Aprender e Ensinar na Universidade
Resumo
A qualidade da aprendizagem e o sucesso académico no ensino superior é um aspecto central para as universidades e, em particular, para os estudantes e para os professores. Para além da relevância mais pessoal e institucional o insucesso académico no ensino superior tem também significativo impacto económico para o sistema educativo e em termos do desenvolvimento da sociedade.
A investigação realizada nas últimas quatro décadas sobre a aprendizagem e o ensino na educação superior raramente emparelham os dois processos estudando-os como se fossem entidades separadas. Acresce a este facto a distância que ainda permanece entre os resultados da investigação e a sua aplicação prática.
Assim, com este projecto direcionado para o ensino superior pretendemos construir um programa, denominado provisoriamente de "Programa de Auto- Monitorização da Aprendizagem na Educação Superior". Este programa será um recurso a ser utilizado autonomamente pelos estudantes para monitorizar o seu processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, um referencial para as boas práticas para professores.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos
Pretende-se assim com este projecto estabelecer uma relação directa entre a investigação e a aplicação directa ao contexto, contrastar perspectivas de alunos e professores e produzir recursos alinhados com o desenvolvimento tecnológico. No final pretendemos disponibilizar um recurso atrativo que promova a qualidade da aprendizagem e do ensino e contribua para reduzir o flagelo das elevadas taxas de insucesso academico e abandono.
Atividades
International Network – “Dynamiques Universitaires pour une société de la Connaissance: aspects interculturels”.
Seminars on development of study and learning skills for university students.
Intervention in the development of study and learning skills with university students (SEC-PSI)
Resultados
Para além da publicação de artigos científicos, capítulos de livros, comunicações em congressos nacionais e internacionais, na etapa final de desenvolvimento do projecto pretendemos, também, disponibilizar um recurso atrativo que promova a qualidade da aprendizagem e do ensino em contextos de educação superior.