Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco

Cofinanciado por:
Acrónimo | IRONIC
Designação do projeto | Desafios da tinta ferrogálica - História e Conservação de um património cultural em risco
Código do projecto | PTDC/ART-HIS/32327/2017
Objetivo principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Alentejo, Lisboa

Entidade beneficiária |
  • Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas(líder)
  • Universidade de Évora(parceiro)

Data de aprovação | 23-03-2018
Data de inicio | 03-10-2018
Data de conclusão | 02-10-2021
Data de prorrogação | 02-10-2022

Custo total elegível | 239702 €
Apoio financeiro da União Europeia |
Apoio financeiro público nacional/regional | República Portuguesa - 239702 €

Resumo

O projeto multi e interdisciplinar, IRONIC, alia áreas tão distintas como história, cultura escrita, arquivística, ciências da conservação, restauro, química e nano tecnologia. O objectivo deste projeto é desenvolver um kit inovador baseado na nano tecnologia para impedir a ação de corrosão da tinta ferrogálica. Tendo conhecimento que a tinta ferrogálica foi usada na Europa desde o século V e que pode ser encontrada em manuscritos, partituras de música, desenhos, cartas, mapas e documentos oficiais como testamentos, livro de registos, diários, transações comerciais, etc., é imprescindível estudá-la para impedir que haja uma perda contínua do Património Cultural depositado nos arquivos, bibliotecas, museus e coleções privadas. Este projeto permitirá reunir e estudar a informação documental sobre a temática da conservação de arquivos desde o século XIV, data da fundação da Torre do Tombo, instituição que com o tempo daria origem ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). Dar-se-á especial atenção ao Arquivo do Arquivo, principal referência sobre o funcionamento da instituição, assim como a documentação de épocas anteriores, o fundo das Gavetas e o Registo Geral de Mercês com o intuito de identificar critérios nas nomeações do seu pessoal e protocolos de ação no interior do arquivo. Esta documentação será provavelmente a prova da preocupação existente há muito nas sociedades europeias, associada aos processos de formação estatal. Relacionando as teorias do poder com o desenvolvimento da arquivística e da conservação, para entendê-las não como uma questão patrimonial mas sim como demonstração do interesse do Estado em preservar informações consideradas valiosas no espaço burocrático-administrativo. A alteração das tintas usadas em manuscritos datados e selecionados do ANTT irá ser identificada e caracterizada no IRONIC. Juntando essa informação com a obtida nas tintas reproduzidas a partir de receituários históricos, serão criadas amostras padrão imitando as amostras reais, variando alguns parâmetros (por exemplo o traço) e depois envelhecidas artificialmente. Este envelhecimento permitirá entender melhor o problema de corrosão, nas suas diferentes fases, e impedir a degradação. As vantagens alcançadas noutras áreas pela nano tecnologia irão ser aplicadas no Património Cultural. Os polioxometalatos (POMs) usados com fins catalizadores e biomédicos, poderão ser usados como scavengers radicais que, depois de encapsulados com revestimentos poliméricos, impedirão e prevenirão a corrosão das tintas. Consequentemente será também desenvolvido um IRONIC kit, um novo método de intervenção, que será uma ferramenta importante e de referência, acessível à comunidade mundial de conservadores e arquivistas. A combinação única do problema (conservação do Património Cultural) e da solução (materiais nano híbridos anticorrosivos), juntamente com o plano de trabalhos e objectivos bem delineados, significa a possível excelência do IRONIC.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

The scope and primary objective of this project is to develop an innovative nanotechnology-based kit for the treatment at point-of-care of the iron gall ink corrosion process which occurs in a range of different cultural heritage documents ranging from manuscripts, music scores, drawings, letters and maps to official documents such as wills, bookkeeping records, logs and real estate transactions, etc.

The second objective is to gather and study the available information about archival conservation issues since the 14th century, as a proof of a long-term concern for European societies, associated to State formation processes.

 

Actividades:

1. Assembling historical manuscripts stating conservation issues

2. Contextualizing conservation practices: politics and agents of the Archive

3. Identification and selection of manuscripts with iron gall ink corrosion

4. Characterization of the iron gall ink from the manuscripts selected in task 3

5. Iron gall ink production according to written sources

6. Identification and characterization of the corrosion process

7. Synthesis and encapsulation of POM's

8. Treatment method development - proof-of-concept

9. Treatment kit development and validation

10. Publications and dissemination

11. International meeting and exhibition