investigação segue as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Portugal [3,4] e de agências internacionais [5].

O projeto de investigação é pertinente ao nível conceptual e metodológico, enquadrando-se no impacto e efeitos das políticas nacionais e transnacionais, nomeadamente nas políticas educativas europeias, sublinhando-se a sua relevância e pertinência social, dado que não existem estudos nacionais sobre o papel da Inspeção escolar na AEE. Além disso, o projeto é relevante porque, centrando-se no 3º ciclo da AEE, permitirá fornecer dados de investigação com vista à melhoria dos processos de decisão política.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos

1) To explore theoretical frameworks on the European and national policies of school accountability, on
school inspection, and on external school evaluation, including its processes affecting school practices; to undertake
empirical studies centered on external and internal school evaluation, school inspection, and perspectives about
school accountability practices. The second objective is divided in two specific objectives: 2.1) To characterize the
impact and effects of the 3rd cycle of external school evaluation on schools and on the school inspectorate, in Portugal,
and 2.2) To provide evidence and examples of the mechanisms by which the 3rd cycle of external school evaluation
promotes changes on schools and on the school inspectorate.

Atividades

  • State of the art
  • Documental analysis
  • National qualitative study - Inspectorate
  • National quantitative study - schools
  • Case Studies
  • Dissemination of results, promotion of knowledge and scientific culture
  • Resultados

    The main results are associated with the production of knowledge on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, accompanying its implementation by the inspectorate. The results presented at the intermediate and final reports allow it to serve as support to political decision, presenting proposals for improvement to the Ministry of Education. The following are therefore relevant results:

    i) theoretical and conceptual production on the inspectorate and the external evaluation of non-higher education schools;

    ii) conduction of nationwide empirical studies on the 3rd cycle of ESE, including documental analysis, conduction of interviews, survey by questionnaire and case studies;

    iii) dissemination of results.

    Attribute Type Value
    id integer 3907